Reavivados por Sua Palavra


MARCOS 10 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
5 de junho de 2021, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos” (v.45).

Por alguma razão, o evangelho de Marcos é o único que contém todas as predições de Cristo a respeito de Sua morte e ressurreição. E em todas elas Ele falou com bastante clareza. O que impedia os discípulos de não as entender era, provavelmente, a negação em aceitar que seriam separados de seu Mestre. Aquilo era demais para suas mentes ansiosas por grandeza. O percurso de Cristo na Terra, no entanto, tinha um plano sequencial que os discípulos não souberam reconhecer. A vida de Jesus – Seu ministério, morte e ressurreição – pode ser claramente vista no Antigo Testamento.

Mais uma vez podemos vislumbrar Jesus cumprindo as Suas Escrituras, pelo fato de que, assim como Josué liderou Israel na travessia do Jordão para conquistar Jericó, também “Jesus, foi […] para o território da Judeia, além do Jordão” (v.1), e, com Seus discípulos, “foram para Jericó” (v.46). Vocês compreendem a beleza da Palavra de Deus e como a vida de Cristo estava sempre intrinsecamente ligada a ela? Jesus não dava um só passo sem seguir a orientação do Pai. Sua comunicação com o centro de comando do Universo era a oração e Sua bússola, a santa Palavra de Deus. Mas entre o Jordão e Jericó havia obstáculos para Josué (que, por sinal, é o nome hebreu equivalente a Jesus, que significa “Salvador” ou “O Senhor salva”).

Semelhantemente, Jesus teve de lidar com obstáculos: com mais um grupo de fariseus e suas armadilhas verbais, com a insensibilidade dos discípulos em tentar impedir que Ele abençoasse as crianças, com o questionamento de um jovem de coração dividido e com o pedido sem cabimento de Tiago e João. Mas assim como o povo de Israel gritou e “ruíram as muralhas” de Jericó (Js.6:20), o grito insistente de Bartimeu também resultou em um milagre. E sabem o que é mais lindo nisso tudo? É que o nosso Deus Se preocupa com o nosso casamento (v.7-8), com as crianças (v.14), com os jovens (v.21), com os ricos (v.27), com os ambiciosos (v.37) e com os pobres (v.46). Ou seja, Jesus Se preocupa com todos e tem palavras de apreço e de orientação para todos nós.

A uns Jesus responde com outra pergunta reflexiva (v.3). A outros, simplesmente chama para perto de Si tomando-os nos braços (v.16). Outros, Ele olha com amor, mesmo sabendo que será rejeitado (v.21). Outros ainda, Ele gentilmente chama “para perto de Si” (v.42) a fim de protegê-los do que eles próprios buscaram. E aqueles que, mesmo aparentemente ignorados por um tempo, são chamados por Ele (v.49). Sabem, amados, cada relato escrito da vida de Jesus também tem o objetivo de alcançar a minha e a sua vida. No capítulo de hoje Jesus nos diz que Ele deseja fazer parte da nossa história, da nossa vida. Ele nos diz que a nossa travessia está chegando ao fim e logo entraremos na terra prometida.

É só um pouco mais, e não seguiremos “Jesus estrada fora” (v.52) somente, mas “estaremos para sempre com o Senhor” (1Ts.4:17). Eu creio nisso! Você crê? Então, com um só coração e espírito, vigiemos e oremos!

Feliz sábado, aqueles que recebem “o reino de Deus como uma criança” (v.15)!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Marcos10 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: