Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://pesquisa.biblia.com.br/pt-BR/NVI/ob
Mesmo sendo o irmão mais velho, Esaú era menor do que seu irmão mais famoso, Jacó. Esaú também foi chamado de Edom, o pai dos edomitas. Jacó recebeu as bênçãos de seu pai Isaque e se tornou o pai dos israelitas. O complexo de inferioridade de Edom continuou por muito tempo. Como resultado, os edomitas invejaram e odiaram sua nação “irmã”, Israel.
Quando os babilônios atacaram Jerusalém, os edomitas viram a oportunidade de finalmente acabar com seu inimigo histórico. Obadias 1: 10-16 mostra exemplos de como eles fizeram isso: eles se alegraram quando Jerusalém caiu, eles se juntaram aos babilônios em seus ataques contra Jerusalém, eles isolaram aqueles que tentaram escapar e entregaram os sobreviventes aos babilônios. Eles zombaram dos israelitas que estavam em perigo.
Por que eles fizeram isso? Eles provavelmente estavam convencidos de que não havia mais esperança para Israel e que Deus havia acabado com eles.
Você se alegra com a desgraça dos outros? Você retribui o bem com o mal e fica surpreso que o mal nunca tenha saído de sua casa? (Pv 17:13). Ou você pode estar na posição de Israel hoje, se perguntando onde Deus está em seu infortúnio. Ele está perto. No final, Deus puniu os edomitas por seus pecados e restaurou Israel (Ob. 1:21).
Moses Njuguna
Pastor, Allegheny Conferência Leste, EUA
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/?id=1135
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli/Luis Uehara
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário