Reavivados por Sua Palavra


LEVÍTICO 14 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
24 de janeiro de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

1399 palavras

2 lei do leproso. Como o leproso era excluído não apenas do santuário, mas também do acampamento, havia duas cerimônias incluídas na restauração. A primeira o reabilitava a entrar no acampamento e se associar com seus irmãos. A segunda, uma semana mais tarde, era feita no pátio do tabernáculo e o reintegrava plenamente à irmandade, com todos os privilégios do relacionamento do concerto. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 829.

purificação. Ser purificado significava começar a vida de novo, uma figura do novo nascimento no Espírito Santo. Bíblia Shedd.

3-8 O primeiro estágio da purificação acontecia fora do acampamento. O homem tomava um banho e lavava as suas roupas e, então, se barbeava. Eram, então, tomadas duas aves. O sangue de uma delas era usado para purificar o homem. A morte dessa primeira ave sugeria o fim da vida antiga do homem fora do acampamento; o vôo para a liberdade da outra ave retratava a libertação dos efeitos da enfermidade. então o homem poderia entrar novamente no acampamento. Bíblia de Genebra.

3 O leproso não podia curar a si mesmo, nem se pronunciar limpo; nem tinha condições de ir procurar o ministro de Deus: o sacerdote é que tinha de ir ao seu encontro, fora do arraial. Bíblia Shedd.

duas aves vivas e limpas. Comparar com o par de bodes na cerimônia do Dia da Expiação, um dos quais era morto e o outros mantido vivo (Lv 16). Andrews Study Bible.

Não domesticadas, diz o Talmude. Possivelmente porque uma ave doméstica não fugiria como pedia o simbolismo (v. 7). CBASD, vol. 1, p. 829.

que uma das aves seja morta. Doenças e pecado simbolizavam o pecado e tornavam a pessoa cerimonialmente impura. A purificação preceituada incluía sacrifícios bem como lavagens. Bíblia de Estudo NVI Vida.

águas correntes. Literalmente “água viva”, que era apropriada para um ritual que pretendia remover associação com a morte (comparar com 15:13; Nm 19:17). Andrews Study Bible.

A frase dá ideia de uma nascente ou de um córrego, cf Jo 4.10; 7.38. Bíblia Shedd.

pau de cedroestofo carmesim… hissopo. Não há informação a respeito do significado a respeito do significado do pau de cedro, do hissopo e do estofo carmesim. Talvez, o fragrante [perfumado] pau de cedro sugerisse o incenso perfumado usado no santuário. O hissopo é símbolo de purificação (Sl 51:7). O estofo carmesim era uma faixa estreita de lã tingida e dobrada para amarrar o hissopo ao cedro, já que ambos eram mergulhados no sangue. CBASD, vol. 1, p. 829. [Pessoalmente, e com base apenas em intuição pessoal, esses elementos (+ o sangue) me lembram elementos da crucificação de Jesus (Jeferson)].

soltará a ave viva. Para levar embora a impureza (comparar com 16:21-22). Andrews Study Bible.

A cerimônia era uma bela representação do que Deus fizera e ainda faria pelo leproso. Um pássaro selvagem era morto e o outro, mergulhado no sangue do primeiro, era libertado. De fato, o leproso estivera ás portas da morte, mas havia sido curado e o milagre da cura relacionava-se à água e ao sangue. Havia apenas um sinal de sangue, uma gota ou duas, mas depois de receber a aspersão, ele era declarado limpo. O sacrifício real ainda não havia sido feito, a pessoa ainda não havia chegado ao altar. O sangue do pássaro selvagem não tinha virtude purificadora, mas no devido tempo, o sacerdote tomaria um cordeiro e o oferecia em holocausto. CBASD, vol. 1, p. 829.

8 Os levitas eram purificados de modo semelhante (ver Nm 8.7). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Após os rituais do primeiro dia, a pessoas estava pura o suficiente, naquele estágio, e poderia entrar no acampamento, mas não totalmente restaurado para entrar em sua tenda. Estágios adicionais se seguiam no sétimo e no oitavo dias (vs. 9-20). Ao requerer estágios de purificação, Deus mostrou de quão longe Ele trouxera uma pessoas de volta á harmonia com Sua santidade. Comparar com Mc 8:22-25; onde Jesus curou um cego em estágios. Andrews Study Bible.

9-20 No segundo estágio de purificação, o israelita era levado de volta à plena comunhão com Deus. As cerimônias assemelhavam-se à consagração de um sacerdote (cap. 8). O  israelita era molhado com sangue e ungido com azeite, ligando-se ao altar, o símbolo da presença de Deus. Uma variação desse procedimento de restauração estava prescrito para os pobres nos vs. 21-31. Bíblia de Genebra.

10  No oitavo dia. Uma semana após a primeira cerimônia, fora do acampamento (v. 3-8), o leproso se dirigia à porta do tabernáculo, para os ritos finais. CBASD, vol. 1, p. 829.

três dízimas de um efa Equivalente a 6,6 litros, o efa sendo de 22 litros. O  sextário era uma medida para líquidos, de 0,3 litros. Bíblia Shedd.

12 Este é o único caso de uma vítima inteira ser movida perante o Senhor. Bíblia Shedd.

14 a ponta da orelha direita. Esta parte do ritual era semelhante à da consagração do sacerdote e talvez tivesse o mesmo significado (Lv 8:23). CBASD, vol. 1, p. 830.

15-18 O sacerdote tinha que colocar uma parte do sextário de óleo na palma da sua mão esquerda, uma cerimônia que pertence somente a esta purificação dos leprosos. … Só estes recebiam, além do sangue que, especialmente, indica a reconciliação, o óleo que simboliza o poder tão necessário para ter uma vida de saúde recuperada. Bíblia Shedd.

19 As três qualidades de ofertas para os leprosos eram: 1) a oferta pela culpa, 13; 2) a oferta pelo pecado, 19; 3) o holocausto, 19, com a oferta de manjares, 20. … Com isso, o homem era restaurado ao seu estado legal de pureza e de comunhão com Deus e com os homens. Bíblia Shedd.

21-32 As cerimônias elaboradas e o exames cuidadosos revelam que a pureza é importantíssima, e que não se obtém só por querer, Rm 9.16. A chave das cerimônias é o cordeiro da oferta pela culpa: 1) Foi morto para pagar a culpa; 2) Foi oferecido no lugar da oferta pelo pecado e do holocausto, vinculando estes três sacrifícios, v.13; 3) Foi oferecido no lugar santo (Cristo levou Seu sacrifício até o Santuário eterno, entrando no céu, Hb 9.24-25); 4) Esta oferta pertencia ao sacerdote, assim como a oferta de Cristo é para alimentar o povo de Deus, o sacerdócio real, 1 Pe 2.9; 5) Esta oferta era santíssima, para um povo santo, do tipo que se descreve em 1Pe. Bíblia Shedd.

21 Se for pobre. A pessoa pobre podia oferecer dois pombinhos ou duas rolinhas no lugar dos dois cordeiros exigidos para a oferta pelo pecado. No entanto, não havia substituição para o cordeiro pela oferta pela culpa. CBASD, vol. 1, p. 830.

34 Eu enviar a praga. Deste versículo alguém podia concluir que Deus é a fonte imediata de toda a lepra; precisa-se, porém, ter em mente as seguintes considerações: 1) A Bíblia descreve aquilo que Deus permite dentro da Sua Providência, como “ato de Deus”, Êx 15.26; Dt 7.15; 1 Sm 2.6; Pv 3.33; Is 45.7; 2) Há certos casos onde se vê o homem colhendo os resultados daquilo que semeou, Gl 6.7-8; 3) Em outros casos, não há um elo imediato com algum pecado específico, Jo 9.1-3. Bíblia Shedd.

Isso pode ou não implicar um ato direto de Deus. NA Bíblia, essas expressões ocorrem de modo a não haver referência clara a um ato de Deus. Por exemplo, Deus alimenta as aves (Lc 12:24). Quando uma praga atinge uma casa, pode ser um ato direto dEle ou pode ser resultado da falha humana por não construi-la de modo sábio. CBASD, vol. 1, p. 830, 831.

41 Hoje sabemos que muitas doenças são devidas a bactérias que se multiplicam rapidamente sob condições favoráveis de escuridão e de umidade. Antes de os homens saberem disso, Deus já tinha providenciado leis higiênicas que preservariam os obedientes destas pragas. Bíblia Shedd.

45 A casa profanada pelo mofo, míldio ou fungo seria lugar profanado para alguém morar, de modo que medidas drásticas teriam de ser tomadas. Bíblia de Estudo NVI Vida.

48 Esse segundo exame era feito para verificar a eficácia da cura. Bíblia Shedd.

54-57 Deus disse aos israelitas como diagnosticar doenças de pele infecciosas e míldio [bolor], de tal forma que eles pudessem adequadamente evitá-los e tratá-los. Essas leis foram dadas para saúde e proteção do povo. Elas ajudavam os israelitas a evitar doenças que eram sérias ameaças naquele tempo e lugar. Apesar deles não entenderem as razões médicas para algumas dessas leis, sua obediência a elas os fariam mais saudáveis. Muitas das leis de Deus podiam parecer estranhas aos israelitas. Essas leis, contudo, os ajudavam a evitar não somente contaminação física, mas também contaminação moral e espiritual. A Palavra de Deus provê um padrão para um viver físico, espiritual e mortal saudáveis. Podemos não entender sempre a sabedoria das leis de Deus, mas se as obedecermos, nós iremos prosperar. Life Application Study Bible.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: