Reavivados por Sua Palavra


ÊXODO 35 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
5 de janeiro de 2019, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Os filhos de Israel trouxeram oferta voluntária ao Senhor, a saber, todo homem e mulher cujo coração os dispôs para trazerem uma oferta para toda a obra que o Senhor tinha ordenado se fizesse por intermédio de Moisés” (v.29).


Antes de proferir o Decálogo no monte Sinai, Deus orientou o Seu povo acerca da observância do sábado como um santo dia de descanso (Êx.16:29). Antes de dar as instruções sobre a construção do santuário, novamente enfatizou o descanso semanal sabático (Êx.23:12-13). Antes que Moisés descesse do monte, replicou: “Certamente, guardareis os Meus sábados”, e o instituiu como um sinal entre Ele e Seu povo (Êx.31:13). E, antes de iniciarem os preparativos para a construção do santuário, mais uma vez enfatizou a observância do “sábado do repouso solene ao Senhor” (v.2). Inquestionavelmente, Deus estabeleceu este dia como o porto seguro do viajante cansado e lembrança indelével de Sua criação.

A fidelidade quanto ao descanso do sétimo dia promoveria nos filhos de Israel a verdadeira adoração e confiança na provisão divina. O maná diário e a porção dobrada ao sexto dia era uma constante prova do cuidado do Senhor para com o Seu povo e despertava-lhe gratidão e espírito voluntário. Quando Moisés lhes transmitiu “a palavra que o Senhor ordenou” quanto às ofertas voluntárias, prontamente, “veio todo homem cujo coração o moveu e cujo espírito o impeliu e trouxe a oferta ao Senhor para a obra da tenda da congregação, e para todo o seu serviço, e para as vestes sagradas. Vieram homens e mulheres, todos dispostos de coração” (v.21-22). A introdução acerca do sábado em cada momento importante na jornada de Israel era uma lição de fidelidade e a oportunidade de fortalecer a identidade de um povo separado “de todos os povos da terra” (Êx.33:16).

Bezalel foi eleito pelo Senhor para liderar a obra da construção do santuário, “e o Espírito de Deus o encheu de habilidade, inteligência e conhecimento em todo artifício… e para toda sorte de lavores” (v.31 e 33). “Também lhe dispôs o coração para ensinar a outrem, a ele e a Aoliabe” (v.34). Aos dois cumpria não somente realizar a obra que lhes fora designada, mas também instruir a outros no mesmo ofício. A operação matemática das bênçãos de Deus sempre será a da multiplicação. O Seu desejo não era que Israel estabelecesse um reino de portas fechadas, mas que sua fama corresse o mundo, de forma que todos pudessem declarar: “Certamente, este grande povo é gente sábia e inteligente” (Dt.4:6). Assim como precisamos das leis de trânsito para termos o mínimo de segurança nas estradas, quanto mais necessitamos das leis do Senhor para nos assegurar a vida.

Há um mundo perecendo porque lhe falta o conhecimento de Deus. Quando nos dispomos a, pela graça de Deus, andar em novidade de vida buscando ser fiéis aos Seus mandamentos, o Espírito Santo nos reveste com as vestes da justiça de Cristo e faz de nós obreiros habilidosos e multiplicadores de esperança. Somente quando entendemos que o sábado não é apenas um dia, mas a única obra da criação que o pecado não conseguiu destruir, nosso coração se enche de gratidão por ainda podermos desfrutar deste sagrado privilégio, adorando “Aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas” (Ap.14:7). O sábado é um tempo de encontro semanal entre a criatura e o Criador e um tempo oportuno de ensinar a outros sobre a verdade que um dia nos libertou.

Abandone os preconceitos com relação a este mandamento que é tão importante e válido quanto os demais (Tg.2:10), e, com humildade e sincero desejo de descobrir a verdade sobre o sábado, continue buscando na Palavra do Senhor as respostas às suas inquietações. Que o “Senhor do sábado” (Mt.12:8) te abençoe e te santifique neste dia e te conceda um coração transbordante de gratidão!

Feliz sábado, homens e mulheres de coração voluntário!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Êxodo35 #RPSP

Comentários em áudio:
https://www.youtube.com/user/nanayuri100
https://www.youtube.com/channel/UCzzqtmGdF4UqBopc6CRiqLA


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: