Reavivados por Sua Palavra


Jó 03 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
28 de março de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Porque já agora repousaria tranquilo; dormiria, e, então, haveria para mim descanso” (v.13).

Findo os sete dias, Jó resolveu quebrar o silêncio e se manifestar. Suas palavras, porém, não pareciam ser dirigidas a seus amigos, mas a Deus. Expressando toda a sua angústia e agonia, Jó “amaldiçoou o seu dia natalício” (v.1). Em nenhum momento ele amaldiçoou a Deus ou a Ele atribuiu a culpa por seu sofrimento. Mas em uma atitude de desespero, questionou a sua existência, e, ao mesmo tempo, revelou o seu conhecimento libertador sobre o estado do homem na morte.

Mesmo sem entender o porquê de tanto sofrimento, Jó mantinha firme a sua fé. Isso não o impedia de colocar diante de Deus os seus questionamentos e de abrir-Lhe o coração. Muitos há que pensam ser ofensivo a Deus questioná-Lo ou levar a Ele as suas aflições. Pelo contrário, os ouvidos do Senhor não estão fechados para ouvir as lamentações dos Seus filhos. Tão somente não podemos permitir que o lamento nos torne pessoas amargas e descrentes.

Enquanto estivermos neste mundo hostil, a tristeza terá o seu lugar e muitas situações ficarão sem resposta, mas se o nosso amor por Deus for devidamente alimentado através de uma vida diária de comunhão com Ele, como Paulo, diremos: “como se estivéssemos morrendo e, contudo, eis que vivemos; como castigados, porém não mortos; entristecidos, mas sempre alegres” (2Co.6:9 e 10). Jó podia não compreender o motivo de seu infortúnio, mas tinha certeza de que nem a morte poderia separá-lo do amor de Deus, mas era somente um descanso até que seu Redentor viesse para despertá-lo (Jó 19:25).

As Escrituras revelam de forma muito clara a verdade sobre a morte. Em toda a Bíblia, a morte é comparada ao sono. As palavras de Jó: “repousaria tranquilo”, “dormiria”, “haveria para mim descanso”, “ali, repousam os cansados”, “os presos juntamente repousam”, confirmam essa verdade. Salomão escreveu: “mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento” (Ec.9:5). Com relação à morte de Lázaro, Jesus declarou: “Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo” (Jo.11:11).

A esperança de Jó era que descesse ao pó na certeza do futuro reencontro com Deus. Isso prova que as verdades da Palavra de Deus sempre existiram no coração dos fiéis adoradores. Que os princípios da Bíblia sempre existiram e são imutáveis. Pois “seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a Palavra de nosso Deus permanece eternamente” (Is.40:8). Foi confiante nisso que Jó não temeu a morte, e Paulo assegurou a nossa grande esperança: “nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (1Co.15:51 e 52).

“Aflições, cruzes, tentações, adversidades e nossas várias provações são os agentes divinos para nos purificar, santificar e nos preparar para o celeiro celestial” (Testemunhos Para a Igreja, v.3, CPB, p.99). A sua vida está atribulada? Não tenha medo de abrir o seu coração a Deus. Jesus está preparando na Casa do Pai uma morada especial para você. Ele prometeu (Leia Jo.14:1-3)! O Senhor que não mente, voltará, e nos levará para morar com Ele, porque Ele venceu a morte e, dentro em breve, “a [nossa] tristeza se converterá em alegria” (Jo.16:20). Vigiemos e oremos!

Bom dia, fiéis adoradores do Deus vivo!

Rosana Garcia Barros

#Jó3 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: