Reavivados por Sua Palavra


Ester 08 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
23 de março de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Então, Mordecai saiu da presença do rei com veste real azul-celeste e branco, como também com grande coroa de ouro e manto de linho fino e púrpura; e a cidade de Susã exultou e se alegrou” (v.15).

Em atitude de humilhação, “e com lágrimas” (v.3), Ester se lançou aos pés do rei a clamar pela vida de seu povo. Pela segunda vez ela colocou a sua própria vida em risco e pela segunda vez, Assuero lhe estendeu “o cetro de ouro” (v.4). O seu pedido de que fosse revogado “os decretos concebidos por Hamã […], os quais ele escreveu para aniquilar os judeus” (v.5), não pôde ser atendido, visto a força normativa da lei persa, “porque os decretos feitos em nome do rei e que com o seu anel se selam não se podem revogar” (v.8).

Mas o desejo de sua amada rainha não ficaria sem resposta. Um novo decreto foi autorizado por Assuero e ditado por Mordecai, de que os judeus tinham a autorização legítima de se defender dos inimigos que se levantassem contra eles. Foi um tempo de angustiante expectativa, mas a figura de Mordecai vestido como um rei, encheu o coração do povo de alegria e esperança, “e muitos, dos povos da terra, se fizeram judeus, porque o temor dos judeus tinha caído sobre eles” (v.17).

Através da visão espiritual de Ester e Mordecai, todo o povo e até estrangeiros foram beneficiados; duas pessoas que creram no poder de um Deus que “remove reis e estabelece reis”, que “dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes” (Dn.2:21). Após setenta anos do cativeiro de Seu povo, o Senhor provou que, mesmo em face de uma cultura pagã e idólatra, Ele conserva em integridade aqueles que O temem e O invocam. A influência de Ester e Mordecai mostrou sua eficácia e alcance através da reação dos judeus e de todos os estrangeiros alcançados pela alegria que só o Senhor pode dar, a força de que necessitavam para enfrentar o temido dia.

Amados, Jesus publicou com Seu próprio sangue o edito que nos garante a vida eterna e o selou com Sua graça. Nele, podemos encontrar a força e o poder de que necessitamos para afugentar o inimigo. Como em cavalo veloz, o Senhor, “incontinenti” (v.14), proclama a Sua última mensagem de advertência e salvação a um mundo que perece; “e Ele saiu vencendo para vencer” (Ap.6:2). É tempo de clamor e de entrega. É tempo de estarmos preparados “para aquele dia” (v.13), e assim sermos testemunhas de Jesus, para que “muitos, dos povos da Terra” (v.17) se tornem verdadeiros adoradores por causa do temor do Senhor visto em nossa vida.

Dentro em breve, como aqueles judeus, seremos perseguidos por causa da Lei do Senhor. Mas o mesmo cuidado e alegria do passado nos é prometido no futuro. E a todos quantos se encontram na Babilônia deste mundo, ainda lhes resta um convite: “Retirai-vos dela, povo Meu” (Ap.18:4), e também uma linda promessa: “Aos estrangeiros que se chegam ao Senhor, para O servirem e para amarem o nome do Senhor, sendo deste modo servos Seus, sim, todos os que guardam o sábado, não o profanando, e abraçam a Minha aliança, também os levarei ao Meu santo monte e os alegrarei na Minha Casa de Oração […]. Assim diz o Senhor Deus, que congrega os dispersos de Israel: Ainda congregarei outros aos que já se acham reunidos” (Is.56:6-8).

“Ouvi isto, vós, todos os povos!” (2Cr.18:27). E celebremos juntos a vitória em Cristo que, na cruz do Calvário, nos garantiu “felicidade, alegria, regozijo e honra” (v.16) eternos! Vigiemos e oremos!

Bom dia, vitoriosos em Cristo!

Rosana Garcia Barros

#Ester8 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: