Filed under: Sem categoria
“[…] Se Mordecai, perante o qual já começaste a cair, é da descendência dos judeus, não prevalecerás contra ele; antes, certamente, cairás diante dele” (v.13).
Lembram de como terminou o capítulo de ontem? Zeres e os amigos de Hamã o aconselharam a construir uma forca para que, pela manhã, Mordecai fosse enforcado nela. Aparentemente, mais uma situação sem saída. Ester nem estava sabendo desta nova trama e só tomaria conhecimento quando já fosse tarde demais. Mas aos Seus amados, Deus provê Seus cuidados “enquanto dormem” (Sl.127:2). “Naquela noite, o rei não pôde dormir, então, mandou trazer o Livro dos Feitos Memoráveis, e nele se leu diante do rei” (v.1). Em uma espécie de leitura de ninar, Assuero tentava adormecer quando algo que estava ali lhe despertou a atenção: Mordecai, que denunciou uma trama contra a vida do rei, não havia sido honrado como deveria; pelo contrário, “nada lhe foi conferido” (v.3).
Provavelmente, ainda fosse madrugada quando o rei procurou sanar a sua ingratidão. E quem já estava no pátio à espera do rei? Hamã. O seu ódio por Mordecai era tão grande que ele madrugou para ser o primeiro a falar com o rei e lhe pedir a ordem de enforcamento. Qual não foi a sua surpresa, ao invés de solicitar permissão para falar com Assuero, o rei mesmo o chamou. Imagino o seu coração exultante e pensando que só poderia ser a confirmação de que mais uma vez os seus planos seriam satisfeitos. Hamã não via a hora de ver o alvo de sua ira sendo condenado e morto. Aos seus olhos, tudo estava conspirando a seu favor. Mal sabia que seus planos malignos estavam prestes a se voltar contra ele mesmo.
Ao ouvir que o rei desejava honrar a alguém, pensou: “Ora, quem mais o rei honraria, senão a mim?” (v.6). Cheio de orgulho próprio deu início a uma lista de tudo o que desejava receber para si mesmo. Mas, ó, que tremenda foi sua queda! Rapidamente, Hamã caiu da terra da ilusão e sentiu-se como esmigalhado ao saber que tudo aquilo seria feito ao homem a quem odiava. Ele foi obrigado a honrar seu inimigo e conduzi-lo pela praça principal da cidade gritando em alto e bom som: “Assim se faz ao homem a quem o rei deseja honrar” (v.11). Ao terminar a sua sessão de tortura, Hamã saiu correndo para casa para despejar a sua raiva e terrível frustração; e aquelas mesmas pessoas que sugeriram a morte de Mordecai, perceberam que não estavam lidando com qualquer homem, mas com um homem que pertencia à nação “cujo Deus é o Senhor” (Sl.33:12).
Amados, ninguém pode prevalecer contra aquele que teme ao Senhor. Ninguém planeja o mal contra os filhos de Deus sem que Deus já tenha anteriormente traçado planos de vitória para os Seus. Existem situações em que, por Seu Espírito, Ele nos revela e nos dá sabedoria para sabermos como sair ilesos. Mas também existem aquelas que nós nem fazemos ideia, assim como Mordecai não tinha a mínima noção do porquê estava sendo homenageado somente naquele dia, depois de tanto tempo do ocorrido. Pois “o Senhor guarda a todos os que O amam; porém os ímpios serão exterminados” (Sl.145:20).
Existem momentos em que Deus nos mostra, através das circunstâncias, que existem pessoas que não querem o nosso bem e que até, de uma forma muito sutil, desejam e planejam o nosso mal. Como escapar, então, de situações como essas? Lembremos da atitude de Ester e do povo: eles se uniram em oração. Em primeiro lugar, busquemos ao Senhor, e pela força de Seu poder Ele nos dará livramento na hora certa, quer seja sem nem ao menos notarmos, ou por ações motivadas pelo Espírito Santo, porque “Perto está o Senhor de todos os que O invocam, de todos os que O invocam em verdade” (Sl.145:18).
Se você se curvar diante de Deus, certamente, como Mordecai, permanecerá em pé diante dos homens. O relacionamento pessoal com Deus nos eleva à atmosfera pura e santa de Seu caráter, e nos prepara para agirmos ou simplesmente ficarmos parados, sabendo que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm.8:28). É por isso que Satanás é inimigo de nosso relacionamento com Deus e faz de tudo para simplesmente vivermos iludidos em uma religião superficial. Precisamos orar, descansar e confiar no Senhor; pois “se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm.8:31). Vigiemos e oremos!
Bom dia, amados do Senhor!
Rosana Garcia Barros
#Ester6 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário