Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/et/5
Que tipo de pessoa espera que os outros exibam servidão bajuladora? Alguém como Hamã, que sofria de um caso grave de grandiosidade.
Enquanto Ester lutava para salvar vidas, Hamã planejava tirar uma vida. Quando Mordecai não lhe demonstrou subserviência, Hamã sentiu-se diminuído e ficou furioso. A pretensão sempre exige tratamento preferencial, um reconhecimento da singularidade de alguém.
Todos nós temos um pouco de Hamã em nós. Desejamos ser apreciados e valorizados. Parte disso é normal; palavras gentis e afirmações são boas para o coração. Mas quando atacamos com raiva se criticados, se menosprezamos os outros como inferiores, sem nossa visão superior, se exageramos nossas habilidades e nos vangloriamos de nossas realizações, se nos sentimos merecedores de tratamento especial, então nos tornamos como Hamã. Pior ainda, nos tornamos como o diabo, que achava que merecia um reconhecimento especial.
Quando vivemos grandiosamente, os relacionamentos sofrem. Somos incapazes de ouvir qualquer coisa que contradiga nossa visão de nós mesmos. Se somos maltratados ou não reconhecidos, ficamos furiosos ou descemos ao mais sombrio desespero, enraizados na insegurança interior.
Senhor, cura nossa pretensão. Ajude-nos a nos enxergar e aos outros apenas através de Seus olhos.
Lori Engel
Capelã, Eugene, Oregon EUA
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/est/5
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário