Filed under: Sem categoria
“O rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e ela alcançou perante ele favor e benevolência mais do que todas as virgens; o rei pôs-lhe na cabeça a coroa real e a fez rainha em lugar de Vasti” (v.17).
Passado algum tempo, a ira de Assuero deu lugar à saudade. Lembrando-se de Vasti, os sentimentos do rei logo foram interceptados por uma proposta feita pelos jovens “que lhe serviam” (v.2). Comissários foram enviados a “todas as províncias do reino” a fim de reunir “todas as moças virgens, de boa aparência e formosura” (v.3). A moça que mais agradasse ao rei, seria coroada no lugar de Vasti. Com a anuência de Assuero, muitas moças foram levadas para a “casa das mulheres” (v.3), e “levaram também Ester à casa do rei” (v.8).
Criada por Mordecai, seu primo, Hadassa recebeu uma elevada educação. Não era apenas “jovem bela, de boa aparência e formosura” (v.7), mas seu delicado trato e semblante gentil fazia com que alcançasse “favor de todos quantos a viam” (v.15). O significado de seu nome persa, Ester, apontava para o brilho inconfundível de uma fiel adoradora de Deus. Uma “estrela” que por não chamar atenção para si, irradiava a beleza da humildade, o que imediatamente conquistou o favor de Hegai, que “a fez passar com as suas jovens para os melhores aposentos da casa das mulheres” (v.9).
Mesmo que não mais devesse obediência a Mordecai, Ester manteve sigilo quanto à sua origem, “como Mordecai lhe ordenara; porque Ester cumpria o mandado de Mordecai como quando a criava” (v.20). Cumprido o tempo determinado e levando consigo nada “além do que disse Hegai” (v.15), Ester foi conduzida à presença do rei. Assuero logo identificou a fragrância de uma mulher especial. Havia algo além da beleza exterior. Deus tinha um propósito para a eleição de Ester e Ele honrou a sua fidelidade e entrega voluntária. Ela foi usada primeira vez, juntamente com Mordecai, para salvar a vida do rei (v.22), e, mais tarde, seria instrumento para salvar o seu povo também.
Existe um propósito especial para a vida de cada um de nós. O Espírito Santo deseja nos ungir para as mais variadas tarefas e nos moldar para um mesmo objetivo: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1Co.10:31). O nosso período de vida consiste nos dias de nosso embelezamento (v.12) espiritual. Nosso caráter é aperfeiçoado para que, naquele Grande Dia, possamos comparecer à presença do “Rei dos reis e Senhor dos senhores” (Ap.19:16). Se como Ester, permanecermos fiéis, permitindo “o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo” (Tt.3:5), Jesus nos dará “a coroa da vida” (Ap.2:10).
Que a nossa vida revele ao mundo o brilho da salvação em Cristo Jesus! “Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente” (Dn.12:3). Vigiemos e oremos!
Bom dia da preparação, luz do mundo!
Rosana Garcia Barros
#Ester2 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário