Reavivados por Sua Palavra


Neemias 01 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
3 de março de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

“E disse: ah! Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com aqueles que Te amam e guardam os Teus mandamentos” (v.5).

Neemias ocupava uma posição de confiança no reino persa. Sua presença era cativante e agradável, além de demonstrar um sincero interesse pelo bem-estar dos outros. Sendo um zeloso guardador da Lei de Deus, sua vida era radiante e nunca entrava na presença do rei sem que isso lhe transparecesse na face. A alegria do Senhor era a sua força. Mas as notícias trazidas de Jerusalém lhe abateram o espírito: “Os restantes […] estão em grande miséria e desprezo; os muros de Jerusalém estão derribados, e as suas portas, queimadas” (v.3).

Neemias não considerou ser a sua posição uma desculpa para permanecer no conforto. Seu coração estremeceu frente à ignomínia daquela que já havia sido a capital de Deus na Terra. Ele sentiu o peso dos pecados de Israel, e como a nação eleita provocou a própria ruína. A sua consagração pessoal através do jejum e da oração o estava preparando para liderar uma importante missão. Sua humildade em incluir-se como culpado, “pois eu e a casa de meu pai temos pecado” (v.6), revela um caráter verdadeiramente provado no fogo que purifica.

Assentado e chorando, suas palavras traduziam a sua profunda angústia. Primeiro, ele exaltou a fidelidade de Deus, então, prosseguiu com uma súplica intercessora, confessou seus pecados e do povo, destacou o desejo do Senhor em restaurar a sorte de Seus filhos e encerrou com uma petição em favor dos que temem a Deus, e em favor dele mesmo a fim de que alcançasse o favor do rei. Em sua oração, a desobediência é citada como o principal fator destrutivo. Em não guardar os mandamentos de Deus, os Seus estatutos e os Seus juízos, a nação foi perdendo a sua identidade até os filhos de Israel acabarem espalhados “por entre os povos” (v.8), como quem não tem cidadania.

Amados, nunca houve tempo mais solene em que, como povo de Deus, deveríamos estar “jejuando e orando perante o Deus dos céus” (v.4). Mediante a crise iminente que já começa a se avolumar em suas obras, nosso coração deve estar tão submisso a Deus e tão ligado ao dos nossos semelhantes, que não cessemos de vigiar e orar até que todos estejamos na segurança de nossa pátria eterna. O Senhor está reunindo os Seus escolhidos de todas as nações da Terra e cumprirá fielmente a Sua promessa: “de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o Meu nome” (v.9).

“Os restantes” (v.3) representavam uma pequena porção do povo que aceitou o convite de Deus para regressar à terra de seus pais. Nos últimos dias, “os restantes” da descendência da igreja de Cristo, são “os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus” (Ap.12:17). Não somos salvos por obedecer aos mandamentos de Deus, mas por amor ao Deus que nos salvou, obedecemos. Fiados na salvação pela graça de Cristo, resgatados por Seu grande poder e mão poderosa, oremos neste oportuno momento:

“Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os Teus ouvidos à oração do(a) Teu(Tua) servo(a) e à dos Teus servos que se agradam de temer o Teu nome” (v.11). Vigiemos e oremos!

Bom dia da preparação, servos do Deus Altíssimo!

Dez Dias de Oração (9° dia): Oremos: Pelo desapego às coisas deste mundo e por mais comunhão com Deus; por nossos cinco amigos de oração.

Rosana Garcia Barros

#Neemias1 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: