Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/ex/32
O bezerro de ouro poderia ter representado diversas divindades egípcias. O touro Ápis era adorado em Memphis como Ptah, o deus da vida. Hathor, a deusa vaca, era adorada em Tebas como deusa da maternidade, beleza, amor e alegria. Em Êxodo 32:6, as pessoas “comeram e beberam e se entregaram à farra.” o que tinha claras conotações sexuais e pode ser equiparado a Hathor. Arão, seu líder espiritual, cedeu aos seus pedidos e, para justificar a adoração, anunciou uma “festa ao Senhor”.
Essa adoração mista levou Deus a renegar os hebreus ao se referir a eles como “seu povo, Moisés”. As pessoas haviam escolhido o bezerro em vez de Deus. Diante disso, Deus rejeita aquele povo, mas Moisés intervém e pede que seu nome seja apagado do livro da vida. Tão grande era o amor de Moisés por seu povo que ele ofereceu sua vida pela deles. Mas existe apenas uma morte substitutiva aceitável a Deus e essa é a morte de Seu Filho Jesus.
Já aconteceu alguma vez de você misturar o culto a Deus com as práticas do mundo? Neste relato, vemos as consequências de tal procedimento. Deus deseja ter um povo fiel a Ele, somente a Ele, mesmo que caiam os céus (Educação, 57).
Michael Hasel
Southern Adventist University
EUA
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/exo/32
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli/Luis Uehara
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário