Reavivados por Sua Palavra


ÊXODO 28 – COMENTÁRIOS PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
1 de abril de 2022, 0:40
Filed under: Sem categoria

ÊXODO 28 – Deus aprecia o belo, a organização, os detalhes. Ele preza pela formosura, pela ornamentação e pela qualidade.

Neste capítulo tratando dos sacerdotes, Sumo Sacerdote e suas vestimentas, o próprio Deus é Quem dá todas as diretrizes, inclusive instruções estilísticas de moda.

D. L. Moody destaca que “a estola sacerdotal era toda bordada com fino fio de ouro entretecido com outras cores”. Ellen White frisa que “as vestes do sumo sacerdote eram de custoso material e de bela confecção, em conformidade com a sua elevada posição. Em acréscimo ao traje de linho do sacerdote comum, usava uma vestimenta azul, também tecida de uma única peça. Ao longo das fímbrias era ornamentada com campainhas de ouro, e romãs de azul, púrpura e escarlate. Por sobre isto estava o éfode, uma vestidura mais curta, escarlate e branco. Era preso por um cinto das mesmas cores, belamente trabalhado. O éfode não tinha mangas, e em suas ombreiras bordadas de ouro achavam-se colocadas duas pedras de ônix, que traziam os nomes das doze tribos de Israel. Sobre o éfode estava o peitoral, a mais sagrada das vestimentas sacerdotais… As bordas eram formadas de uma variedade de pedras preciosas, as mesmas que formam os doze fundamentos da cidade de Deus. Dentro das bordas havia doze pedras engastadas de ouro, dispostas em fileiras de quatro, e como as das ombreiras, tendo gravados os nomes das tribos” (PP, 350-351).

Para Deus, Seu povo é como um amontoado de pedras preciosas, carregadas nos ombros e no peito de Jesus, nosso Sumo Sacerdote. Cada pedra é diferente da outra, mas todas preciosas; formando parte importante na construção espiritual (1 Pedro 2:4-5).

O Urim e o Tumim em Êxodo 28:30 interessam a muita gente. Tanto Urim quanto Tumim começam com a primeira letra do alfabeto hebraico e terminam com a última – fazendo certa alusão a Jesus como “o primeiro e o último, o princípio e o fim”, que no alfabeto grego é “o Alfa e o Ômega” (Apocalipse 22:13).

Urim significa “luzes”, Tumim “perfeições”; Jesus é a luz (João 8:12) que deixou Sua Palavra, Antigo e Novo Testamento (Apocalipse 11:3-4), para iluminar O Caminho (Salmo 119:105). Ele é nosso guia perfeito: Caminho, Verdade e Vida (João 14:6). Precisamos submeter-nos a Sua vontade! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: