Reavivados por Sua Palavra


Gênesis 45 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
27 de fevereiro de 2022, 0:45
Filed under: Sem categoria

“E disse a seus irmãos: Eu sou José; vive ainda meu pai? E seus irmãos não lhe puderam responder, porque ficaram atemorizados perante ele” (v.3).

A reação do poderoso governador egípcio fez com que todos os filhos de Israel ficassem praticamente em estado de choque. Ordenando a saída de todos que o serviam, imagino José andando nervoso de um lado para o outro até finalmente cair no chão e gritar o choro que lhe consumia a alma por tantos anos. Foi algo tão surreal, que os egípcios “e também a casa de Faraó” (v.2) o ouviram chorar. O Egito parou para ouvir as lágrimas de seu generoso governante. Seus irmãos não entenderam a sua atitude até ouvirem a revelação de que ele era José. Seus corações pareciam que lhes sairia pela boca. Ficaram petrificados, de forma “que não lhe puderam responder” (v.3).

A partir dali, um filme se passou na mente dos filhos de Israel e a dolorosa lembrança do que fizeram no passado tornou-se objeto de seu maior temor. Faria José justiça com as próprias mãos? Sentiram-se tão impotentes quanto José quando fora lançado ao poço. Um turbilhão de pensamentos lhes sobreveio naqueles poucos instantes antes que José lhes deixasse bem claro de que os havia perdoado. E terminado de falar, “lançando-se ao pescoço de Benjamim, seu irmão, chorou”, e “José beijou a todos os seus irmãos e chorou sobre eles”, foi então que depois disto, “seus irmãos falaram com ele” (v.15). Tomando conhecimento de todo o ocorrido, Faraó ordenou que a família de José fosse morar entre eles e cuidou dos preparativos para que isto acontecesse. “E os filhos de Israel fizeram assim” (v.21).

Quando Jacó ouviu que vivia o seu filho José, quase teve uma parada cardíaca, mas “reviveu-se-lhe o espírito” (v.27) ao ver os carros de Faraó. Com a mesma intensidade do choro de José, disse: “Basta; ainda vive meu filho José; irei e o verei antes que eu morra” (v.28). Muitas vezes é preciso perder para poder ganhar. Jacó pensou ter perdido o seu filho, quando, na verdade, Deus o estava preparando para que todos os filhos de Jacó não perecessem. Traído por seus irmãos, vendido por moedas de prata, preso e humilhado, e depois exaltado como o homem mais importante de toda a Terra, José foi um dos tipos de Cristo do Antigo Testamento. Percebam alguns trechos de sua fala: “Achegai-vos a Mim […] para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós […] Deus me enviou adiante de vós […] não fostes vós que me enviastes para cá, e sim Deus” (v.4, 5, 7 e 8).

Agora percebam as palavras de Cristo: “Vinde a Mim” (Mt.11:28); “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo.10:10); “porque Eu vivo, vós também vivereis” (Jo.14:19); “Vim do Pai e entrei no mundo” (Jo.16:28); “Não fostes vós que escolhestes a Mim” (Jo.15:16); “Mas, agora, vou para junto dAquele que Me enviou” (Jo.16:5). Há uma íntima relação entre a história de José e o plano da salvação em Cristo. Todos nós somos aqueles irmãos que traíram o Senhor. Nossos pecados ferem o coração do Pai e o que merecemos é a morte (Rm.6:23). Mas Jesus simplesmente nos diz: “Achegai-vos a Mim”, e lançando-Se ao nosso pescoço, nos abraça, nos beija e nos deixa constrangidos com um amor extravagante e ilimitado.

Você acha que foi longe demais e não merece o perdão divino? Preste muita atenção, amado: “para com Deus não há acepção de pessoas” (Rm.2:11). Todos nós nos encontramos na mesma condição de pecadores, completamente dependentes da graça de Cristo. Assim como os filhos de Israel não teriam coragem de retornar ao pai não fosse a intercessão de José, nós não teríamos acesso ao Pai não fosse a mediação de Jesus Cristo. Não importa se você chegou ao fundo do poço sozinho ou se alguém lhe jogou ali. Olhe para cima e veja a mão de Jesus estendida para lhe abraçar, lhe beijar e lhe devolver para o Pai. Logo, “tu não chorarás mais; certamente, Se compadecerá de ti, à voz do teu clamor, e, ouvindo-a, te responderá” (Is.30:19). Vigiemos e oremos!

Feliz semana, alvos do amor de Deus!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Gênesis45 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: