Reavivados por Sua Palavra


Gênesis 41 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
23 de fevereiro de 2022, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Disse Faraó aos seus oficiais: Acharíamos, porventura, homem como este, em quem há o Espírito de Deus?” (v.38).

José logo percebeu que o seu pedido ao copeiro-chefe não foi atendido. Havia imaginado que aquela tinha sido a oportunidade perfeita de conseguir a sua liberdade. Apesar de frustrado, ele não perdeu a fé. O Senhor ainda tinha uma obra a ser realizada em seu coração, e na data marcada pelo Céu, José sairia daquele lugar. Mas o justo Juiz jamais permitiria que o Seu servo saísse dali sem exercer a Sua justiça. Em sua integridade, José honrou o nome de Deus. Chegada era a hora do Senhor recompensá-lo. “Passados dois anos completos, Faraó teve um sonho” (v.1), e, “tornando a dormir, sonhou outra vez” (v.5). Perturbado com os sonhos, convocou todos os magos e sábios do Egito, “mas ninguém havia que lhos interpretasse” (v.8).

No tempo determinado, o copeiro-chefe se lembrou de José e relatou a Faraó a sua experiência com “um jovem hebreu” que lhe interpretou o sonho (v.12). Chamado para se apresentar perante Faraó, e devidamente asseado e trajado, aquele prisioneiro desconhecido revelava o porte de um rei e um semblante sereno e amistoso. As suas palavras soaram aos ouvidos de Faraó e de seus oficiais como as palavras de um anjo, de forma a ganhar-lhes a confiança. Humildemente, mas com autoridade e convicção, José transmitiu a mensagem de Deus sem que palavra alguma fosse dita com insegurança. E, mediante a certeza de que falava pela boca de Deus, provocou a profunda admiração do soberano do Egito: “Acharíamos, porventura, homem como este, em quem há o Espírito de Deus?” (v.38).

Da administração de uma prisão ao governo de uma nação! O próprio Potifar e sua casa tiveram que se inclinar perante aquele que um dia trataram com injustiça. Aquele que se humilhou, o Senhor exaltou! E através dele, toda a Terra foi salva, “porque a fome prevaleceu em todo o mundo” (v.57). Um dia, quem não merecia também foi humilhado, preso, e até foi morto. Suas palavras eram cheias de amor e de autoridade. Seu semblante era sereno e manso. Sua presença constrangia os soberbos e confortava os humildes. Foi Ele mesmo que disse: “Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado” (Mt.23:12). Foi Ele que também nos orientou: “Quando, pois, vos levarem e vos entregarem, não vos preocupeis com o que haveis de dizer, mas o que vos for concedido naquela hora, isso falai; porque não sois vós os que falais, mas o Espírito Santo” (Mc.13:11).

Assim como Faraó reconheceu que as palavras de José eram do Espírito de Deus que nele habitava, nós fomos chamados pelo Senhor para revelar ao mundo as Suas palavras. Jesus sofreu humilhação e a pena mais cruel por amor a mim e a você. Mas como Deus O exaltou e exaltou a José, Ele deseja realizar esta grande obra em nossa vida. Ele deseja nos abençoar “além das medidas” (v.49), não apenas para o nosso benefício próprio, mas para que os celeiros de bênçãos que Ele nos deu sejam uma bênção “em todo o mundo” (v.57). Há um mundo faminto de conhecer ao Senhor através de Sua Palavra. O Senhor anseia derramar o Seu Espírito sobre todo aquele que O busca. Que para a glória de Deus, você seja morada do Espírito Santo e seja assim reconhecido perante os homens: “Visto que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão ajuizado e sábio como tu” (v.39). Vigiemos e oremos!

Bom dia, habitação do Espírito Santo!

* Oremos pelo batismo do Espírito Santo, para que possamos dar ao mundo o sonido certo das três mensagens angélicas (Ap.14:6-12). Oremos uns pelos outros.

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Gênesis41 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: