Reavivados por Sua Palavra


Gênesis 37 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
19 de fevereiro de 2022, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Ora, Israel amava mais a José que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica talar de mangas compridas” (v.3).

O favoritismo de Jacó por José, filho de sua amada Raquel, suscitou graves consequências. Além do ódio dos demais irmãos, José tornou-se um filho mimado e delator de seus irmãos, levando “más notícias deles a seu pai” (v.2). Já não bastasse a predileção de seu pai e o ilustre presente que dele ganhou, José passou a relatar sonhos em que via sua família inclinar-se perante ele, e com isso, seus irmãos “tanto mais o odiavam, por causa dos seus sonhos e de suas palavras” (v.8).

O fato de enviar José ao encontro de seus demais filhos, mostra que Jacó não fazia ideia do perigo em que o havia submetido. Considerando os sonhos de José, não percebeu os ciúmes que consumiam seus filhos. Cheios de ódio e de inveja empreenderam uma longa viagem que começou a causar preocupação ao coração do velho pai. Mas a instrução de Jacó dada a José não era para que fosse chamar seus irmãos de volta, e sim que visse o que estavam fazendo e voltasse para relatá-lo. E ao avistarem José sozinho de longe, viram ali a oportunidade de consumar o seu ódio homicida.

Os planos de Deus, porém, não incluíam a morte do favorito de Jacó, mas o caminho de duras provas que forjaria o caráter de José e o prepararia para uma obra grandiosa. Seus irmãos não faziam ideia, mas ao derrubá-lo naquele poço e vendê-lo aos ismaelitas, estavam simplesmente contribuindo para a realização dos sonhos que tanto desprezaram. Quando Rúben percebeu o que fizeram seus irmãos, foi tomado de terrível angústia, mas tornou-se participante da mentira que por longos anos lhes seria um grande fardo e a causa da inconsolável tristeza de seu pai.

Não era propósito de Deus tamanha tragédia familiar. Mas Ele transformaria a maldição em bênção. A atitude de Jacó para com José fora um reflexo da predileção de Rebeca por ele e de Isaque por Esaú. A prova pela qual José passaria no Egito, também se tornaria a prova de Jacó, que experimentaria do sofrimento de sua mãe Rebeca quando este teve que fugir de Esaú. Pais e mães que compreendem o significado de que os filhos são “herança do Senhor” (Sl.127:3), assumem com grande seriedade o compromisso de educar. A verdadeira educação abrange amor e muita dedicação, mas também diligente esforço e comum acordo entre os pais. Pai e mãe não podem divergir quando o assunto é educar. Cada filho deve ser objeto de dedicado estudo tendo sempre em mente o objetivo principal da educação: devolvê-los a Quem lhes pertence.

José realmente era um jovem especial, mas não seria a predileção de Jacó que o tornaria um grande homem, e sim a disciplina de anos de duras provas. E aqui aprendemos outra preciosa lição. Os sofrimentos que nos atingem podem até ser resultado de nossas más escolhas, mas Deus sempre está disposto a transformá-los em instrumentos de misericórdia. Lembre-se de que Deus disciplina a quantos ama (Ap.3:19) e que este é um recado especial para os nossos dias. Que o Senhor conceda à cada pai e à cada mãe a sabedoria do alto e que nós, como Seus filhos, aceitemos ser forjados na fornalha da aflição, crendo que estamos sendo preparados para sair do poço deste mundo para o palácio de Deus. Vigiemos e oremos!

Feliz sábado, filhos do Pai de misericórdia!

DEZ DIAS DE ORAÇÃO e DEZ HORAS DE JEJUM – 10° DIA: Oremos pelo batismo do Espírito e que este clamor se torne um hábito diário em nossa vida. Oremos pelos nossos cinco nomes de oração.

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Gênesis37 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


2 Comentários so far
Deixe um comentário

Obrigado! 🙌🏽

Comentário por Silvio Fernandes

Nada pode frustrar os planos de Deus, e Ele tem a última palavra, “Pois até a ira humana há de louvar-te; […]” (Sl 76:10).

Comentário por José Magalhães




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: