Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/gn/34
Para proteger Seu povo, Deus ordenou a Seus filhos que não se associassem romanticamente com a sociedade pagã ao seu redor. Dessa forma, eles poderiam evitar comprometimentos morais e serem enganados.
Mas Diná não deu importância a essas coisas. Primeiro ela fez amizade com as jovens pagãs. Mas isso deu oportunidade para que um jovem solteiro de destaque e popularidade a observasse. E o resultado foi ela ter sido violentada sexualmente. Este fato levou à morte do seu pretendente e de toda a cidade dele! E a consequência dessa chacina foi que toda a família de Diná teve que fazer as malas e se mudar para bem longe, a fim de minimizar o risco de uma guerra de vingança.
Eu terminei meu tempo como estudante no Instituto de Estudos da Ásia Oriental há alguns meses. Agora estou trabalhando como uma jovem solteira cercada por homens pagãos. Aprendi que devo ter cuidado ao escolher amigos. Devo dar ouvidos à palavra de Deus porque posso ver que um pecado levará a outro. Portanto, quero ter um relacionamento próximo com Deus sempre a fim de que eu possa ouvir a Sua voz quando Ele me alertar acerca de algum perigo que esteja a me rondar. Amém.
Prescella Francis
Diretora do Centro de Tutoria Sabá – Instituto de Estudos da Ásia Oriental
Bornéu – Sudeste Asiático
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/gen/34
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli/Luis Uehara
2 Comentários so far
Deixe um comentário
A Diná realmente desobedeceu a vontade de Deus, mas isso não dava a Siquem o direito de violenta-la.
Comentário por Marilene Cardoso 16 de fevereiro de 2022 @ 6:51Temos que ter cuidado, pois sempre queremos de alguma maneira colocar a culpa da violência sexual contra a vítima.
Os irmãos dela também não agiram adequadamente, diante do ocorrido, a vingança deve ser deixada a Deus.
Mas senti a necessidade de fazer esse alerta a nós, ainda mais o comentário tendo vindo de uma mulher.
A Bíblia adota como regra a palavra (soberana) do próprio Deus, nunca entra no mérito do “politicamente correto”, que é uma cilada para o cristão. A Palavra de Deus deve ser estudada com o espírito de oração, humildade e reverência, sem preconceito. É perigoso examinar as Escrituras com a mente voltada para os costumes, as tradições, as culturas pagãos! Acompanhando a história, podemos perceber que o erro mesmo começou com Jacó, que, neste caso, faz-nos lembrar da história de Ló: Deus havia orientado Jacó a ir para a “terra de seus pais e à sua parentela” (31:3), mas viu as boas pastagens e “armou a sua tenda junto à cidade de Siquém” (33:18); portanto, o erro começou com Jacó, que não obedeceu à explícita ordem divina.
Comentário por José Magalhães 19 de fevereiro de 2022 @ 8:29