Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/gn/29
Reflita sobre essas perguntas a fim de aprimorar a sua compreensão acerca dessa história trágica:
1. Imagine a dinâmica entre as duas irmãs quando uma delas se torna a “mulher dos sonhos de um homem” (29:1-20). Como você imagina que a chegada de Jacó à casa de Labão afetou Raquel e Lia como irmãs? Como as irmãs foram influenciadas pela atitude de seu pai, Labão? E como foram influenciadas pela atitude do “perdidamente apaixonado” Jacó?
2. Finalmente, Jacó trabalhou 7 anos por Raquel e ganhou o direito de se casar com ela. Mas que engano terrível e enganoso se desenrola na noite de núpcias! (29:21-27). O que este incidente lhe diz sobre Labão (como pai, futuro sogro, etc.)? Como esse evento pode ter afetado Lia, Raquel e Jacó? Como deve ter sido para essas irmãs agora se tornarem esposas rivais?
3. Como devem ter sido os próximos 7 anos iniciais da vida de casados para esta “união infeliz entre três pessoas” (29:28-30)?
4. O que significa experimentar a presença de Deus em meio a situações comuns e às vezes difíceis? Como podemos discernir o Deus da “escada de Jacó” ainda se conectando conosco quando enfrentamos dificuldades familiares, reveses financeiros, falhas pessoais e ganhos e perdas do dia a dia?
Douglas Tilstra
Vice-presidente das Atividades Estudantis
Universidade Walla Walla
EUA
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/gen/29
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli/Luis Uehara
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário