Reavivados por Sua Palavra


Gênesis 27 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
9 de fevereiro de 2022, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Passou Esaú a odiar a Jacó por causa da bênção, com que seu pai o tinha abençoado; e disse consigo: Vêm próximos os dias de luto por meu pai; então, matarei a Jacó, meu irmão” (v.41).

A rebelião de Esaú ficou evidente a partir do momento em que contraiu matrimônio em jugo desigual. Judite e Basemate “se tornaram amargura de espírito para Isaque e para Rebeca” (Gn.26:35). Mesmo tendo conhecimento da profecia quanto a Jacó, a predileção de Isaque por Esaú o fez temer subjugar seu primogênito a menor do que seu irmão. Resolveu então simplesmente seguir a orientação da tradição, abençoando o mais velho como chefe da família e principal na continuação de sua descendência. Rebeca, porém, arquitetou um plano que mudaria o curso de suas vidas e levaria Jacó a fugir do destino de Abel (Gn.4:8).

Enganado pelos sentidos, e com a visão comprometida, o velho pai não reconheceu o farsante. Jacó conseguiu disfarçar a pele, o cheiro da roupa, e até mesmo o gosto do cozinhado, mas a voz foi a única coisa que deixou Isaque confuso: “A voz é de Jacó, porém as mãos de Esaú” (v.22). Mesmo sentindo-se inclinado a não anuir aos planos de sua mãe, viu ali a oportunidade de conseguir o que desde o ventre reclamava. Diante de seu pai percebeu que já tinha ido longe demais e, com um engano após outro, consumou o intento. Quão grande foi a amargura e quão terríveis os sentimentos que tomaram o coração de Esaú ao deparar-se com a bênção perdida! Rebeca sofreria a consequência de sua atitude, pois a fuga de Jacó lhe privaria de ver-lhe o rosto novamente.

Amados, o Senhor promete abençoar a todo aquele que nEle confia e se refugia. Não precisamos utilizar de subterfúgios para conseguir o que o Senhor já nos prometeu. Tão certo quanto Ele vive, cada uma de Suas promessas são dignas de confiança. Não era propósito de Deus que Jacó saísse dali deixando para trás um irmão amargurado. Nem tampouco que Rebeca morresse sem nunca mais ver o seu filho. No entanto, apesar das consequências danosas de nossas más escolhas, a misericórdia de Deus sempre nos alcança quando há arrependimento e confissão de pecados. Jacó teria de percorrer uma senda sobremodo difícil a partir dali, mas sua voz encontraria o coração de um Pai que não pode ser enganado.

Muitos há que, à semelhança de Esaú, têm esbanjado a vida com as coisas deste mundo, enquanto professam piedade. E quando se veem na iminência de ter de enfrentar os resultados da desobediência, lançam ódio sobre aqueles que percebem ter sido abençoados. Caim e Abel, Esaú e Jacó, simbolizam o grande conflito entre o bem e o mal. Apesar de irmãos, não fazem parte do mesmo povo. A família de Deus não é constituída de nacionalidade, credo ou posição, mas daqueles que têm seus nomes inscritos no Livro da Vida do Cordeiro. Estamos na iminência de ver o nosso Senhor cumprindo a Sua derradeira promessa. E de que lado nos encontramos neste conflito?

Não haja, pois, entre nós, meus irmãos, “algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura. Pois sabeis também que, posteriormente, querendo herdar a bênção, foi rejeitado, pois não achou lugar de arrependimento, embora, com lágrimas, o tivesse buscado” (Hb.12:16-17). O Senhor estava disposto a perdoar a iniquidade de Esaú, tão somente ele aceitasse ser liberto: “quando, porém, te libertares, sacudirás o seu jugo da tua cerviz” (v.40). Que nossos sentidos estejam aguçados para sabermos fazer a diferença entre o santo e o profano e que, familiarizados com a voz de Deus, jamais sejamos confundidos pelo engano. Vigiemos e oremos!

Bom dia, libertos em Cristo!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Gênesis27 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.