Reavivados por Sua Palavra


COMENTÁRIO GÊNESIS 19 – PR. HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
1 de fevereiro de 2022, 0:40
Filed under: Sem categoria

GÊNESIS 19 – Deus ama o pecador, mas é intolerante ao pecado. O pecado corrói a sociedade, tornando tolo o seu portador. O hedonismo (busca por prazeres carnais) parece ser a essência da felicidade, quando na verdade é fonte de desgraças!

As cidades de Sodoma e Gomorra se caracterizam pelo desrespeito, violência (Gênesis 19:4-11), aberrações sexuais (Gênesis 19:5) e obstinação pelo erro à qualquer custo – tentando encontrar a porta para pecar apesar do aviso sobrenatural dos anjos (Gênesis 19:11). Os jovens e velhos sodomitas davam vazão às suas inclinações corruptas. Além de arrogância e indiferença (Ezequiel 16:49).

Em Levítico (18:22; 20:13) Deus apresentará Sua repugnância aos pecados de Sodoma e Gomorra como dignos de morte. A repulsa quanto aos pecados destas duas cidades prestes a serem destruídas está tão clara no Novo Testamento quanto no Antigo (Romanos 1:26-27; 1 Timóteo 1:10). Em 1 Coríntios 1:9, Paulo é enfático e direto:

“Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino dos Céus” (NVI).

Jesus pagou altíssimo preço com Sua preciosa vida objetivando libertar-nos de nossa maneira vã/vazia de viver (João 8:34-36; 1 Pedro 1:18-21). Creia nisso!

Em Sodoma e Gomorra não haviam 10 justos para abençoá-las e impedir a destruição. Ao serem queimadas, tornaram-se ícones do que sucederá à sociedade mundial caso não abandone seu estilo de vida depravado; pois, “Sodoma e Gomorra e as cidades em redor se entregaram à imoralidade e a relações sexuais antinaturais. Estando sob o castigo do fogo eterno, elas servem de exemplo” (Judas 7).

O propósito de Deus é salvar, todavia nem os melhores indivíduos de uma cidade depravada estão dispostos renunciar bens materiais para salvar-se, como se nota na família de Ló, principalmente seus genros e esposa (Gênesis 19:14-17, 26).

Mesmo longe de Sodoma, o coração de Ló continha traços sodomitas: Duas famílias surgiram do incesto de Ló com suas filhas: moabitas e amonitas – nações pervertidas sexualmente.

Como permanecer puro numa cultura tão moralmente corrompida? O Salmo 119:9-11 responde: Vivendo pautando-se pela Palavra de Deus, com a ajuda divina!

Não se deixe moldar pela cultura, mas sim pela Escritura! – Heber Toth Armí.


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Ótima reflexão! Meditando em Gênesis 18, percebi que a condição pecaminosa de cada um dos crentes é porque estes amam os prazeres do mundo. Ellen White nos diz que “estamos no terreno encantado de Satanás”.

Comentário por José Magalhães




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: