Filed under: Sem categoria
“[…] Senhor, Tu és o nosso Deus, não prevaleça contra Ti o homem” (v.11).
Asa foi o primeiro rei de Judá a promover grande reforma no meio do povo. Ao dar fim a todo objeto e local de culto pagão, e eliminar toda a idolatria que trazia opróbrio a Judá, “houve paz no seu reinado” (v.5). Tempo em que aproveitou para fortalecer as cidades de seu povo e organizar o seu exército. Mas, então, a fé de Asa e de todo o Judá foi provada. Com um exército “de um milhão de homens e trezentos carros” (v.9), o rei etíope desafiou o exército de Deus.
Até então, não tinha visto na Bíblia o registro de um exército tão numeroso como o dos etíopes. Vocês fazem ideia do que seja um exército de um milhão de homens? Se no capítulo de ontem quatrocentos mil contra oitocentos mil já era desafiador, o desafio do capítulo de hoje de trezentos e oitenta mil contra um milhão seria amedrontador. Seria, não fosse a oração do rei Asa, que, semelhante a seu pai, confiou no Senhor. E, de um milhão, “caíram os etíopes sem restar nem um sequer” (v.13), pois “o Senhor feriu os etíopes” (v.12).
Na vida de quem faz o que é bom e reto perante Deus (v.2), Ele honra com vitórias humanamente impossíveis. Asa fez o que outros líderes não tiveram coragem de fazer. Temente a Deus, decidiu fazer o que era correto independentemente de opiniões contrárias. Ele aboliu de Judá tudo o que não agrada a Deus, tudo o que pudesse ser considerado abominação ao Senhor e deu voz de ordem ao povo para “que buscasse ao Senhor, Deus de seus pais, e que observasse a lei e o mandamento” (v.4). Resultado: “Houve paz no seu reinado” (v.5), “porquanto o Senhor lhe dera repouso” (v.6). “Edificaram e prosperaram” (v.8).
Amados, precisamos buscar fazer como “Asa fez” (v.2). Abolir de nossa vida tudo o que possa ter se tornado um ídolo. Muitas vezes trocamos o “assim diz o Senhor” por tão pouca coisa, então vem o inimigo com um milhão de dificuldades e ainda queremos colocar a culpa em Deus; quando o desejo do Senhor é o de “ferir” tudo o que ameace a nossa paz. Cristo nos advertiu que neste mundo passaríamos por muitas aflições, mas, assim como o Senhor deu a vitória a Judá, Ele também venceu o mundo por nós (Jo.16:33). O que Ele nos pede hoje é que confiemos é descansemos nEle. Que acreditemos que Ele fará de nossas aflições degraus para alcançarmos a plenitude da fé.
Como Asa, decida, agora, fazer a vontade do Senhor. E mesmo em tempos de paz, como o rei de Judá, faça suprimentos para tempos de guerra, pois no grande conflito em que estamos envolvidos, há um inimigo desleal que “sabe que pouco tempo lhe resta” (Ap.12:12). Tema a Deus e observe os Seus mandamentos, “porque isto é o dever de todo homem” (Ec.12:13). Fazendo a vontade de Deus, experimentamos a verdadeira paz. Vigiemos e oremos!
Feliz semana, vencedores em Cristo!
Rosana Garcia Barros
#2Crônicas14 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
2 Comentários so far
Deixe um comentário
Bom dia! Não estou mais recebendo os comentários do reavivados por sua palavra no meu email cadastrado. O que está acontecendo?
Comentário por niljaf61cb38428 29 de janeiro de 2023 @ 6:13O envio automático via email dos posts não estão funcionando. Acionamos o serviço de apoio do WordPress e estamos aguardando solução do problema.
Comentário por Jeferson Quimelli 30 de janeiro de 2023 @ 17:21