Filed under: Sem categoria
321 palavras
1 Aliança de sal. Costume oriental mencionado em Lv 2.13; Nm 18.19. A cerimônia consistia em comer sal como penhor de um pacto ou uma aliança. Era a garantia de uma amizade perpétua, simbolizada pela qualidade do sal, como preservador contra a corrupção. Bíblia Shedd.
4 Monte Semaraim. A localização exata deste monte não é conhecida. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 253.
7 Ainda jovem e indeciso. No sentido de ser inexperiente. Roboão tinha 41 anos de idade quando começou a reinar. CBASD, vol. 3, p. 253.
9 Sete carneiros. Na consagração original dos filhos de Arão, Deus requereu dois carneiros (Êx 29.1; Lv 8.2). Jeroboão, que já havia abandonado o plano de Deus, alterara a cerimônia de consagração, aumentando o número de sacrifícios obrigatórios para cada sacerdote. A religião inventada pelos homens, muitas vezes, coloca ações aparentemente fervorosas no lugar de uma verdadeira e sincera relação espiritual com Deus. Bíblia Shedd.
10 O SENHOR é nosso Deus. Judá ainda era formalmente leal ao culto a Deus, embora o próprio Abias não servisse a Deus de todo o coração (1Rs 15:3). CBASD, vol. 3, p. 253.
12 Não pelejeis contra o SENHOR. Uma luta contra o povo de Deus significa uma luta contra o próprio Deus; foi isto que Paulo de Tarso descobriu no caminho de Damasco, quando ia para lá em perseguição à igreja (At 9.4-5; 5.39). As tribos do norte ainda poderiam se humilhar e servir a Deus. Bíblia Shedd.
18 A narrativa repetidamente chama a atenção para a verdadeira razão do sucesso de Judá. A grande necessidade do ser humano é reconhecer sua dependência da poderosa mão do Senhor e viver e trabalhar de tal forma que a presença divina possa estar com ele. Nos últimos dias, o remanescente fiel colocará sua confiança no Senhor e não será envergonhado (Dn 12:1). CBASD, vol. 3, p. 253, 254.
21 Abias, porém, se fortificou. Achando-se forte e seguro depois de sua vitória sobre Jeroboão, Abias se entregou a uma vida de luxúria [lascívia, atração pelos prazeres carnais]. CBASD, vol. 3, p. 254.
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário