Filed under: Sem categoria
“Tendo-se ele humilhado, apartou-se dele a ira do Senhor para que não O destruísse de todo; porque em Judá ainda havia boas coisas” (v.12).
Com o reino confirmado e fortalecido, Roboão assumiu um governo de postura presunçosa, deixando “a lei do Senhor, e, com ele, todo o Israel” (v.1). Seus primeiros anos de liderança e sucessos de aquisição, através de suas cidades-fortaleza, encheram o seu coração de orgulho e o fizeram esquecer de que sua função havia sido dada por Deus. Não bastasse a sua rebelião, seu poder de influência gerou uma apostasia nacional.
A nação que foi retirada pelo poder de Deus da servidão do Egito, pelo Egito seria disciplinada “(porque tinham transgredido contra o Senhor)” (v.2). Aquela geração não havia provado os anos de escravidão nem tampouco as dificuldades do deserto. Desdenharam das advertências do Senhor por intermédio de Seus profetas. Ignoraram o Seu justo governo. Seus líderes assumiram as rédeas de uma nação sem freios. E mediante tamanho descaso para com Aquele que tanto os amava, só puderam confessar: “O Senhor é justo” (v.6).
“Vendo, pois, o Senhor que se humilharam” (v.7), colocou sobre a Sua ira o glorioso peso de Sua misericórdia. No entanto, não os deixou em situação tranquila. Permitiu que o Egito os dominasse, “para que conheçam”, disse Deus, “a diferença entre a Minha servidão e a servidão dos reinos da Terra” (v.8). Passando pela semelhante experiência de seus antepassados, o fogo da aflição provaria os que de fato eram servos do Senhor. Nesse ínterim, o rei do Egito “tomou tudo” (v.9) o que havia de mais valioso em Jerusalém, mas, mesmo diante de um cenário nada promissor, houve uma significativa mudança na vida de Roboão e “em Judá ainda havia boas coisas” (v.12).
Em toda a Bíblia há um forte apelo pessoal. A salvação é individual e você e eu precisamos desenvolver um relacionamento íntimo e singular com Deus. Ele tem formas diferentes e criativas de alcançar corações, e cada vida é de particular importância para o Céu. Há, porém, outra peculiaridade que encontramos em ambos os Testamentos: a responsabilidade da liderança. Noé, Moisés, Jacó, Davi, dentre outros, foram exemplos de líderes escolhidos por Deus para ir adiante de Seu povo. E a queda deles significava grande prejuízo para o todo.
Assumir um cargo de liderança, e, principalmente de liderança espiritual, requer, no mínimo, três requisitos: ser completamente submisso a Deus, saber ouvir e saber calar. Mais do que confirmar e fortalecer a liderança, é preciso manter sempre em mente a origem da eleição. Boa oratória e carisma não são provas de uma liderança de sucesso. Noé foi escolhido porque andava com Deus, liderando a sua casa para dentro da arca. Moisés foi chamado quando não tinha capacidade alguma para guiar o povo. Jacó foi nomeado príncipe de Deus após uma noite de luta e humilhação. Davi foi chamado o homem segundo o coração de Deus após se humilhar e confessar os seus pecados.
Em tempos de crise iminente, o Senhor olha para a Terra e segura os quatro ventos porque ainda consegue ver boas coisas. Não necessitamos de críticos de plantão que, acima de expor os pecados dos líderes, promovem vexame ao nome de Deus. Necessitamos de líderes espirituais cujo caráter reflita o flavo ouro da presença do Espírito Santo, cuja influência conduza a igreja de Deus a ser o que foi chamada para ser: “a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade” (1Tm.3:15), a fim de que sejamos considerados por Deus como as “boas coisas” (v.12) do tempo do fim. Sigamos, pois, o conselho de nosso supremo Líder: “Vigiai e orai” (Mt.26:41).
Bom dia da preparação, igreja de Cristo Jesus!
Rosana Garcia Barros
#2Crônicas12 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
7 Comentários so far
Deixe um comentário
Boa tarde, hoje não recebe os comentários do capítulo 13 de segunda crônicas
Comentário por Jacques Dias 28 de janeiro de 2023 @ 15:37O envio automático via email dos posts não estão funcionando. Acionamos o serviço de apoio do WordPress e estamos aguardando solução do problema.
Comentário por Jeferson Quimelli 30 de janeiro de 2023 @ 17:21Bom dia, não estou mais recebendo os reavivados, gostaria de continuar recebendo, por favor continue me mandando
Obter o Outlook para Androidhttps://aka.ms/AAb9ysg ________________________________
Comentário por Luis Blazina 29 de janeiro de 2023 @ 10:37O envio automático via email dos posts não estão funcionando. Acionamos o serviço de apoio do WordPress e estamos aguardando solução do problema.
Comentário por Jeferson Quimelli 30 de janeiro de 2023 @ 17:21Boa tarde, graça e paz! Eu gostaria de informar que eu não recebi os comentários de 2 Crônicas 13 e 14, referente à leitura do capítulo de ontem e hoje. Eu gosto muito e compartilho, vocês continuarão enviando-os. Que Deus continue abençoando todos vocês e este ministério.
Att. Jaine Luz
Enviado do meu Galaxy
Comentário por JAINE LUCIA LUZ BARBOSA DE CASTRO 29 de janeiro de 2023 @ 14:07O envio automático via email dos posts não estão funcionando. Acionamos o serviço de apoio do WordPress e estamos aguardando solução do problema.
Comentário por Jeferson Quimelli 30 de janeiro de 2023 @ 17:21Boa noite,
Muito obrigada, por sua atenção. Vamos continuar orando e aguardando a solução do problema. Que Deus continue abençoando vocês todos e esse ministério.
Um fraterno abraço. Jaine Luz
Enviado do meu Galaxy
Comentário por JAINE LUCIA LUZ BARBOSA DE CASTRO 30 de janeiro de 2023 @ 19:29