Filed under: Sem categoria
“Porém ele desprezou o conselho que os anciãos lhe tinham dado e tomou conselho com os jovens que haviam crescido com ele e o serviam” (v.8).
Pervertido o coração por suas mulheres pagãs, Salomão passou por momentos de grande apostasia. Idolatria e descaso para com os estatutos e juízos de Deus resultaram em corrupção nacional e em um sucessor insensato. De um reino próspero e admirável, para uma nação machucada e dividida. Roboão assumiu o trono com aspirações egoístas e imaturas. E, desprezando o conselho prudente dos anciãos, acatou ao estúpido conselho dos “jovens que haviam crescido com ele” (v.10).
A fim de construir um reino sem precedentes, Salomão afligiu o povo com “pesado jugo” (v.4). Apesar de ter convocado os estrangeiros para as construções, certamente os filhos de Israel foram submetidos a pesados encargos tributários. Com a morte de Salomão, o povo viu a possibilidade de aliviar a servidão e os tributos. Após três dias de expectativa, suas esperanças foram frustradas mediante um discurso arbitrário e opressor. Em tom de ameaça, Roboão confirmou a profecia do Senhor, dita “por intermédio de Aías” (v.15).
Nem por força e nem por violência Roboão conseguiria reassumir a sua autoridade sobre as dez tribos que rejeitaram o seu governo. “Dura resposta lhes deu o rei” (v.13), e eles não suportariam outros longos anos debaixo de uma opressão ainda maior. Então, “Jeroboão, filho de Nebate” (v.15) assumiu o governo, conforme a presciência divina. Roboão governaria apenas sobre as tribos de Judá, Benjamim, além da tribo de Levi, por amor de Davi.
Em ambos os relatos dos livros de Reis e de Crônicas, em momento algum percebemos que Roboão tenha buscado a orientação de Deus. O Senhor foi deixado de lado, mas, ainda assim, tentou orientar o novo rei mediante o conselho dos anciãos. Oportunidade que foi completamente ignorada. Meus amados, o Senhor nos deixou tudo o que precisamos saber, escrito em Sua Palavra. Dar créditos a conselhos humanos sem prová-los segundo as Escrituras é, no mínimo, insensato. Pois “há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte” (Pv.14:12).
Temos em mãos a santa Palavra de Deus. Seus conselhos estão à disposição de todos os que, com humildade, clamam pela orientação do Espírito Santo. Não façamos como Roboão, mas como os bereanos: “Ora, estes de Bereia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a Palavra com toda avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram de fato, assim” (At.17:11). Portanto, o melhor conselho é aquele que tem a infalível autenticação do “assim diz o Senhor”. Como os bereanos, perseveremos em examinar a Bíblia todos os dias, e Deus nos concederá sabedoria para tomarmos as decisões mais acertadas. Vigiemos e oremos!
Bom dia, bereanos atuais!
* Oremos pelo batismo do Espírito Santo. Oremos uns pelos outros.
Rosana Garcia Barros
#2Crônicas10 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário