Reavivados por Sua Palavra


2Crônicas 09 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
24 de janeiro de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Assim, o rei Salomão excedeu a todos os reis do mundo, tanto em riqueza como em sabedoria” (v.22).

Além dos reis que foram ter com Salomão em Jerusalém “para ouvir a sabedoria que Deus lhe pusera no coração” (v.23), a Bíblia faz uma menção especial a uma rainha. Ouvindo sobre a fama do rei de Israel, a rainha de Sabá preparou a sua comitiva e foi conferir “com os próprios olhos” (v.6) o que os seus ouvidos não conseguiam mensurar. E desde a sua chegada até à hora de sua despedida, a generosa rainha retornou à sua terra original com lembranças de uma experiência que jamais esqueceria.

Fortemente impactada por tudo o que viu e ouviu, ela “ficou como fora de si” (v.4). Tudo o que havia ouvido a respeito de Salomão não representava “a metade da grandeza” (v.6) da sabedoria que Deus o havia concedido. O templo, o palácio, a organização do reino, até mesmo a comida e as roupas dos servos, revelavam o Deus que Israel servia. E mediante esse quadro de insuperável esplendor, a rainha declarou: “Bendito seja o Senhor, teu Deus, que Se agradou de ti para te colocar no Seu trono como rei para o Senhor, teu Deus; porque o teu Deus ama a Israel para o estabelecer para sempre; por isso, te constituiu rei sobre ele, para executares juízo e justiça” (v.8).

Somado aos presentes dados pela monarca de Sabá, estavam tesouros incontáveis que engrandeciam ainda mais o próspero reino. Poderoso e excêntrico, Salomão reinou sobre Israel sentado em um trono inigualável. Pois “Nunca se fizera obra semelhante em nenhum dos reinos” (v.19). Cercado de riqueza incalculável e dotado da “sabedoria que Deus lhe pusera no coração” (v.23), ele governou o povo em uma época memorável, cujos marcos tornaram Israel uma nação mundialmente conhecida.

O chamado de Deus para Seus servos é relativo conforme a necessidade da humanidade. Noé foi chamado em seu tempo para construir uma arca e anunciar o grande dilúvio. Abraão foi chamado para sair de sua terra e ir para a terra que o Senhor lhe mostraria. José foi escolhido para governar o Egito em um período de fome mundial. Moisés recebeu a missão de libertar Israel do cativeiro egípcio e guiá-lo à terra prometida.

Da mesma forma, Deus tem uma missão especial para o Seu último povo. Uma verdade presente que deve ser apresentada no mesmo tom, urgência e abrangência da primeira voz angélica: “Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-Lhe glória, pois é chegada a hora do Seu juízo; e adorai Aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas” (Ap.14:6-7).

Assim como todos “os reis do mundo procuravam ir ter com” Salomão (v.23), “nos últimos dias, acontecerá que […] afluirão todos os povos […] e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor e à casa de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas” (Is.2:2-3). “Virão muitos povos e poderosas nações buscar em Jerusalém ao Senhor dos Exércitos e suplicar o favor do Senhor” (Zc.8:22). Como Israel espiritual de Deus, que façamos parte daqueles que ouvirão: “Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco” (Zc.8:23).

Tão perto como estamos do dia em que “correrão por toda parte, procurando a Palavra do Senhor, e não a acharão” (Am.8:11), que aceitemos a missão a nós confiada de preparar um povo para o segundo advento de Cristo: “Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus” (Is.40:3). Breve Jesus voltará! Seja essa esperança conhecida em nossa vida. Vigiemos e oremos!

Bom dia, arautos do Senhor!

Rosana Garcia Barros

#2Crônicas9 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: