Reavivados por Sua Palavra


2Crônicas 08 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
23 de janeiro de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Não se desviaram do que ordenara o rei aos sacerdotes e levitas, em coisa nenhuma, nem acerca dos tesouros” (v.15).

Quando estudamos os livros de Samuel e de Reis, sobre a vida de Davi e a de Salomão, ambas são relatadas como um livro aberto, tanto as boas quanto as más ações estão ali expostas. Vimos sobre o adultério de Davi com Bate-Seba, de sua negligência como pai e do assassinato de Urias. Vimos também sobre as mil mulheres de Salomão e sobre o seu envolvimento com a idolatria e costumes pagãos delas. Mas no relato de Crônicas estas iniquidades não vêm à tona. Se apenas houvesse o livro de Crônicas contando sobre os atos de Davi e de Salomão, esses pecados seriam ocultos às demais gerações. Teríamos em mente uma imagem bem diferente desses dois reis.

Porque, então, Deus permitiu que as transgressões desses monarcas ficassem registradas nas Páginas Sagradas? Para que o final do versículo quatorze pudesse fazer sentido para nós, hoje: “porque tal era a ordem de Davi, o homem de Deus”. Mas como assim? Imaginem que Deus ocultasse da Bíblia todos os pecados dos personagens bíblicos. Digamos que todo o sofrimento que homens e mulheres de Deus passaram também não estivesse registrado nas Escrituras. Sabem o que aconteceria? Seríamos cristãos frustrados em busca de uma vida sem problemas na “terra da ilusão”.

As atividades que se seguiram, após o término do templo, não nos revelam os detalhes obscuros que quase levaram Salomão à eterna perdição. O que nos deixa a certeza de uma coisa: o que o Senhor perdoa uma vez, perdoado está para sempre. Tanto Davi quanto Salomão foram perdoados pelo Senhor que apaga as transgressões (Sl.51:1) e escolhe as esquecer (Mq.7:18). Como um adúltero e homicida pode ter sido chamado de “o homem de Deus”? Simples. Ele FOI um adúltero e homicida. Após o seu arrependimento e confissão, envolvido pelo perdão divino, ele passou a ser “o homem de Deus”. E isso pode ser muito real na minha e na sua vida. Pois o que Deus apagou e esqueceu, ninguém tem o direito de trazer à tona.

Entendem agora a necessidade de Israel em sempre acrescentar em seus louvores que o Senhor é bom e que a Sua misericórdia dura para sempre? Somos todos pecadores, amados! E é justamente essa realidade que faz separação entre nós e Deus (Is.59:2). Louvado seja o Senhor por Sua Palavra, que em Sua completude nos ajuda a compreender que não existe pecado tão grande que Deus não possa perdoar; que não há quem vá tão longe que o Senhor não possa resgatar; que apesar de nossas quedas e fraquezas, as mãos do Pai de amor estão sempre estendidas para nos levantar; que apesar da sujeira do pecado enegrecer a nossa existência, Deus promete lavar e purificar todo aquele que aceita o Seu convite: “Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã” (Is.1:18).

Por mais que hoje você seja um adúltero, um homicida, um mentiroso, um idólatra, ou esteja em qualquer outro pecado, se você orar, e se humilhar, e buscar a face do Senhor Deus, e se converter dos seus maus caminhos, Ele te ouvirá, te perdoará e te dará uma nova vida. Não importa se o início de tua jornada foi ruim, ou se no meio dela você perdeu a direção; se você entregar agora a tua vida nas mãos de Deus, Ele cuidará do teu presente e te guiará a um futuro eterno e feliz. Portanto, o convite do Senhor a nós pecadores é que continuemos sendo reavivados por Sua Palavra, e Ele nos chamará “das trevas para a Sua maravilhosa luz” (1Pe.2:9).

“Seja sobre nós, Senhor, a Tua misericórdia, como de Ti esperamos” (Sl.34:22). Ajuda-nos a não nos desviarmos, “em coisa nenhuma” (v.15), da Tua verdade! Faz-nos homens e mulheres segundo o Teu amoroso coração! Vigiemos e oremos!

Bom dia, homens e mulheres de Deus!

Rosana Garcia Barros

#2Crônicas8 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: