Reavivados por Sua Palavra


1Crônicas 28 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
14 de janeiro de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

“E, de todos os meus filhos, porque muitos filhos me deu o Senhor, escolheu Ele a Salomão para se assentar no trono do reino do Senhor, sobre Israel” (v.5).

A sucessão do trono de Davi foi dada pelo Senhor a Salomão e seu reinado seria marcado pela construção magnificente do Tabernáculo. O grande desejo de Davi se cumpriria em seu filho e ele precisava aconselhá-lo e também admoestá-lo à obediência e à sinceridade diante do Senhor.

“O Senhor esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento” (v.9). Ou seja, o que definiria se ele teria um “coração íntegro e alma voluntária” não seria o que os olhos humanos contemplariam, mas o que Deus conhecia. Porque a embalagem muitas vezes não revela o conteúdo. Davi exortou Salomão a buscar ao Senhor de todo o coração, pois já tinha provado na pele os resultados de pecados acariciados.

Salomão se assentaria “no trono do reino do Senhor”. Davi deixa claro a seu filho que ele seria um embaixador de Deus e de Seu reino. O reino era do Senhor, e em reconhecer isso, Salomão seria fortalecido e faria a obra que lhe foi designada (v.10). Praticamente todo o material para a construção do templo lhe foi entregue. Ele tinha a bênção do Senhor, o reino erigido por seu pai, um exército de pessoas de confiança a seu favor, tesouros que não se podiam contar e “voluntários com sabedoria de toda espécie para cada serviço” (v.21). Isto é, ele tinha toda a matéria prima e todo material humano necessário para a realização da obra.

As palavras de motivação de Davi no verso vinte foram uma verdadeira injeção de ânimo para Salomão. Sua obra não seria fácil e nem tampouco livre de problemas, mas ele teria consigo a companhia fiel que não o deixaria e nem o desampararia: o Senhor Deus. Eis o que superou infinitamente os recursos materiais e humanos que possuía.

As dificuldades da vida não são para endurecer o nosso coração, mas para quebrantá-lo e refazê-lo. Assim como Deus estabeleceria o reino de Salomão para sempre, Ele deseja que com Ele estejamos para sempre em Seu Reino. Mas, para isso, existe um “se”. “Se perseverar ele em cumprir os Meus mandamentos e os Meus juízos” (v.7). Deus deseja reinar no trono de nosso coração. E para que isso aconteça precisamos buscar ao Senhor (v.9). “Buscar-me-eis e Me achareis quando Me buscardes de todo o vosso coração” (Jr.29:13). O Senhor conhece você. Ele sabe quem você é. Ele vai muito além do que os outros podem ver. Podemos enganar a muitos e até a nós mesmos, mas a Deus ninguém engana. Salomão deveria ser honesto e sincero em seu caminho, e nós também devemos proceder da mesma forma. A força e a coragem, Deus só concede a quem reconhece que dEle depende completamente.

Podemos ter todo o material necessário para a obra do Senhor, mas se não fizermos conforme o “mandado do Senhor” (v.19), se O deixarmos de lado para fazer a nossa própria vontade, corremos o risco de Sua rejeição eterna (v.9).

Portanto, amados, que sirvamos ao Senhor “de coração íntegro e alma voluntária”, permitindo que Ele se assente no trono de nosso coração, reinando soberano em nossa vida. Cada um de nós temos uma obra a realizar no serviço do Senhor. Ele nos escolheu para edificar a Sua igreja, o corpo de Cristo. “Sê forte”, pois, “e faze a obra” (v.10); “prega a Palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina” (2Tm.3:2). Temos um evangelho eterno para pregar e um mundo para rejeitar. Não permita que as distrações desta terra de pecado lhe tire o foco de apressar a vinda de nosso Redentor!

“Sê forte e corajoso e faze a obra”, “enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar” (Jo.9:4); “não temas, nem te desanimes, porque o Senhor Deus, meu Deus, há de ser contigo”, “porque é Deus quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a Sua boa vontade” (Fp.2:13); Ele “não te deixará, nem te desamparará, até que acabes todas as obras”, como Jesus mesmo prometeu: “E eis que estarei convosco todos os dias até à consumação do século” (Mt.28:20). “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, vosso trabalho não é vão” (1Co.15:58). Vigiemos e oremos!

Feliz sábado, servos do Senhor que logo vem!

Rosana Garcia Barros

#1Crônicas28 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: