Filed under: Sem categoria
“Santificaram-se, pois, os sacerdotes e levitas, para fazerem subir a arca do Senhor, Deus de Israel” (v.14).
A bênção de Deus na casa de Obede-Edom alegrou sobremodo o coração de Davi, e o fez reconhecer que o seu procedimento anterior não estava de acordo “como Moisés tinha ordenado, segundo a palavra do Senhor” (v.15). Davi não havia consultado a Deus no transporte da arca, como o fez antes de guerrear contra os filisteus. Por mais que as suas intenções fossem sinceras, deixou de cumprir o “assim diz o Senhor”. A diferença entre a sua atitude precipitada e a atitude de Saul com seus sacrifícios abomináveis (1Sm.15:22), estava no tipo de solo do coração.
Saul permitiu que seu coração se tornasse um solo pedregoso. Já Davi permitiu que Deus lhe conservasse um coração de carne, onde as correntes de Sua bondade pudessem penetrar e conduzi-lo ao arrependimento (Rm.2:4). Davi reconhecia o seu erro e procurava fazer o que era correto. E ao chamar os levitas para transportar a arca da aliança, a sua primeira ordem a eles foi: “Santificai-vos” (v.12).
Na primeira vez, não haviam buscado o Senhor conforme ordenado. Portanto, precisavam fazer tudo “segundo a palavra do Senhor” (v.15). Os levitas foram separados por Deus para desempenhar funções específicas no templo, e para isso deveriam santificar-se, ou seja, separar-se de tudo aquilo que pudesse tornar comum o que Deus havia declarado santo. E ao som dos instrumentos separados para a adoração no templo, de vozes de canto e “com alegria” (v.25), Davi “e todo o Israel” (v.28) fizeram subir a arca do Senhor à Jerusalém; exceto Mical, filha de Saul e esposa de Davi, que vendo “Davi dançando e folgando, o desprezou no seu coração” (v.29).
Enquanto sua esposa insatisfeita e desprovida da alegria celestial lançava sobre ele olhar de reprovação, Davi se alegrava no Senhor. Como seu pai, Mical estava fechando o coração para enxergar a bondade de Deus, e o seu desprezo endureceu o seu coração. Para ela, aquela atitude de Davi não era adequada a um rei. Diante da Palavra de Deus e de tudo aquilo que Ele separou como sagrado deve haver alegria e júbilo. Davi escolheu adorar do chão para o Céu. Mical escolheu julgar da janela para o chão.
Amados, temos buscado juntos, diariamente, a santificação por meio da Palavra, como Jesus orou: “Santifica-os na verdade; a Tua Palavra é a verdade” (Jo.17:17). E através desta busca, nos é dada a oportunidade do hoje e a possibilidade do amanhã. Portanto: “Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração” (Hb.3:15). Com júbilo e com alegria, receba em seu coração a Palavra do Senhor! E se achar que está com o coração endurecido, Deus tem uma linda obra para realizar em você, agora: “tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne” (Ez.11:19). Que o Espírito Santo santifique e purifique o nosso coração, preparando-nos para a breve volta de Jesus, pois sem a santificação “ninguém verá o Senhor” (Hb.12:14). Vigiemos e oremos!
Feliz semana, santificados pela Palavra!
Rosana Garcia Barros
#1Crônicas15 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário