Reavivados por Sua Palavra


1Samuel 23 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
29 de setembro de 2022, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Pelo que Saul desistiu de perseguir a Davi e se foi contra os filisteus. Por esta razão, aquele lugar se chamou Pedra de Escape” (v.28).

Antes de tomar qualquer decisão, Davi consultava ao Senhor. Ele permaneceu “no deserto, nos lugares seguros”, e “Saul buscava-o todos os dias, porém Deus não o entregou nas suas mãos” (v.14). Percebam que “os homens de Davi” (v.3) tiveram medo de subir à peleja em Queila. Portanto, aqueles homens, antes de se tornarem os famosos valentes de Davi, tiveram que aprender a exercitar sua confiança em Deus enquanto venciam seus medos.

Entre uma perseguição e outra, Davi teve a chance de rever o amigo que pensou que não mais veria. Jônatas apareceu em um dos esconderijos de Davi e “lhe fortaleceu a confiança em Deus” (v.16), enquanto Saul colocou em risco o seu povo, pois “os filisteus invadiram a terra” (v.27). E aquele lugar em “que Saul desistiu de perseguir a Davi” (v.28), ficou conhecido como “Pedra de Escape” (v.28). Como Jônatas, Deus nos chama para sermos cuidadores de nossos irmãos, fortalecendo-lhes a fé e animando-os a prosseguir ainda que fortemente abatidos pelas circunstâncias.

O Salmo 37 revela bem a confiança que Davi tinha no Senhor: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele fará” (Sl.37:5). Deus ajuda e livra todos os que confiam em Sua justiça, “livra-os dos ímpios e os salva, porque nEle buscam refúgio” (Sl.37:40). Antes de buscar refúgio em qualquer lugar da terra, Davi buscava nos braços do Senhor. Percebam que Saul, em sua insanidade, cogitou ser plano divino prender a Davi “numa cidade de portas e ferrolhos” (v.7) a fim de capturá-lo; como se Deus aprovasse seus planos de matar a Davi. Sobre este tipo de atitude, o apóstolo Paulo escreveu: “No tocante a Deus, professam conhecê-lO; entretanto, O negam por suas obras; é por isso que são abomináveis, desobedientes e reprovados para toda boa obra” (Tt.1:16).

Creio que num momento de maior necessidade foi que Deus enviou Jônatas até Davi. Como é maravilhoso ter um amigo em quem se pode confiar! Deus muito se alegra com amizades como esta, de íntima afinidade espiritual. Contudo, ainda que não tenhamos um amigo assim, Jesus nos diz: “mas tenho-vos chamado amigos” (Jo.15:15). Antes de falar com qualquer pessoa, Davi falava com Deus. Como o Senhor almeja que façamos o mesmo! Ele deseja firmar a nossa confiança nEle e estabelecer uma amizade cujos laços sejam fortalecidos à cada experiência diária. “Faze-me ouvir, pela manhã, da Tua graça, pois em Ti confio; mostra-me o caminho por onde devo andar, porque a Ti elevo a minha alma” (Sl.143:8).

Eis o que diz a Palavra Inspirada: “Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranquilidade e na confiança, a vossa força” (Is.30:15). Por mais que fosse difícil enfrentar a perseguição de Saul, Davi podia vislumbrar o cuidado de Deus em cada livramento. Mesmo que surjam situações em nossa vida que nos coloquem em um beco sem saída, o Senhor está disposto a transformar o intransponível em Pedra de Escape. Todo aquele que aprende a “consultar o Senhor” (v.4) através de uma vida diária de intimidade com Ele, no estudo de Sua Palavra e na oração, jamais será deixado às escuras. Coloque o seu nome na oração do salmista: “Lembra-te, Senhor, a favor de [Rosana], de todas as suas provações” (Sl.132:1). Vigiemos e oremos!

Bom dia, aqueles que confiam no Senhor!

* Oremos pelo batismo do Espírito Santo. Oremos uns pelos outros.

Rosana Garcia Barros

#1Samuel23 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: