Reavivados por Sua Palavra


I SAMUEL 17 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
23 de setembro de 2022, 0:50
Filed under: Sem categoria

971 palavras

Esta história retrata o triunfo da fé de um garoto pastor sobre a força física de um gigante. Andrews Study Bible.

4 Golias de Gate. Morador de Gate, mas provavelmente não era filisteu, exceto pelo fato de viver entre esse povo. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 573.

Alguns gigantes ou enaquins ainda permaneciam em Gate, Gaza e Asdode (Js 11.22). É provável que Golias estivesse como mercenário a serviço dos filisteus, pois o seu nome é de origem edomita [descendência de Esaú]. Bíblia Shedd.

Seis côvados e um palmo. Correspondem à altura de 2,92 m. Bíblia Shedd.

5 cinco mil ciclos são setenta quilos. Bíblia Shedd.

10 afronto as tropas. Literalmente, “repreendo” ou “escarneço”, por não aceitarem o desafio. Golias estigmatizou os homens de Israel de serem covardes e indignos. O desfiladeiro que separava os dois exércitos era tão difícil de atravessar que se qualquer um dos lados se aventurasse a realizar um ataque frontal, a derrota seria quase certa. Os filisteus estavam tão confiantes de que ninguém seria páreo para seu campeão, que propuseram decidir a batalha por meio de um único combate. CBASD, vol. 2, p. 574.

11 temeram muito. A esperança de todos era que surgisse uma guerra aberta e comum, quando muitos se lançariam sobre Golias e o matariam. Bíblia Shedd.

O povo e seus líderes tinham se esquecido das promessas da aliança com Deus (Dt 20:1-4). Andrews Study Bible.

Saul era o gigante entre seu povo, e seria esperado que ele aceitasse o desafio. Seus companheiros lhe batiam nos ombros e ele tinha um capacete de bronze e uma couraça (v. 38); mesmo assim, tremeu diante de Golias. Embora houvesse rejeitado a presença e a proteção do Espírito de Deus, ele percebeu que precisava vencer o impasse, ou perderia sua reputação entre o povo. Seu espírito estava despedaçado, sua consciência o perturbava e ele se dava conta de que o dilema no qual colocara a si mesmo e a seu exército piorava a cada hora. CBASD, vol. 2, p. 575.

16 quarenta dias. Espaço de tempo mais do que suficiente para arrasar o moral do exército. Bíblia
Shedd.

17 efa. 39 litros. Bíblia Shedd.

trigo tostado. Grãos de trigo tostado, que era a comida do soldado, do pastor, do viajante,
enfim, de quem estivesse fora de casa por um tempo mais prolongado. Bíblia Shedd.

28 Eliabe. Pelas palavras de Eliabe, percebe-se por que Deus não o escolheu para ser rei. Era homem medroso, mesquinho e ciumento. Não podia perdoar a Davi, por ter sido ele o escolhido de Deus (16.7, 12). Bíblia Shedd.

A acusação de Eliabe vem do ciúmes. Davi foi enviado por Jessé e está demonstrando responsabilidade. Andrews Study Bible

29 Fiz somente uma pergunta. Davi corresponde aqui à definição dada em 16.18, “sisudo em palavras”. Bíblia Shedd.

Ao ignorar a oportunidade de entrar numa discussão insignificante, Davi mostrou que era mestre do próprio espírito. CBASD, vol. 2, p. 578.

30 Desviou-se dele. Demonstra Davi a extraordinária capacidade de dominar-se, que é, realmente, maior vitória do que aquela sobre Golias. Bíblia Shedd.

31 Saul mandou chamá-lo. O gesto revela o grande desespero de Saul, pois aproveitava a única oportunidade que se oferecia: um moço inexperiente em guerra (33). Bíblia Shedd.

32 Davi tinha coragem proporcional à covardia de Saul. CBASD, vol. 2, p. 577.

34-36 O teu servo matou tanto o leão quanto o urso. O fato mostra que Davi era moço de grande força física, coragem e sangue frio. Bíblia Shedd.

37 ele me livrará. Foi para salvar a própria vida e reputação que Saul mandou Davi para o combate.  … Ficou evidente que, sem Deus, Saul não tinha poder perante seus inimigos (1Sm 14:24; 15:23) e que as vitórias do passado, pelas quais ele assumira o crédito, vinham, na verdade, do Senhor. CBASD, vol. 2, p. 577, 578.

nunca o usei. Davi nunca conseguiria lutar na armadura de Saul; precisaria ser ele mesmo. Deus quer que cada um trabalhe com a própria experiência. Muitas vezes, a pessoa vê alguém de vida pública que obtém sucesso e procura copiar seus trejeitos, na tentativa de encontrar sucesso por meio deles. No entanto, o Senhor quer pessoas que sejam autênticas, que aprendam das experiências cotidianas aquilo que precisarão saber para resolver os problemas por vir. Cada um deve usar o equipamento que o Senhor lhes oferece. CBASD, vol. 2, p. 578

40 lançando mão da funda. Qualquer coisa na mão, com Deus, vale muito e dá certo. Bíblia Shedd.

49, 50. Davi revelou uma extraordinária perspicácia de guerra: Golias só podia ser vencido de longe. Bíblia Shedd.

50 prevaleceu Davi. Davi foi vitorioso sobre a dúvida ao se apegar ao propósito inspirado pelo Céu de manter sua fé no Senhor, numa atitude de total dependência. CBASD, vol. 2, p. 579

51 correu Davi. Da rapidez e do acerto de Davi dependia a vitória de Israel; uma pequena dúvida e Golias podia levantar-se. Bíblia Shedd.

sua espada. Ironicamente, o orgulhoso filisteu é morto com sua própria espada. Andrews Study Bible.

os filisteus… fugiram. A perfídia dos filisteus se tornou aparente assim que seu campeão foi morto. eles haviam prometido ser servos dos israelitas caso Golias morresse (v. 9). Contudo, ao fugir, deram as costas à cláusula proposta no próprio desafio ao exército de Saul e demonstraram ainda mais que, se Golias houvesse vencido, não teriam misericórdia de Israel. CBASD, vol. 2, p. 579.

54 Jerusalém. Este verso antecipa a sua conquista por Israel, onde Davi mostrará a cabeça de Golias como um troféu de vitória. Andrews Study Bible.

Davi não teria levado a cabeça do gigante para Jerusalém imediatamente, pois a cidade ainda se encontrava em posse dos jebuseus e só foi tomada após a coroação de Davi (ver 1Cr 11:4-8; 2Sm 5:6-9). Neste versículo, o historiador registra o último lugar onde o troféu da vitória foi colocado, sem pensar no tempo que isso levou.  CBASD, vol. 2, p. 579.

55 não o sei. Abner ainda não conhecia Davi; portanto, este ainda não era tã oconhecido no palácio. Ele fora levado como musico visitante e ainda não se tornara membro da corte (ver PP, 643). CBASD, vol. 2, p. 579.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: