Reavivados por Sua Palavra


I SAMUEL 17 – COMENTÁRIO PR. HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
23 de setembro de 2022, 0:40
Filed under: Sem categoria

I SAMUEL 17 – Subestimar um servo de Deus significa visão curta e limitada de Deus. Podemos descrer do potencial de alguém, porém, qualquer pessoa que acreditar no potencial de Deus surpreenderá os temerosos duvidosos.

Davi foi subestimado…
• …Por seus irmãos mais velhos (I Samuel 17:28-30).
• …Pelo rei Saul (I Samuel 17:31-33).
• …Pelo gigante guerreiro, Golias (I Samuel 17:41-44).

Existem pessoas habilidosas na arte de desvalorizar, desqualificar e desprezar pessoas. Suas abordagens são vistas nas seguintes situações:
• Manifestam-se como experts, sábios, inteligentes, amigos/irmãos para impedir aos planos ousados de alguém de visão. Eliabe, irmão mais velho de Davi, irritado perguntou ao seu irmão caçula: “Por que você veio até aqui?… Sei que você é presunçoso e que o seu coração é mau; você veio só para ver a batalha” –, sendo que sua presença devia-se à sua obediência ao pai, de levar comida a seus irmãos e 10 queijos ao comandante da unidade deles (I Samuel 17:17-19, 28).
• Manifestam-se como visionários, experientes, tentando humilhar ao que é diferente, desprezando suas características. Assim como o rei Saul desconsiderou Davi, muitos possuem uma carência infinita de revelar grandeza, nobreza e poder, para não apresentar seu problema com baixa autoestima, alma ferida. Tais pessoas encontram prazer e valor em si mesmas humilhando, desprezando e ferindo ao próximo (I Samuel 17:33).
• Manifestam-se como valentes, poderosos e vitoriosos, jactando-se diante de quem almeja humilhar, arruinar e destruir. Golias era grande, contudo não via a grande fé de Davi, muito menos o grande Deus que acompanha o jovenzinho ruivo que o enfrentava (I Samuel 17:41-47).

Quando ninguém valorizava ao jovenzinho Davi, Deus confiou a ele a vitória de Seu temeroso povo contra os perseverantes inimigos filisteus, causando uma impactante comoção (I Samuel 17:48-58).

Se quisermos obter sucesso e vitória como Davi, “uma de nossas maiores preocupações deveria ser preservar a reputação de Deus”; e, para que nossas intenções se tornem em ações, “devemos, primeiramente e acima de tudo, confiar em Deus para nos ajudar a conquistar nossos objetivos… Devemos manter um equilíbrio entre fé em Deus e a confiança em nós mesmos e em nossas habilidades… [e] devemos estar preparados para fazer o que Deus deseja realizar através de nós, em qualquer momento”, reflete Gene Getz.

Aprendamos com Davi; e, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: