Filed under: Sem categoria
835 palavras
3 trazia a estola sacerdotal. A presença no arraial de Saul da estola sacerdotal [éfode], que era usada para indagar a vontade de Deus … , encoraja a expectativa de que a usará para pedir a orientação divina como fez Davi em data posterior (23.9-12; 30.7-8). Bíblia de Genebra.
4 desfiladeiros… penha íngreme. Entre essas mesmas penhas, um punhado de homens do general Allenby, na I Guerra Mundial, surpreendeu e derrotou uma guarnição turca. Bíblia Shedd.
13 caíram diante de Jônatas. Deus estava com ele (Lv 26.8). Bíblia Shedd.
meia jeira. Em hebraico, “meio jugo”. Um “jugo” era a extensão de terra que bois atados a um jugo conseguiam arar em um dia. Bíblia de Estudo Andrews.
15 a terra se estremeceu. O sentido é “o povo tremeu”. Bíblia de Estudo Andrews.
18 a arca de Deus. Conforme TM, T e V; LXX ephod. Nota textual Bíblia de Genebra.
A melhor tradução é a do texto grego (LXX) que diz: “estola sacerdotal”. Esta continha as duas pedras de ônix com os nomes gravados das doze tribos e o peitoral de juízo com Urim e Tumim (Êx 28.6-10). Bíblia Shedd.
A Septuaginta (antiga tradução grega do Antigo testamento) contém o termo “estola sacerdotal”, o que é, provavelmente, correto, pois essa estola sacerdotal estava claramente presente em Gibeá (v. 3, nota) e era usada para inquirir do Senhor (2.28, nota). O texto existente em hebraico, arca, é duvidoso, porque a arca estava em Quiriate-Jearim nessa ocasião (7.1-2). Bíblia de Genebra.
Desiste. Ao mandar o sacerdote deixar de fazer uso do instrumento mediante o qual a vontade do Senhor poderia ter sido determinada, Saul assume sobre si mesmo a responsabilidade pelos acontecimentos (cf. 13.9). Bíblia de Genebra.
A ordem para o sacerdote retirar a mão (v. 19, nota textual NVI) é mais apropriada no caso do colete sacerdotal que no da arca. Bíblia de Estudo NVI Vida.
19 Desiste de trazer a arca (ARA; NVI: “Não precisa trazer a arca”). Hebraico: “Retire a sua mão”. Nota textual NVI. O sentido é: “Pare de consultar o Senhor; estamos sem tempo”. Bíblia de Estudo Andrews.
24 Maldito o homem que comer o pão antes do anoitecer. …um voto estulto de Saul (29); uma ordem que enfraqueceu ao exército (30-31), o qual não podia vencer por completo ao inimigo (36). Bíblia Shedd.
Os soldados ficaram exaustos de fome porque haviam guerreado o dia inteiro. Bíblia de Estudo Andrews.
25 bosque. A palavra também pode ser traduzida por “colmeias”. Bíblia de Estudo Andrews.
27 tornaram a brilhar os olhos. Ou suas forças se renovaram. Nota textual NVI.
Voltou a energia; recuperou-se física e moralmente. O mesmo teria acontecido a todos, caso tivessem comido naquele dia. Bíblia Shedd.
32 comeram com sangue. Terminado o voto imprudente de Saul [não comer antes de baixar o sol], os homens, vencidos pela fome, em vez de perseguir o inimigo, atiraram-se sobre os animais, devorando-os precipitadamente, até com sangue, o que era condenado pela lei, cometendo, assim, pecado grave (Lv 17.10-14). Bíblia Shedd.
A ordem de não comer carne com sangue foi dada logo depois do dilúvio (Gn 9:4). O sangue deveria ser escoado antes de se cozinhar e comer a carne. Bíblia de Estudo Andrews.
37 Deus não lhe respondeu. A negativa em hebraico é categórica. Isso mostra que Deus não aprova a atitude de Saul, nem seus votos. Bíblia Shedd.
38 O pecado não foi de Jônatas, mas do próprio Saul. Bíblia Shedd.
39 ainda que meu filho… seja morto. Foi outro erro de Saul, que o próprio povo corrigiu (45). Se o voto de Saul tivesse a aprovação de Deus, Jônatas morreria sem apelação. Bíblia Shedd.
Outro exemplo de voto precipitado de Saul (v. tb. v. 24, 44). Bíblia de Estudo Andrews.
Porém nenhum… lhe respondeu. O povo protegia Jônatas. Bíblia de Genebra.
41 Mostra a verdade, por Urim e Tumim (18). Lê-se no texto grego (LXX): “Disse pois Saul ao Senhor: Ó Senhor Deus de Israel, porque não responde ao teu servo hoje? Se a culpa está em mim, ou em meu filho, Jônatas, ó Senhor Deus de Israel, mostre-o Urim; mas se a culpa está em Israel, mostre-o Tumim. E Jônatas e Saul foram apontados, e o povo ficou livre” (Js 7.16-18). Bíblia Shedd.
42 Texto grego (LXX): “Disse, então, Saul: seja lançada a sorte entre mim e o meu filho, Jônatas e a quem o Senhor apontar pela sorte, seja morto. Mas o povo lhe disse: Com isso não concordamos…”. Bíblia Shedd.
Lançai a sorte. As duas pedras, o Urim e o Tumim, só respondiam sim ou não. Bíblia de Estudo Andrews.
45 Tão certo como vive o SENHOR. O juramento em nome do Senhor tem obrigatoriedade especial de ser cumprido (Dt 23:22, 23). Bíblia de Estudo Andrews.
o que ele fez hoje foi com o auxílio de Deus. Os homens do exército de Saul reconhecem que não é apropriado tirar a vida da pessoa por meio de quem Deus libertou o Seu povo. Bíblia de Estudo NVI Vida.
47-52 Contém um resumo do reinado de Saul. Bíblia Shedd.
49 Mical. A filha mais nova de Saul, que mais tarde se casou com Davi. Bíblia de Estudo Andrews.
52 os agregava a si. Cumprindo a advertência divina feita em 8:11. Bíblia de Estudo Andrews.
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário