Filed under: Sem categoria
940 palavras
Em seu discurso ao povo, Samuel denunciou o pedido por um rei e reafirmou sua posição de líder espiritual. Rogou ao povo que obedecesse ao Senhor. Bíblia de Estudo Andrews.
[Samuel se retira do posto de juiz, mas não do de profeta e intercessor.]
1 Eis que ouvi. O reino de Deus se baseia no princípio da liberdade de escolha. O fato de o Senhor conhecer o fim desde o princípio não limita, de maneira alguma, as decisões tornadas pelo ser humano (ver Ed, 178). Deus revelou aos israelitas, antes da entrada na Palestina, que chegaria o momento em que eles pediriam um rei (Dt 17:14). Nisso, Ele não estava expressando Sua vontade, mas tão somente mostrando o rumo que os acontecimentos tomariam. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 537.
3 de quem tomei o boi… o jumento. O boi e o jumento, possessões valiosas nos tempos bíblicos, são mencionados no décimo mandamento como objetos típicos da cobiça (Êx 20.17; Dt 5.21). Bíblia de Genebra.
Samuel era íntegro como poucos. Bíblia Shedd.
perante o Seu ungido. Refere-se a Saul. Bíblia Shedd.
5 nada tens achado nas minhas mãos. O caráter simétrico de Samuel era resultado de atos individuais de cumprimento do dever, realizados sob a orientação do Espírito Santo. O mesmo se dá hoje. “O Espírito de Deus consumirá o pecado em todos quantos se submeterem a Seu poder” (DTN, 107). É completamente possível ser um Samuel hoje, assim como milhares de anos antes de Cristo. CBASD , vol. 2, p. 538.
7 pleitearei convosco (ARA; NVI: “vou entrar em julgamento com vocês perante o SENHOR”). Samuel pessoalmente se apresentara como réu e fora inocentado (vs. 3-5); agora, desempenha o papel de promotor, e o povo se torna o réu. Seu crime é o de ter desejado ter um rei, em total desrespeito para com todos os “atos de justiça” do Senhor durante todo o período do êxodo e dos juízes (vs. 7-11). Bíblia de Genebra.
9 então, os entregou. Síntese da história do livro de Juízes: a obedi~encia leva à liberdade, a desobediência resulta em opressão. Bíblia de Estudo Andrews.
12 O povo exigiu um rei (112) por causa do medo de Naás (11.1-2), pois não confiava em Samuel, que consideravam já velho (Samuel estava com cerca de 60 anos). Bíblia Shedd.
Diante da dupla ameaça dos filisteus no oeste (9.16) e dos amonitas no leste (11.1-13), os israelitas buscaram segurança na pessoa de um rei humano embora o SENHOR, o seu Deus, fosse o rei (NVI). Bíblia de Estudo NVI Vida.
17 o tempo da sega do trigo. Era a estação do ano quando o tempo, invariavelmente, permanecia seco. Os trovões e chuva, nessa ocasião, eram um milagre evidente de Deus, que confirmava as palavras de Samuel. Bíblia Shedd.
20 sirvam o Senhor de todo o coração (NVI). Servir a Deus é uma forma voluntária de serviço, que resulta do amor. As pessoas fazem por amor aquilo que não fariam de outra forma. Samuel amava a Deus e seu serviço era como o de um servo que se agrada em estar com seu senhor. À medida que o povo testemunhava a proximidade entre Samuel e o Senhor, a observação tendia a criar o mesmo desejo em seu coração. CBASD , vol. 2, p. 539.
21 coisas vãs. Descrição comum dos ídolos, que não passam de objetos mortos. Bíblia de Estudo Andrews.
22 não desamparará o Seu povo. Com ou sem rei, o Senhor cuidará do Seu povo. Bíblia Shedd.
Olhamos o visível e esquecemos o invisível; esquecemos que o Cristo invisível está pronto para socorrer-nos, preparado para salvar-nos totalmente. Foi crendo assim que o apóstolo encontrou paz e firmeza permanentes (ver 2Co 1.10). Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento, F. B. Meyer.
23 longe de mim que eu peque… deixando de orar. Aterrorizados pelos trovões e pela chuva, fenômenos que se constituíam no endosso divino à fé de Samuel, o povo pediu ao profeta que continuasse em oração; e o idoso vidente assegurou-lhes que estaria pecando grandemente se parasse de orar por eles. Deixar de orar não é apenas uma evidência de uma natureza enfatuada e desmoralizada, mas é, em si mesmo, um pecado que requer confissão e purificação. Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento, F. B. Meyer.
lhes ensinarei o caminho que é bom e direito (NVI). A instrução de Deus (Torah), ensinada pelos sacerdotes e profetas, é o caminho reto que os israelitas deveriam trilhar diante de Deus. Bíblia de Estudo Andrews.
Samuel não está se aposentando do seu papel de profeta quando apresenta ao povo o rei. Continuará a interceder pelo povo (cf v. 19; 7.8, 9) e os instruirá nas suas obrigações segundo a aliança (v. Dt 6.18; 12.28). Bíblia de Estudo NVI Vida.
Samuel garantiu ao povo que não guardava rancor por causa da escolha feita e que dedicaria sua vida a instruí-lo ainda mais nos caminhos do Senhor. Embora não tivesse mais responsabilidade pelo governo, sendo que um rei fora nomeado, ainda seria o representante do Senhor na função de profeta. Samuel pressentia os perigos do futuro. Sabia que seria impossível ao ser humano fazer o que é certo sem a orientação do Espírito de Deus. Começou a se dar conta de que seu fardo de profeta provavelmente seria ainda mais pesado do que antes. Contudo, tinha a certeza de que ninguém podia apontar o dedo para ele com repreensão, declarando que não permanecera ao lado de Israel em todas as vicissitudes. Ele fora leal à nação como juiz. E, mesmo que os israelitas o tivessem demovido de seu posto, Samuel provou que seu amor por eles não havia mudado, assim como o de Deus. CBASD , vol. 2, p. 539, 540.
25 vocês e o seu rei serão destruídos (NVI). Se a nação persistir no tipo de conduta que viola a aliança, trará sobre si destruição. Bíblia de Estudo NVI Vida.
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário