Reavivados por Sua Palavra


I SAMUEL 5 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
11 de setembro de 2022, 0:40
Filed under: Sem categoria

I SAMUEL 5 – Nas palavras de Deus, na profecia do profeta anônimo, uma frase dita ao sumo sacerdote Eli que merece consideração:

“Você verá aflição na minha habitação [uma referência ao roubo da arca da aliança]. Embora Israel prospere, na sua família ninguém alcançará idade avançada. E todo descendente seu que eu não eliminar de meu altar será poupado apenas para consumir os seus olhos com lágrimas e para entristecer o seu coração, e todos os seus descendentes morrerão no vigor da vida” (I Samuel 2:32-33).

Tal cumprimento profético levou a nora de Eli a colocar o nome de Icabode a seu filho de Icabode alegando que “a glória se foi de Israel, pois a arca de Deus foi tomada” (I Samuel 4:18-22). Essa foi sua conclusão. Mas, será que Deus abandonou Seu povo mesmo? Teria Deus perdido a batalha por conta da força dos filisteus?

I Samuel 5 prova o contrário, confirmando a profecia de I Samuel 3:32 – Israel prosperaria, apesar do fracasso da família de Eli. A glória de Israel não dependia do Sumo Sacerdote e seus filhos; dependia de Deus, não de homens. Ainda que os filisteus e Israel pensassem que o Deus verdadeiro fosse humilhado, a humilhação do deus Dagom provou o contrário.

Além de derrubar Dagom, suas mãos e cabeça foram arrancadas ao cair como morto ao chão. O desespero que tomou conta dos filisteus prova que a teologia deturpada pelo ser humano não é consistente. Deus é Deus sempre! A situação deprimente reinante em Israel fora profetizada por Ele através de Samuel: “Vou realizar em Israel algo que fará tinir os ouvidos de todos os que ficarem sabendo” (I Samuel 3:11).

Conquanto, “o Senhor não havia rejeitado o Seu povo inteiramente, tampouco toleraria muito tempo a exultação dos gentios. Usara os filisteus como instrumento para punir Israel e empregou a arca para castigar os filisteus. Nos tempos passados a presença divina a acompanhara, a fim de ser ela a força e a glória de Seu povo obediente. Aquela Presença invisível ainda a acompanharia para levar terror e a destruição de Sua santa lei” (Ellen White, PP, 585).

Uma epidemia de tumores revelou que Deus nitidamente estava no controle e, os filisteus estavam sem controle (I Samuel 5:6-12). Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: