Filed under: Sem categoria
876 palavras
1 Veio a palavra de Samuel a todo o Israel. Na LXX [Septuaginta], na Vulgata [tradução para o Latim, de Jerônimo] e na [versão] Siríaca esta frase está no fim do 31.21. Bíblia Shedd.
A maioria dos comentaristas concorda que a primeira frase do v. 1 pertence ao último versículo do cap. 3, pois não foi Samuel quem aconselhou Israel a guerrear contra os filisteus. … O profeta de Deus nunca teria aconselhado a retirada da arca de Siló … Os que rejeitaram, no entanto, a instrução do Senhor a respeito da adoração que deveria ser prestada a Ele passaram a olhar a arca com temor supersticioso e a considerá-la como um talismã cujas qualidades mágicas garantiriam todo tipo de bênçãos. … Quando os líderes erram, a vida moral do povo decai. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 498.
filisteus. Os filisteus são um dos Povos do Mar” mencionados nos textos egípcios desde os tempos de Ramessés III. Até o tempo dos juízes (Jz 3.31; 13-16), os filisteus tinham se estabelecido ao longo das praias do Sul de Canaã, numa associação de cinco cidades: Asdode, Asquelom, Ecrom, Gate e Gaza (6.17; Jz 3.3). Os filisteus tentavam frequentemente expandir os seus territórios, e nos tempos de Samuel e da monarquia inicial, estavam em conflito direto com os israelitas ao norte e ao leste. Bíblia de Genebra.
Ebenézer. Este pode ser um local arqueológico cerca de 3 km a leste de Afeca (cf. v. 6). Ebenézer (que significa “Pedra de Socorro”) é mencionada de novo em 5.1. A Ebenézer em 7.12 relembra essas primeiras referências (7.12, nota), mas é um lugar fierente, perto de Mispa. Bíblia de Genebra.
2 Israel foi derrotado. Eles saíram para guerrear não com fé e humilde confiança no Senhor, mas com orgulho na própria astúcia e em seu poder. Quando Deus estava com eles, nenhum inimigo era páreo; quando não estava, a derrota era certa. CBASD, vol. 2, p. 498.
3 Por que nos feriu o SENHOR? A pergunta doas anciãos é apropriada por refletir a crença de que “do SENHOR é a guerra” (17.47). Não esperam uma resposta, mas imediatamente põem em prática seu próprio plano. Bíblia de Genebra.
Tragamos… a arca. A convicção aparente dos anciãos de que a arca seria uma garantia mágica da presença do Senhor é semelhante àquela dos filisteus (vs. 7-9). Bíblia de Genebra.
Os israelitas reconheceram corretamente a grande santidade da arca, mas eles pensaram que a arca por si mesma – a madeira e sua tampa de metal – era a sua fonte de poder. Eles começaram a usá-la como um encanto esperando que ela os defendesse de seus inimigos. Um símbolo de Deus não garante Sua presença e poder. Sua atitude em relação à arca se aproximou perigosamente da idolatria. Life Application Study Bible Kingsway.
Hofni e Fineias. Com seus dois filhos ímpios (2.12-17, 27-36) encarregados da arca, não é de admirar que o coração de Eli estava “tremendo pela arca de Deus” (v. 13). Bíblia de Genebra.
8 feriram aos egípcios. Isto mostra que os vizinhos de Israel estavam cientes de como Deus trouxera Seu povo do Egito. Veja as palavras de Raabe aos espias (Js 2:10-11). Andrews Study Bible.
9 como eles serviram a vós outros. Uma vitória de uma nação contra a outra era vista pelos vizinhos de Irsael como a vitória do(s) deus(es) daquela nação. Os filisteus venceram esta batalha, mas o fim da história mostra que o seu deus Dagom não é mais poderoso que o Deus de Israel. Andrews Study Bible.
10 cada um fugiu para sua tenda. A enfática palavra “cada” descreve a derrota total de Israel. Andrews Study Bible.
A derrota vem: 1) Quando se confia demais nas coisas criadas do que no Criador (v 3); 2) Quando tratam levianamente das coisas do Senhor. Levaram a arca para o campo de batalha, quando o seu ugar era no Santuário (v 5); 3) Quando homens ímpios colocam-se a postos no comando e Deus é esquecido (v 3, 11). O resultado foi a morte de 34.000 (v 2, 10), a perda da arca (v 11) e a destruição de Siló. O castigo foi tamanho, que os profetas posteriores o mencionaram como exemplo (Jr 7.12; 26.7, 9; Sl 78.60-65). Bíblia Shedd.
18 pesado. Informação que ajuda a explicar não somente por que a queda de Eli foi fatal, mas também liga sua morte com o juízo anunciado anteriormente: “Por que você honra seus filhos mais do que a mim, deixando-os engordar…?” Bíblia de Estudo NVI Vida.
Ele liderou Israel durante quarenta anos. É provável que o período de liderança de Eli, que durou 40 anos, tenha coincidido parcialmente com os períodos de Jefté, Ibsã, Elom e Abdom (Jz 12.7-14), bem como o de Sansão (Jz 13-16). Bíblia de Estudo NVI Vida.
19 a mulher de Fineias. Apesar dos filhos de Eli serem casados, eles ainda cometiam atos imorais “com as mulheres que se reuniam à porta do tabernáculo da congregação” (2:22). Andrews Study Bible.
21 Icabô (ou: “Icabô”). O nome combina duas palavras hebraicas que dizem: “nenhuma glória”. Andrews Study Bible.
22 O capítulo termina com a descrição de uma jovem mulher que, embora casada com um sumo sacerdote ímpio e egoísta, não participava de sua natureza. Sua preocupação com a morte do esposo e do sogro era uma evidência da afeição natural que nutria por eles; mas sua preocupação maior pela perda da arca foi uma demonstração de sua piedosa consagração a Deus e às coisas santas. Nem mesmo os falecimentos ocorridos em sua família a incomodaram tanto quanto a perda da arca.
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário