Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/rt/3
A história de Rute mostra Deus trabalhando nos bastidores da vida das pessoas comuns, transformando dolorosas tragédias em celebrações alegres. Mas Noemi e Rute não são personagens passivos nesta história. Elas estão ativamente envolvidas no processo de sua “redenção”. Noemi guia Rute através de um curioso ritual de proposta. Ela precisa dar a Boaz um forte indício de que ela está disposta a se casar com ele.
Rute percebe o caráter generoso e carinhoso de Boaz. Ela responde escolhendo tornar-se sua esposa, unir-se à nação israelita e fazer do Deus de Boaz seu Deus. Boaz está disposto a fazer sacrifícios e fazer o que mais for preciso para redimir Rute e restaurar a herança de sua parente, Noemi. Sua generosidade contrasta nitidamente com a resposta autocentrada do parente próximo, que está preocupado em ameaçar a herança de sua própria família.
Por que Boaz, um homem maduro e um rico proprietário de terras é solteiro? Ou talvez ele já seja casado ou viúvo? Nós não sabemos porque isso não importa. O foco da história é a disposição de Boaz de fazer o que é justo, de amar a misericórdia e de ser o redentor de Rute.
Que paralelos você pode encontrar entre a redenção de Rute e a maneira como Jesus redimiu você?
Karen Holford
Diretora de Ministérios da Família
Divisão Trans-Européia dos Adventistas do Sétimo Dia
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/rut/3
Tradução: Pr. Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli/Luis Uehara
6 Comentários so far
Deixe um comentário
Bom dia!
Comentário por Marcelo Rosa da Silva 5 de setembro de 2022 @ 8:24Como não importa se Boaz era casado?
O que o autor quis realmente expressar é que o ponto focal do relato não era discutir o estado civil dele.
Comentário por Jeferson Quimelli 5 de setembro de 2022 @ 20:33👍
Comentário por Marcelo Silva 5 de setembro de 2022 @ 22:11Os personagens vivem em uma época em que a poligamia, mesmo sendo comum entre os povos pagãos (e até entre o povo da Aliança), era ainda tolerada (mas condenada) por Deus, como aconteceu na vida de Jacó. Pelo desenrolar dessa história e pela conduta das pessoas envolvidas, tudo indica que Boaz era solteiro e na pior das hipóteses viúvo sem filhos, sem contar que não há nenhum indício nem na Bíblia nem no Espírito de Profecia que nos diz o contrário. Convém ressaltar que a vida em famílias polígamas é turbinada de conflitos como inveja e traição (irmãos de José), rivalidade (Lia e Raquel), desprezo (Hagar, Sarai), expulsão (Abimeleque), abandono (Ismael) e até mortes (filhos de Gideão).
Comentário por José Magalhães 7 de setembro de 2022 @ 14:43Boa noite.
Comentário por Iracema Jesus 7 de setembro de 2022 @ 21:19Porq naquela época eles casavam com várias mulheres e tinham concubinas tbm.
Concordo, obrigado pelo comentário e fique com Deus!
Comentário por Marcelo Silva 7 de setembro de 2022 @ 14:46