Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/rt/1
A história de Rute é a história de uma família comum que sai de dolorosas tragédias para um lugar de amor e alegria.
Noemi e Elimeleque enfrentam uma decisão difícil: eles deveriam ficar na terra de Belém açoitada por fracas colheitas e passar fome, ou se mudar para a terra fértil, mas pagã, de Moabe? Seus filhos, Malom (doença) e Quiliom (desperdicio), são fracos e vulneráveis. No desespero de dar à sua família a melhor chance de sobrevivência, Elimeleque decide se mudar para Moabe.
Pouco tempo depois Elimeleque morre e Noemi se vê sozinha e com os sonhos destruídos. Ela quer que seus filhos se casem rapidamente e produzam herdeiros, então ela escolhe Rute e Orfa, duas moças moabitas com corações gentis e generosos. Quando Malom e Quiliom morrem, Noemi, de coração partido, decide retornar a Belém. Mas a tristeza, bondade e lealdade criaram laços poderosos entre as três mulheres. A fé, amor e bondade de Noemi foram uma inspiração para Rute. Ela escolhe deixar para trás sua casa, sua mãe, sua cultura e sua fé para cuidar da mulher que tão gentilmente cuidou dela.
Bondade, lealdade e capacidade de consolo mútuo durante as tragédias da vida são ingredientes importantes de todo relacionamento saudável. Como sua bondade, lealdade e conforto irão fortalecer um relacionamento importante hoje?
Karen Holford
Diretora de Ministérios da Família
Divisão Trans-Européia dos Adventistas do Sétimo Dia
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/rut/1
Tradução: Pr. Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli/Luis Uehara
1 Comentário so far
Deixe um comentário
Quando li o capítulo 1 de Rute, perguntei-me o porquê de Elimeleque ter saído da terra dos israelitas e ido tentar a vida em uma terra pagã e morar junto a adoradores de ídolos e inimigos do povo de Deus. Mas a resposta sempre é a mesma: Deus está no controle e conduz indivíduos, famílias, nações… Deus conduz o futuro! O que devemos fazer é continuar confiando em Deus, pois a vida é cheia de mistérios e muitos deles serão objetos de estudo na eternidade. Em assuntos demasiados profundos ao nosso entendimento, o silêncio é ouro. Deus não age na vida do crente de forma natural: tira água da rocha e o alimento faz cair do céu; transforma água em vinho; promete uma descendência a uma estéril e uma vitória contra um poderoso exército de soldados armados e carros de ferro a um pequeno grupo de homens… realmente, o justo viverá pela fé!
Comentário por José Magalhães 6 de setembro de 2022 @ 8:18