Reavivados por Sua Palavra


ÊXODO 19 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
23 de março de 2022, 0:50
Filed under: Sem categoria

680 palavras

1-8 Três meses após sua partida do Egito, Israel está pronto para adorar ao Senhor e escutar Suas leis que governam a aliança. As instruções divinas dadas através de Moisés focalizam a santidade do povo na preparação para o acordo formal da aliança. Andrews Study Bible.

1 vieramSinai. O deserto do Sinai ficava no sudeste da península do Sinai. O monte Sinai tem sido tradicionalmente identificado com o Jebel Musa, um monte com uma larga planície à sua base, que parece ajustar-se às evidências bíblicas (v. 2; cf Dt 9.21, nota). O povo de Israel demorar-se-ia no Sinai por onze meses (Nm 10.11). Bíblia de Genebra.

O narrador [Moisés] situa ali os acontecimentos registrados no restante do Êxodo, em Levítico e em Nm 1.1-10.10. Bíblia de Estudo NVI Vida.

5 toda a terra é minha. A reivindicação da soberania exclusiva de Deus não deixa espaço para outros deuses. Andrews Study Bible.

5-6 Eis o conteúdo da aliança de Deus com os homens – separados, santificados, e salvos para servir, adorar e gozar de eterna graça com Deus. Bíblia Shedd.

6 reino de sacerdotes. Israel deve ser santo e orientado à missão (31:13; Is 61:4-7; 62:10-12). No Novo Testamento Pedro aplica o conceito à igreja cristã (1Pe 2:5-9). Todos os crentes são mediadores do amor de Deus e Seu conhecimento ao mundo ao redor. Andrews Study Bible.

nação santa. Como povo consagrado ao serviço de Deus, eles deviam ser diferentes das outras nações. Isso seria manifestado exteriormente pela circuncisão (Gn 17:9-14) e internamente pela santidade (2Co 7:1; 1Pe 2:9). Um Deus santo requer um povo santo. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 638.

tudo o que o Senhor falou faremos. O brado espontâneo “tudo o que o Senhor falou faremos” foi uma demonstração superficial de entusiasmo religioso, uma reação momentânea a uma verdade gloriosa e sublime. Faltava a eles o espírito de conversão profunda e verdadeira, um “coração” disposto a fazer o que Deus pedia (Dt 5:29). Não é de se surpreender que o povo logo tenha se apostatado e adorado o bezerro de outro (Êx 32). CBASD, vol. 1, p. 639.

10-15 A preparação para o aparecimento do Senhor envolve preparação ritual exterior que reflete convicção interna. Note a importância do espaço sagrado em torno do monte, que mais tarde se tornaria ainda mais significante no projeto do tabernáculo/templo. Andrews Study Bible.

10 purifica-o. A purificação é um rito específico para sacerdotes, e daí podemos ver a aplicação imediata da promessa de Deus mencionada no v. 6, e abraçada unanimemente pelo povo (8): que os que aceitam as promessas e aos preceitos de Deus já são sacerdotes, i.e., servem a Deus e são veículos para revelar a Palavra a terceiros. Bíblia Shedd.

lavem eles as suas vestes. Os ricos deveriam trocar de roupa quando a ocasião pedisse, mas o povo em geral, as classes mais pobres, como não tinha outras roupas, devia lavar as que vestia (Lv 15.5). CBASD, vol. 1, p. 639.

12 limites. Todos os pormenores e cuidados para evitar que o povo se aproxime do monte são para inculcar, de maneira bem clara e dramática, na mente do povo presente, que existe uma barreira enorme entre Deus, que é Santo, e o homem pecaminoso. Ninguém pode compreender o sacrifício de Cristo sem reconhecer que foi feito tudo, nEsse, para transpor essa barreira. Bíblia Shedd.

16-19 Sinais da aparição de Deus (teofania) incluem trovões, relâmpagos, terremoto e toque de trombeta (1Rs 19:11-13; Jó 38:1; 40:6; Is 29:6) e se comunica a todos os sentidos. Andrews Study Bible.

16 se estremeceu. Qualquer revelação da natureza de Deus faz estremecer nosso pequeno “eu” com seus vícios, temores, soberba e falta habitual de fé e obediência. Bíblia Shedd.

21 não traspasse. Quem viveu em perpétua rebelião contra Deus, como foi o caso desses israelitas, desde a primeira ação de Moisés para libertá-los em nome de Deus, não poderia contemplar Sua glória sem ser consumido. Assim será no dia do julgamento: os que não amaram a Deus na terra não O conhecerão como Salvador, mas, sim, como Juiz, naquele dia. Bíblia Shedd.

23 consagra-o. Moisés não podia consagrar o monte: é a presença de Deus que o torna santo. Mas, como profeta de Deus, pode proclamar essa consagração e colocar limites ao seu redor. Bíblia Shedd.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: