Filed under: Sem categoria
“Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que Ele fazia ao povo, disse: Que é isto que fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até ao pôr do sol?” (v.14).
O diálogo entre sogro e genro revelou o amor que os envolvia. Jetro muito se alegrou “de todo o bem que o Senhor fizera a Israel” (v.9). Como é maravilhoso ter pessoas que nos amam e se preocupam conosco! Esta é uma característica especial de quem é guiado pelo Espírito Santo: alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram (Rm.12:15). A visita de Jetro certamente foi como um bálsamo para o fatigado líder, que além de receber sua família de volta, também teve a sua carga aliviada.
O conselho de Jetro frente ao fardo “pesado demais” (v.18) é um dos maiores ensinos sobre liderança. Muitos há que têm assumido posições de grande responsabilidade e carregado um peso além de suas forças. É propósito de Deus que o Seu povo se una em auxílio mútuo e que, antes de qualquer coisa, levem suas causas a Ele. É certo que algumas responsabilidades não podem ser delegadas, outras, porém podem ser atribuídas àqueles que sejam considerados capazes de assumi-las.
No entanto, alguns líderes se esquecem que a mais sagrada obra está em trabalhar pela salvação de seu lar, e esta não pode ser transmitida a terceiros. O Senhor jamais exigirá de alguém um serviço que ponha em risco a salvação da família. Deus necessita hoje de: “homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza” (v.21). Homens que assumam o seu papel como sacerdotes do lar e que sejam sábios no uso do tempo; que reconheçam suas limitações e, mais do que reconhecer que precisam da ajuda humana, reconheçam a sua total dependência de Deus. Homens que não temam fazer a vontade divina ainda que esta os conduza a uma obra desafiadora.
Nesses últimos dias, quando Cristo está às portas, há um trabalho a ser feito, um evangelho eterno a ser pregado. E o Espírito Santo está chamando “dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade” (v.21). Aceitas este chamado? Então comece esta obra em sua casa. “Se isto fizeres” (v.23), é certo de que terás bom êxito. Vigiemos e oremos!
Bom dia, tementes a Deus!
Rosana Garcia Barros
#PrimeiroDeus #Êxodo18 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
1 Comentário so far
Deixe um comentário
Amém!
Comentário por Silvio Fernandes 22 de março de 2022 @ 6:58