Filed under: Sem categoria
“Falou mais Deus a Moisés e lhe disse: Eu sou o Senhor” (v.2).
Moisés estava diante do “Deus Todo-Poderoso”, o mesmo que havia aparecido a Abraão, Isaque e Jacó, “O SENHOR” (v.3). Assim como Israel, ele ainda precisava aprender que as circunstâncias não mudam o fato de quem Deus é, e o que Ele pode realizar. A aliança que havia feito com os patriarcas continuaria fiel em seus efeitos e nem a recusa de Faraó ou a rebeldia dos filhos de Israel poderia revogar o juramento feito pelo Deus cujas promessas jamais falham (Js.21:45). O resgate já tinha hora e data marcadas. Deus os livraria do jugo egípcio “com braço estendido e com grandes manifestações de julgamento” (v.6).
O recém líder ainda encarava o seu chamado como um oneroso fardo. Ia falar aos filhos de Israel na corda bamba de suas próprias limitações. E perante a incredulidade do povo e rejeição às suas palavras, novamente regredia a olhar para a sua fraqueza: “E não sei falar bem” (v.12). Olhando para si, jamais conseguiria vencer os seus medos. Moisés compreenderia que tudo o que mais lhe intimidava seria subjugado quando aprendesse a olhar para o alto. Independente de seus temores, Deus agiria por seu intermédio e o ensinaria a crescer numa fé simples, como a de uma criancinha.
Todos nós estamos limitados à estatura de pecadores. Nossos pensamentos, palavras e ações, quando não entregues ao controle do Espírito Santo, são regidos por um coração enganoso e “desesperadamente corrupto” (Jr.17:9). Nenhuma de nossas realizações é meritória de aplausos ou condecorações. Não fosse a obra redentora de Cristo e consoladora do Espírito Santo, e morreríamos em nossas transgressões. Ao olharmos para o início do ministério de Moisés e percebermos o quanto o Senhor foi longânimo com ele, exercitamos a nossa mente no sentido de tirar o foco do ser humano e fixar os olhos nAquele que capacita o ser humano.
Em sala de aula nenhum aluno aprende olhando para si ou para os demais alunos. Mas mantendo a atenção no professor e em suas palavras, consegue bom êxito em seus estudos. Da mesma forma, como alunos na escola de Deus, precisamos fixar nossos olhos no divino Mestre e dar ouvidos às Suas palavras: “Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração” (Hb.3:15). Louvado seja o nome de Deus, “O SENHOR” (v.3), por nos conceder o Espírito Santo como mentor, nos ensinando e moldando segundo o modelo celestial, Cristo Jesus! Vigiemos e oremos!
Bom dia, alunos do Espírito Santo!
Rosana Garcia Barros
#PrimeiroDeus #Êxodo6 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário