Reavivados por Sua Palavra


Êxodo 03 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
7 de março de 2022, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Vendo o Senhor que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui!” (v.4).

Apascentando os rebanhos de seu sogro no deserto por quarenta anos, Moisés aprendeu a mansidão e a paciência que requeria o seu serviço. Não era fácil encontrar pastagens e água no deserto. Poucos eram os lugares que lhe oferecia tais privilégios, mas a fim de manter os animais em boas condições, não hesitava em caminhar por longo período para saciar suas necessidades. Foi assim que o bravo guerreiro tornou-se um homem pacato e paciente. Suas mãos não mais se erguiam para ameaça ou violência, mas para o amparo e o cuidado dos rebanhos que o ensinaram a amar.

Foi diante de um cenário desértico e montanhoso, talvez no lugar mais difícil de se pastorear, que Moisés teve o seu primeiro encontro com Deus. Foi em meio aos perigos de penhascos e de caminhos íngremes que algo lhe chamou a atenção. Seus olhos brilharam na direção de uma planta que ardia em chamas, porém não se consumia. Precisava ver de perto aquele fenômeno jamais visto. Foi quando, “do meio da sarça” (v.4), ouviu uma potente voz que lhe chamava pelo nome. Ainda atordoado pela situação e sem saber como lidar com ela, Deus o orientou a não mais se aproximar, e retirar dos pés as sandálias. Percebendo estar perto do próprio Senhor, “Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus” (v.6).

Chegada era a hora do livramento de Israel. A grande aflição fez com que clamassem a Deus por socorro. Moisés estava pronto para liderar esta obra grandiosa. Se o Senhor regredisse quarenta anos e chamasse Moisés quando ainda era um príncipe do Egito, certamente encontraria um bravo e ousado líder declarando o seu desejo em vingar o seu povo. Contudo, quarenta anos depois, ao chamá-lo para liderar a maior missão de livramento registrada no Antigo Testamento, Ele encontrou um homem tão manso quanto as ovelhas que pastoreava e que, cheio de temor, declarou: “Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?” (v.11).

A arrogância, o orgulho e a presunção que havia aprendido nos anos em que viveu no palácio foram trocados pela humildade de anos de serviço útil. Seu temor fazia parte da transformação realizada em seu caráter. Foi quando reconheceu a sua incapacidade, que o Senhor Se apresentou para torná-lo capaz. O “Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó” (v.15) é Deus fiel, que cumpre as Suas promessas. Davi escreveu: “que é o homem, que dele Te lembres? E o filho do homem, que o visites?” (Sl.8:4). Mas Aquele que diz: “EU SOU O QUE SOU” (v.14) não pode falhar. Moisés foi escolhido não por causa de méritos próprios, mas por reconhecer a sua insuficiência diante do grande “EU SOU” (v.14).

Estamos vivendo em tempos decisivos. Certamente, o Senhor está vendo a aflição de Seu povo e ouvindo o seu clamor. Ele conhece os nossos sofrimentos e está prestes a descer para nos livrar e nos fazer subir deste mundo de pecado para “uma terra boa e ampla” (v.8), “a cidade santa, a nova Jerusalém” (Ap.21:2). E assim como escolheu Moisés para liderar o Seu povo na marcha para a terra prometida, o Senhor nos escolheu para conduzir o Seu último exército para a Canaã celestial. Ele nos chama, hoje: “Vem, agora, e Eu te enviarei” (v.10). Foi o mesmo chamado de Cristo: “Vinde após Mim, e Eu vos farei pescadores de homens” (Mt.4:19). Você se acha incapaz para tamanha obra? Ótimo! É tudo o que o Senhor precisa.

Deus está prestes a estender a Sua “mão forte” (v.19) e ferir esta terra com todos os Seus prodígios. Deixe Deus ser Deus em tua vida e muitos “ouvirão a tua voz” (v.18) e te seguirão na certeza de que você e Jesus andam numa só pegada para o eterno Lugar de paz. Vigiemos e oremos!

Bom dia, servos do EU SOU!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Êxodo3 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.