Reavivados por Sua Palavra


Gênesis 50 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
4 de março de 2022, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Não temais, pois; eu vos sustentarei a vós outros e a vossos filhos. Assim, os consolou e lhes falou ao coração” (v.21).

A morte de Jacó causou grande comoção em toda a terra do Egito. José tornara-se tão amado pelo povo, que os egípcios choraram a sua dor. O velho Israel também havia cativado o coração daquele povo com a sua satisfação em abençoar lhes e de sempre ter em seus lábios palavras de bondade. Como está escrito: “Pela bênção que os retos suscitam, a cidade se exalta” (Pv.11:11). A sua morte representava uma grande perda não apenas para a sua família, mas também para a terra que o acolheu e que o pranteou por incríveis “setenta dias” (v.3).

Devidamente autorizado por Faraó, José cumpriu o juramento feito a seu pai e subiu para sepultá-lo no lugar designado. Além de José e de seus irmãos, muitos egípcios acompanharam “o cortejo”, de forma que “foi grandíssimo” (v.9). Em determinado momento do caminho, houve uma segunda fase de luto “e José pranteou seu pai durante sete dias” (v.10), de maneira a chamar a atenção dos cananeus, que exclamaram: “Grande pranto é este dos egípcios” (v.11). Findo o sepultamento, todos retornaram ao Egito. Os irmãos de José, porém, temendo por suas vidas, acordaram entre si uma estratégia para aplacar a suposta ira de José. Pensaram que, com a morte de Jacó, José certamente retribuiria todo o mal que lhe fizeram.

Ouvindo as palavras dos mensageiros de seus irmãos, “José chorou enquanto lhe falavam” (v.17). Aquelas ruins suspeitas entristeceram profundamente o seu coração. Cogitavam que o bem que José lhes tinha feito era por causa de Jacó e de Benjamim, e que só aguardava o momento oportuno para consumar a sua vingança. E vendo que eles novamente se prostravam oferecendo-se como servos, provou-lhes que o seu perdão era autêntico e que Deus transformou a maldição em bênção para a conservação da vida deles mesmos e de suas famílias. Então, José “os consolou e lhes falou ao coração” (v.21).

Jacó foi um homem que cometeu muitos erros e teve de colher danosas consequências. Mas tornou-se um homem de Deus que fazia a diferença na vida das pessoas onde quer que habitasse. A bênção do Senhor era visível em sua vida. Foi assim até apartar-se da casa de seus pais, foi assim na casa de Labão, foi assim em Canaã e não foi diferente no Egito. José, apesar da Bíblia não fazer referência direta a erros específicos, também foi um homem sujeito aos mesmos sentimentos que você e eu. Talvez seu maior erro tenha sido a ingenuidade ou o orgulho próprio de compartilhar seus sonhos com seus irmãos. Mas José não permitiu que as dificuldades da vida destruíssem a sua fé. Confiando na guia divina, andou passo a passo com Deus e tornou-se um símbolo do que Cristo faria pela humanidade. Jacó e José foram embaixadores de Deus na Terra.

Todas as vezes que alguém nos fizer mal, como José, indaguemos: “acaso, estou eu em lugar de Deus?” (v.19). Deus não nos confiou o ministério da punição ou da retaliação, e sim o ministério da reconciliação em Cristo Jesus, “a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando Consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação” (2Co.5:19). Sejamos, pois, imitadores de Cristo e obedientes à palavra da exortação, de “que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz” (Ef.4:1-3). Vigiemos e oremos!

Bom dia, embaixadores de Cristo!

* Convide pelo menos um amigo, para estudarmos juntos o livro de Êxodo.

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Gênesis50 #RPSP Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


2 Comentários so far
Deixe um comentário

Bom dia. Pelo 7 anos eu tenho feito o reavivados tem sido uma benção. Vcs emitem certificados estou precisando para minha pasta de líderes de desbravadores se emitir podem providenciar para mim. Desde já agradeço.

Comentário por Valdeci

Boa tarde Irmão Valdeci! Por favor envie seu e-mail para que o certificado seja gerado. Obrigada! Maria Eduarda

Comentário por Maria Eduarda




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: