Reavivados por Sua Palavra


Gênesis 48 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
2 de março de 2022, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Então, disse Israel a José: Eu não cuidara ver o teu rosto; e eis que Deus me fez ver os teus filhos também” (v.11).

Debilitado pela velhice, chegada era a hora de Jacó despedir-se de seus filhos. Avisado da enfermidade de seu pai, José “tomou consigo a seus dois filhos, Manassés e Efraim” (v.1) e os levou à sua presença. Considerando os filhos de José como seus próprios filhos, Israel os incluiu em sua herança. E recordando a dolorosa morte de sua amada Raquel, tomou em seus braços a Manassés e Efraim e, antes de proferir-lhes sua bênção, “os beijou e os abraçou” (v.10). Olhando para José e para seus filhos, Jacó percebeu o amor de Deus em preservar-lhe a vida para aquele momento.

Com profundo respeito, José inclinou-se perante seu pai e colocou seus filhos perante ele segundo a tradicional ordem de nascimento. A mão direita representava a primogenitura e a bênção principal. Mas Jacó, cruzando as mãos, os abençoou colocando a sua mão direita sobre a cabeça de Efraim, o mais novo. Aquilo não agradou a José, que logo tratou de “consertar” o que pensou ter sido um engano cometido pelo velho pai. Jacó, porém, sabia o que estava fazendo, proferindo uma bênção profética sobre eles, como faria a seguir com seus demais filhos. Assim como a primogenitura de Esaú e a tentativa de Isaque em confirmá-la não puderam atrapalhar os planos de Deus, a Efraim foi concedida a bênção que nenhuma intervenção humana poderia revogar.

A destra do Criador está estendida sobre cada criatura humana. É Seu desejo ver cumpridos em nossa vida os Seus planos, planos “de paz e não de mal” (Jr.29:11). Jacó sabia que a estadia de seu povo no Egito era provisória e que chegaria o tempo de se cumprir a promessa de Deus, em que sua descendência retornaria à Canaã. Da mesma forma, “há esperança para o teu futuro, diz o Senhor, porque teus filhos voltarão para os seus territórios” (Jr.31:17). E não importa se diante de outros você esteja à esquerda. Deus te chama para fazer parte daqueles que estarão à Sua direita, estes “virão com choro, e com súplicas os levarei”, diz o Senhor, “guiá-los-ei aos ribeiros de águas, por caminho reto em que não tropeçarão; porque sou Pai para Israel, e Efraim é o Meu primogênito” (Jr.31:9).

O Primogênito de Deus já nos garantiu o nosso retorno para Casa. Acredite, “Deus será convosco e vos fará voltar à terra” (v.21), ao “reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mt.25:34). Vigiemos e oremos!

Bom dia, herdeiros das moradas eternas!

*Oremos pelo batismo do Espírito Santo. Oremos uns pelos outros.

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Gênesis48 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: