Reavivados por Sua Palavra


LUCAS 21 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
2 de julho de 2021, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem” (v.36).

Enquanto alguns estavam deslumbrados com a beleza do templo, estava “Jesus a observar” (v.1) as pessoas que iam ao templo. Parece que Ele parou ali com o objetivo definido de desviar os olhos dos discípulos do material para o espiritual. Aquela viúva é um exemplo da abnegação e vida de renúncia que deve reger o discipulado. A questão aqui não é o fato de ser rico ou pobre, mas em como estamos aplicando os recursos na adoração e que lugar eles ocupam em nossa vida. Jesus deixou bem claro que ricas ofertas e um belo templo não representam segurança espiritual, e sim, a vigilância segundo a verdade das Escrituras (v.33) e uma vida de constante oração.

Ao relatar os sinais que antecederiam dois grandes eventos, Cristo introduziu o Seu discurso com a seguinte advertência: “Vede que não sejais enganados” (v.8). O engano foi a causa da primeira queda, pois que Eva foi enganada pela serpente. Abel foi enganado por Caim. Isaque foi enganado por Jacó. Jacó foi enganado por seus filhos. E o engano foi tomando proporções maiores, de modo que o Senhor nos deixou a Sua Palavra escrita, a fim de que não sejam enganados aqueles que O amam. A destruição de Jerusalém no ano 70 d.C. aconteceu precisamente como Jesus predisse. A História nos diz que não somente os sinais preditos se cumpriram como também Deus suscitou um profeta que andou pelas ruas de Jerusalém declarando a destruição vindoura e que o momento da oportunidade foi aproveitado pelos cristãos, que, confiando na ordem de seu Mestre, fugiram “para os montes” (v.21).

À luz deste evento passado, Jesus nos convida a olhar para o evento futuro. A Sua segunda vinda é precedida de sinais e maravilhas no céu, na terra e no mar (v.25). O Criador nos convida a olhar tudo o que está acontecendo não com terrível expectativa (v.26), mas com alegre esperança (v.28). Diante das desgraças e sofrimentos destes últimos dias a aflição se torna inevitável. Milhares estão padecendo os resultados de milênios de pecado. Mas o Salvador também nos convida a olhar para o tempo presente e, como Ele, parar para observar não as riquezas ou o que o mundo entende como digno de admiração, mas à importante obra a ser realizada e revelada em nós a fim de que estejamos “em pé na presença do Filho do Homem” (v.36).

Como o povo que “madrugava para ir ter com” Jesus, “a fim de ouvi-Lo” (v.38), necessitamos desta predisposição diária. Vigiar e orar significa silenciar o coração para ouvir a voz de Deus. Um processo que deve ser diário, constante e crescente. À medida que nos aproximamos de Cristo, entendemos a importância de Suas palavras: “É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma” (v.19). Oh, amados, é tão triste pensar que muitos de nós seremos perseguidos por “pais, irmãos, parentes e amigos” (v.16)! A não ser que nossa fé esteja bem alicerçada num fiel “Está escrito”, mediante um relacionamento pessoal e íntimo com o Senhor, não suportaremos o que está por vir.

O Espírito Santo diz a cada um de nós, hoje: “Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque, ainda dentro de pouco tempo, Aquele que vem virá e não tardará” (Hb.10:35-37). Vigiemos e oremos!

Bom dia da preparação, perseverantes de Deus!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Lucas21 #RPSP


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: