Reavivados por Sua Palavra


Deuteronômio 8 by Jeferson Quimelli
19 de dezembro de 2015, 1:00
Filed under: Sem categoria

Comentário devocional:

A geração que aceitou como verdadeiro o relatório dos dez espias, que dizia que a terra prometida estava cheia de gigantes e que eles morreriam se obedecessem a Deus e nela entrassem, pereceu no deserto. Dando excessiva importância ao tamanho dos gigantes, eles perderam de vista a grandeza de Deus. Deus, então, permitiu a Israel a experiência do deserto para fazer que a nova geração fosse mais dependente dEle e não em si mesmos. Ele queria que confiassem nEle e fossem abençoados.

No final dos tempos, antes da entrada na Canaã celestial, Deus diz: Felizes os que guardam Meus mandamentos, “os que lavam as suas vestes, e assim têm direito à árvore da vida e podem entrar na cidade pelas portas.” (Ap 22: 14 NVI). Deus convida: ”Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida “(Apocalipse 22:17).

Aqueles que beberam profundamente da água que Cristo transmite através da Sua Palavra, terão prazer em guardar os Seus mandamentos (João 14:15). Entrarão alegres na cidade e desfrutarão de maior abundância que em qualquer Canaã terrestre (1 Coríntios. 2:9). Não há nada de que se orgulhar; eles foram resgatados de si mesmos e vivem agora para louvar a Deus para sempre.

Ele deseja recebê-lo em casa. Então, gaste tempo em Sua Palavra a cada dia, para que você possa passar a eternidade com Ele no paraíso.

Norman Gulley
Southern Adventist University

Texto original expandido em: https://reavivadosporsuapalavra.org/2012/09/24/

 

Também disponível em: http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/biblia/deut/8 e https://www.facebook.com/ReavivadosPorSuaPalavra
Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/deut/8 e http://revivedbyhisword.org/en/bible/deut/8/
Tradução/adaptação: Jeferson Quimelli/Pr Jobson Santos/Gisele Quimelli
Texto bíblico: Deuteronômio 8
Comentário em áudio
Leituras da semana programa Crede em Seus Profetas: Parábolas de Jesus, caps. 26-27



Deuteronômio 8 – Comentários pr Heber by Jeferson Quimelli
19 de dezembro de 2015, 0:45
Filed under: Sem categoria

DEUTERONÔMIO 8 – Nossas pequenas atitudes diárias são como tijolinhos que constroem o caráter da próxima geração. Se as crianças percebem os pais empenhando-se em criar um ambiente celestial lutando contras as forças do mal, tornando o lar um ambiente feliz, regido por Deus, irão levar isso para toda a vida e aplicarão esse estilo de vida à sua família.

Que tipo de tijolinhos nós, adultos, estamos colocando em nossa sociedade, em nosso lar e em nossa igreja? Que tipo de lar oferecemos a nossos filhos? Que tipo de influência eles estão recebendo diariamente: da palavra de Deus ou, de desenhos, jogos, programas que promovem o reino do diabo?

Reflita:

1. Deus é um Pai por excelência que deseja que Seus filhos humanos sejam excelentes pais. Deus cuida, guia, educa, castiga, orienta, alimenta, sustenta, protege, disciplina, ama, etc. (vs. 1-5);
2. Os adultos precisam entender a importância de obedecer a todos os mandamentos de Deus, ser sempre reverentes, e ser constantemente gratos a Deus pelo alimento e por tudo o que Ele fez, faz e fará (vs. 6-10);
3. A geração atual não deve esquecer-se de Deus. Nem pensar que podem viver sem Ele. Ninguém deve ser orgulhoso, vaidoso, indiferente a Deus; pois Deus é Quem dá forças e habilidades para realizar qualquer atividade, para o trabalho, para administração das rendas e, recursos para se obter riquezas. Ninguém deve desprezar a Deus (vs. 11-18);
4. A desobediência às sábias orientações de Deus desemboca em destruição da próxima geração, elimina a família e, os filhos deixarão de existir devido à tamanha destruição causada pelo pecado (vs. 19-20).

Cada geração deve aprender a rejeitar os erros das gerações anteriores, das gerações pagãs a fim de deixar um legado espiritual elevado. O estilo de vida de alguém reavivado por Deus é diferente do cristão acomodado.

Cada família é responsável por preservar os princípios do reino de Deus, ser proclamadores dos benefícios extraordinários e ordinários da atuação de Deus, relembrar a próxima geração dos milagres que Deus realizou aos antepassados.

Nós precisamos de Deus. Nossas crianças precisam de nós para conduzi-las a Ele. Deus nos dá tudo o que precisamos para atuarmos conforme Seus mandamentos e proclamarmos os Seus atributos.

Desobediência mata (vs. 19-20), obediência vivifica! (vs. 1-2). Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.



Deuteronômio 8 – Comentários selecionados by Jeferson Quimelli
19 de dezembro de 2015, 0:30
Filed under: Sem categoria

Moisés exorta o povo a obedecer e a lembrar-se dos benefícios de Deus (1-6). Apresenta a possibilidade de prosperidade (7-10) e adverte contra o perigo de esquecer-se de Deus (11-20). Bíblia Shedd.

Ele te humilhou. O maná obrigou Israel a reconhecer que dependia de Deus, a fonte última da vida. Bíblia Shedd.

não só de pão viverá o homem. Essas palavras foram citadas por Jesus em Sua tentação. A verdadeira vida não é fruto do bem estar material, mas, sim, da Palavra de Deus, cf 32.46, 27. Bíblia Shedd.

mas de tudo o que procede da boca do Senhor. Ainda mais básico à vida diária do que o alimento físico é a sustentadora Palavra de Deus (Hb 1.3). Bíblia de Genebra.

O pão sustenta, mas não garante a vida, que é a dádiva de Deus aos que confiam na Sua palavra e por elas vivem – trata-se dos seus mandamentos e promessas (cf. v. 1, 18). Bíblia de Estudo NVI Vida.

É importante notar que amais poderosa arma espiritual da qual Jesus lançou mão para derrotar as tentações de Satanás foi a Palavra de Deus. Os três tipos de tentação, dos quais Satanás lançou mão para desviar Jesus na Sua obra de salvação descrevem-se em Mt 4.1-11; as três respostas finais e inabaláveis, que Jesus deu, foram todas tiradas deste discurso de Moisés, e se registram em Dt 6.13; 6.16 e aqui neste versículo. Jesus reconheceu que as palavras que citou são a plena revelação da vontade do Pai, que são a verdade eterna e inabalável, e, citadascom a plena compreensão de seu sentido, com fé inabalável, e com autoridade, são eficazes para enfrentar as forças infernais que desejam estragar o plano divino de restaurar os homens à plenitude da comunhão com Deus. Bíblia Shedd.

como um homem disciplina seu filho. Deus é um pai e Sua disciplina tem o propósito de reformar e instruir. Cf 32.6; Hb 12.5-11. Bíblia Shedd.

Deus permitiu que eles passassem fome, a fim de que Ele pudesse mostrar-lhes o Seu suprimento (v. 3). A disciplina geralmente requer dificuldades iniciais, seguidas de bênção (Pv 3.11-12; Hb 12.5-6). Bíblia de Genebra.