Filed under: Sem categoria
O que significa acrescentar o retirar dos mandamentos de Deus (Dt 4:2)?
Estas leis eram a palavra de Deus e eram completas. Como poderia qualquer ser humano, com sua limitada sabedoria e conhecimento, editar as perfeitas leis de Deus? Adicionar às leis as tornariam um fardo; subtrair das leis as tornariam incompletas. Portanto, as leis deveriam se manter inalteradas. Atrever-se a alterar as lei de de Deus significa assumir uma posição de autoridade sobre Deus, que foi Quem deu as leis (Mt 5.17-19; 15:3-9; Ap 22:18, 19). Os líderes religiosos do tempo de Jesus fizeram exatamente isto; eles elevaram suas próprias leis ao mesmo nível das leis de Deus. Jesus os reprendeu por causa disso (Mt 23:1-4). Life Application Study Bible Kingsway.
As leis dos israelitas ainda se aplicam hoje (Dt 4:8)?
As leis de Deus foram planejadas para guiar todas as pessoas para um estilo de vida que é saudável, correto e de devoção a Deus. Seu propósito era apontar o pecado (ou o potencial pecado) e mostrar o modo correto de tratar com estes pecados. Os Dez Mandamentos, o coração da lei de Deus, é tão aplicável hoje quanto há 3.000 anos atrás porque eles proclamam um estilo de vida aprovado por Deus. Eles são a perfeita expressão do que Deus é e de como Ele quer que seu povo viva.
Mas Deus deu outras leis além dos Dez Mandamentos. São elas igualmente tão importantes? Deus nunca concedeu uma lei que não tivesse um propósito. Contudo, muitas dessas leis que lemos no Pentateuco eram dirigidas especificamente às pessoas daqueles tempo e cultura. Apesar de uma específica lei não se aplicar a nós, a verdade ou princípio por detrás da lei, não afetados pela passagem do tempo, se aplicam.
Por exemplo, os cristãos não sacrificam animais em sua adoração. Contudo, os princípios por detrás dos sacrifícios – perdão pelo pecado e agradecimento a Deus – ainda se aplicam. Os sacrifícios apontavam para o sacrifício definitivo feito por nós por Jesus Cristo. O Novo Testamento diz que com a morte e ressurreição de Jesus Cristo o Antigo Testamento estava cumprido. isto significa que enquanto as leis do AT nos ajudam a reconhecer nossos pecados e a corrigir nossas más obras, é Jesus Quem assumiu nossos pecados. Jesus é agora o nosso exemplo primário a seguir porque Ele somente obedeceu a Lei e representou seu verdadeiro propósito. Life Application Study Bible Kingsway. [Os dez Mandamento representam “o quê“, o padrão de justiça exigido por Deus; As leis cerimoniais representa, “o como“, como livrar-se da penalidade – a morte – pela quebra da lei, e encontram seu pleno e total cumprimento em Jesus].
“Então, vos anunciou Ele a Sua aliança, que vos prescreveu, os dez mandamentos“ (4.13).
Esse título também é usado em Dt 10.4 e Êx 34.28. Os protestantes, geralmente, os dividem em quatro mandamentos que tratam do nosso relacionamento com Deus e seis que tratam do relacionamento com o próximo. Os Católicos Romanos unem [não autorizadamente, em desrespeito a 4:2] o primeiro e o segundo mandamentos e dividem o décimo, do que resulta em três e sete mandamentos [trocando, ainda, o sábado do quarto mandamento por “domingos e festas”]. O mandamento do sábado é crucial: diz respeito a Deus e também visa o benefício tanto dos homens quanto dos animais (Mc 2.27). Bíblia de Genebra.
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário