Filed under: Sem categoria
O último livro da Torá/o Pentateuco!
Um livro amplamente citado por Jesus, em especial quando tentado. Faríamos muito bem em estudá-lo cuidadosamente!
Filed under: Sem categoria
NÚMEROS 36 – Concluiu-se quarenta anos de aprendizado, se realmente houve aprendizado. Após quarenta anos no deserto, o povo de Deus entraria na Terra Prometida. Deus promete; Deus cumpre.
Este é o último capítulo do livro de Números. “A narrativa final em Números destaca o desejo das filhas de Zelofeade de ter parte na herança da terra. Deus premiou o anseio delas por sua promessa provendo leis de herança para familiares que não possuíssem herdeiros do sexo masculino” (Eugene H. Merrill).
R. Dennis Cole destaca estes tópicos:
1. Leis da Herança: Esclarecimentos de Zelefeade (Leis e terra):
• Precedente legal: Contexto histórico da petição das filhas de Zelofeade (vs. 1-2);
• Caso apresentado pelos clãs de Gileade (vs. 3-4);
• Moisés apresenta o caso de concessão segundo o mandato de Jeová (vs. 5-12).
2. Conclusão do caso e do livro de Números (v. 13).
Após as últimas orientações e os últimos detalhes resolvidos, “estava tudo pronto para a declaração final da aliança incorporada no livro de Deuteronômio e para a conquista de Canaã relatada no livro de Josué” (Merrill).
Aplicações:
1. Procurar um líder verdadeiramente espiritual ao visualizar problemas à frente resulta em bênçãos; sem orientação, o problema vem à tona como uma enxurrada de drásticas consequências.
2. Mulheres tem valor, não devem jamais ser desprezadas por um servo de Deus; ao pedirem conselhos, nunca deveriam ser prejudicadas, ao contrário, elas precisam concluir que valeu à pena aconselhar-se com um líder espiritual.
3. Procurar seguir orientações de um servo de Deus irá proteger a família e a propriedade; acatar bons conselhos sempre resulta em verdadeira prosperidade, seja física, emocional, social ou espiritual.
4. Mulheres são pessoas tão importantes aos olhos de Deus como são os homens; Deus cuida de ambos com amor e preza pelo futuro de ambos; portanto, mulheres e homens estão incluídos em Suas sublimes promessas no Antigo e no Novo Testamento.
A herança celestial é nosso destino final (Filipenses 3:20-21; I Pedro 1:3-5). Aqui neste Planeta os cristãos verdadeiros são peregrinos em terras estrangeiras (Hebreus 11:13-16). Portanto, as lições aprendidas no livro de Números nunca deveriam ser ignoradas (I Coríntios 10:11).
Na jornada da vida precisamos da proteção e orientação de Deus e buscar incessantemente a santificação, ignorá-los implica desviar-se do caminho do Céu. Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
Gostaria de saber: O que você aprendeu do livro de Números?
Filed under: Sem categoria
Comentário devocional:
Em Números 27, cinco irmãs, descendentes de José, vieram perante Moisés e a comunidade para discutir uma questão de propriedade da terra. O que acontece com a terra de um homem quando ele morre e não deixa herdeiros do sexo masculino? Não deveriam suas filhas herdar o que por direito pertence à família? Moisés levou a pergunta a Deus que confirmou que assim eles deveriam fazer.
No entanto, no capítulo 36, o problema se torna um pouco mais complicado. Muito provavelmente uma ou mais dessas cinco filhas, que se tornaram proprietárias de terras em resultado da decisão no capítulo 27, falou sobre seu desejo de se casar. E uma delas, provavelmente, colocou seu olhar em um certo rapaz de outra tribo, razão pela qual os líderes da meia tribo de Manassés vieram a Moisés com a questão. Se as filhas, que agora são proprietárias, decidirem se casar com alguém de fora de nossa tribo, a quantidade de terras da tribo será reduzida?
Novamente Moisés busca o conselho de Deus. A resposta dada é que as mulheres que possuem terra podem se casar com quem desejarem, desde que se casem com um homem de sua própria tribo. A liberdade de escolha sempre vem com condições. O conselho e a instrução de Deus nunca deveriam ser consideradas restritivas ou injustas. (Ver Desejado de Todas as Nações, p. 761-764).
Fred Knopper
Adventist Media Center
Texto original expandido em: https://reavivadosporsuapalavra.org/2012/09/16/
Também disponível em: http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/biblia/num/36 e https://www.facebook.com/ReavivadosPorSuaPalavra
Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/num/36 e http://revivedbyhisword.org/en/bible/num/36/
Tradução/adaptação: Jeferson Quimelli/Pr Jobson Santos/Gisele Quimelli
Texto bíblico: Números 36
Comentário em áudio
Filed under: Sem categoria
Algo muito importante na vida é nos certificarmos de que estamos fazendo as perguntas certas. Caso contrário, as conclusões que alcançarmos talvez não resolvam os problemas reais em jogo. Qual é o problema real por trás das perguntas que estão sendo feitas em Números 36 e anteriormente em Números 27?
A liberdade de escolha sempre vem com condições. Posses também vêm com condições. As questões levantadas nestes capítulos lidam com questões fundamentais acerca dos direitos individuais. São os direitos de um indivíduo determinados pela raça, cor ou sexo? Até que ponto vão os direitos individuais? A liberdade individual é ilimitada?
No céu, uma das acusações de Satanás contra Deus era de que Ele era injusto em suas relações. Satanás desejava liberdade ilimitada e se sentiu restringido pela lei do amor. Os pecadores sempre acharão que a atitude e os métodos de Deus são restritivos, porque o egoísmo nunca se dá por satisfeito. O conselho e a instrução de Deus nunca deveriam ser consideradas restritivas ou injustas. (Ver Desejado de Todas as Nações, p. 761-764).
A instrução de Deus em Números 27 sinalizou que as mulheres deveriam ter o direito à propriedade – o que poderia ter sido considerado uma posição bastante radical em uma sociedade dominada por homens, se você considerar o contexto cultural daquela época. Mas a resposta de Deus em Números 36 limita os direitos individuais em favor dos direitos da tribo.
A liberdade tem limites e propriedade da terra tem condições. Por toda a eternidade sempre haverá limites e condições. A lei de causa e efeito não irá desaparecer de repente na Segunda Vinda.
Fred Knopper
https://reavivadosporsuapalavra.org/2012/09/16/
Filed under: Sem categoria
O trigésimo sexto capítulo nos ensina: 1) Assuntos aparentemente triviais podem envolver grandes princípios. Não existe nada na vida humana que não seja uma profunda questão de moralidade, uma vez que seja examinada a fundo; 2) A certeza inabalável da nossa herança em Cristo, 1 Pe 1:4; 3) A solução de todos os problemas, grandes e pequenos, se faz “segundo o mandado do Senhor” (v 5), a vontade divina que se descobre na Palavra de Deus. Bíblia Shedd.
1 filhos de Gileade. Eles representavam a outra metade da tribo de Manassés, que não tinha se estabelecido no lado leste do Jordão, na terra de Gileade, mas que receberia sua herança na terra de Canaã. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 1038.
falaram diante de Moisés. Era uma reunião entre Moisés e toda a assembleia (ver Nm 27:2). CBASD, vol. 1, p. 1038.
2 O SENHOR ordenou. Note-se que não se trata de uma decisão feita por Moisés, mas sim de um consulta feita ao Senhor. Bíblia Shedd.
3 diminuída da herança de nossos pais. O desejos expresso era o de impedir mudanças constantes nos limites tribais, caso as posses das mulheres fossem transmitidas aos filhos gerados com esposos de outras tribos. CBASD, vol. 1, p. 1038.
6 na família da tribo de seu pai. Duas limitações foram dadas. As mulheres sem irmãos não deviam se casar com homens de outras tribos, nem com homens de outro clã da mesma tribo. Essas duas precauções preservariam as famílias e as heranças, tão importantes para a economia israelita. CBASD, vol. 1, p. 1038.
10 As filhas de Moisés fizeram conforme o Senhor havia ordenado. O livro de Números, que tantas vezes apresenta a rebelião do povo de Deus contra a Sua graça e em desafio à Sua vontade, termina numa nota feliz. Essas mulheres nobres, que se preocupavam com o nome de seu pai e com a posição delas na terra prometida, obedeceram ao Senhor. Bíblia de Estudo NVI Vida.
se casaram com os filhos de seus tios paternos. Ou seja, os primos delas, filhos dos irmãos de seu pai (ver 1Cr 23:22). CBASD, vol. 1, p. 1038.
13 São estes os mandamentos. Este posfácio provavelmente se refere a todo o livro de Números (ver Lv 27:34), incluindo, em particular, seus preceitos quanto ao culto (Nm 28 a 30) e às leis civis (Nm 27:11; 35:29). CBASD, vol. 1, p. 1038.
nas campinas de Moabe. Lugar no qual os israelitas estavam reunidos para a travessia do Jordão, para entrar na Terra Prometida. … Agora segue-se o livro de Deuteronômio, que é realmente o discurso que Moisés fez para preparar os israelitas para tomar posse da Terra Prometida. Relembra o passado, exorta para o futuro e dá leis para todos os tempos. Bíblia Shedd.
O livro de Números cobre 39 anos e termina com os israelitas posicionados próximos ao Rio Jordão com a terra prometida à vista. As jornadas no deserto chegaram a um fim e o povo se prepara para o próximo grande passo – a conquista da terra. O apóstolo Paulo diz que os eventos descritos em Números são exemplos que nos advertem e nos ajudam a evitar os erros dos israelitas (1Co 10:1-12). De suas experiências nós aprendemos que a descrença é desastrosa. Aprendemos também a não desejar pelos prazeres do passado, evitar a reclamação e se manter distante de qualquer forma de transigência.Se escolhemos deixar Deus guiar nossas vidas, não podemos ignorar Sua mensagem no livro de Números. Life Application Study Bible.