Filed under: Sem categoria
1 Passadas estas coisas. Cerca de sessenta anos se passaram entre os eventos do final do cap. 6 [516 a.C.] e o início do cap. 7 [458 a.C.]. Com base em Esdras e Neemias, a única informação sobre este período é a respeito da oposição nos dias de Assuero (4.6) – os eventos no Livro de Ester ocorreram durante esse período (Et 1.1) (Bíblia de Genebra).
5 Finéias. O sacerdote que era zeloso pela pureza do povo (Nm 25.7-13). Com Zadoque, simboliza os antecedentes do zelo de Esdras. Filho de Arão. Esta genealogia, abreviada para só mencionar os nomes mais destacados, revela Esdras como o herdeiro da posição de sumo sacerdote (Bíblia Shedd).
6 Oitenta anos após o retorno dos primeiros exilados a Jerusalém (2:1), Esdras retornou. Esta foi sua primeira viagem e levou quatro meses. O templo já estava erigido há 58 anos (Life Application Study Bible Kingsway NIV).
escriba. Heb sôpher, “secretário”, “perito em livros”, e depois recebendo o significado técnico de “estudioso da lei de Deus, com a finalidade de ensiná-la” (Bíblia Shedd).
…homem versado na exposição das Escrituras. Esdras é o primeiro de uma linhagem de famosos judeus eruditos, que no tempo de Cristo incluía homens como Hillel e Gamaliel, a quem os judeus consideravam sucessores dignos de Esdras (CBASD-Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 3, p. 396).
No período do NT eram chamados “Rabi” (Biblia de Estudo NVI Vida)
6-10 Esdras demonstrou que um abençoado professor de Bíblia pode fazer o povo de Deus avançar. Ele era eficaz porque era um estudante aplicado da Lei do Senhor e porque estava determinado a obedecer estas leis. Ele falava tanto por palavras quanto por exemplo. Como Esdras, nós também devemos decidir estudar e obedecer a Palavra de Deus (Life Application Study Bible Kingsway NIV).
7 também subiram. A segunda parte deste Livro [Esdras] se dedica a narrar a história do grupo que voltou a Jerusalém com Esdras, cujo nome significa “Auxiliador” (Bíblia Shedd).
10 disposto. Esdras era um homem consagrado. O alvo e a ambição de sua vida era conhecer a vontade de Deus, cooperar com Ele e ensinar os outros a fazer o mesmo. Este foi o homem que Deus chamou naquele momento para fazer uma obra especial (CBASD, vol. 3, p. 396).
disposto … para buscar a Lei do Senhor, e para a cumprir. A única maneira de compreendera Escritura é estar disposto para cumpri-la (Comentário Bíblico Devocional VT – F. B. Meyer).
12 Escriba da lei do Deus do céu. …o título designa um alto oficial da chancelaria persa responsável pelos negócios pertinentes “à Lei do Deus do céu”; portanto, Esdras era um relator dos negócios religiosos judeus no governo persa (CBASD, vol. 3, p. 397).
14 Os sete conselheiros eram a suprema corte de Artaxerxes (Life Application Study Bible Kingsway NIV).
17 diligentemente comprarás. Ou, “comprarás criteriosamente”. Artaxerxes não estava preocupado com a rapidez com que o dinheiro seria gasto, mas com a eficiência de seu uso (CBASD, vol. 3, p. 398).
23 tudo quanto vos pedir. Aí estava a colheita das orações e das lágrimas de Daniel (Comentário Bíblico Devocional VT – F. B. Meyer).
25 que lhas façam saber. Esdras, que era provavelmente responsável pela elaboração do decreto, deve ter descoberto algo a respeito das condições espirituais existentes na Judéia, que o haviam convencido da necessidade de instruir na Lei do Senhor os exilados que retornaram. Sabendo que sua convicção pessoal sobre o assunto não teria muito peso diante da liderança da Judéia, ele garantiu, através da autorização real, essa obra a fim de que os judeus não fossem tentados a afrouxar esse aspecto de seu programa de reforma (CBASD, vol. 3, p. 400).
26 observar a Lei do teu Deus. Tão grande era seu respeito ela lei que [o rei] praticamente deixou Esdras fazer o que entendesse ser o melhor. Essa reverência para com a lei de Deus vinda de um monarca pagão nos envergonha. Procuremos exaltá-la mais nós também! Sejamos o povo do Livro e o exaltemos, como por ele somos exaltados, até na opinião daqueles que não o reverenciam! (Comentário Bíblico Devocional VT – F. B. Meyer).
Este versículo mostra que até o imperador reconhecia claramente que a infidelidade à vontade de Deus se constitui, realmente, na pior traição contra o império, contra sua prosperidade e contra sua sobrevivência física, moral e espiritual (Bíblia Shedd).
27 Bendito seja o Senhor. Esdras bendisse ao Senhor por tudo que Deus havia feito por ele e através dele. Esdras honrou a Deus através de sua vida, e Deus o honrou. Esdras poderia ter suposto que a sua grandeza e carisma tivessem obtido a vitória junto ao rei e seus príncipes, mas ele deu os créditos a Deus. Nós, também, deveríamos ser gratos a Deus por nosso sucesso e não pensar que o conseguimos pela nossa própria força (Life Application Study Bible Kingsway NIV).
Filed under: Sem categoria
Resumo:
Esdras vai a Jerusalém para ensinar a lei. Artaxerxes escreve: "Decreto que todas as necessidades de Esdras sejam atendidas". Assim Esdras enche-se de coragem.
Comentário devocional:
A obra de Deus não se encerra com construções. Enquanto o Capítulo 6 registra a conclusão do templo (em 516 a.C.), o capítulo 7 começa a narrar a jornada de fé de Seus filhos que voltaram para Jerusalém 48 anos depois (em 458 a.C.), numa jornada de reavivamento e reforma.
Esdras foi o homem que Deus escolheu para liderar neste trabalho. O testemunho diz: "Esdras era escriba versado na Lei de Moisés" (verso 6). Mas ele não só era especialista na Lei de Deus; a Bíblia nos relata: "Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do Senhor, e para a cumprir." Uma coisa é conhecer a lei, outra, é tentar fazer o que a lei diz.
Deus está pronto a mover os corações de qualquer um, sejam eles pagãos ou estejam de acordo com Seus objetivos, para cumprir Seus propósitos. O rei Artaxerxes respondeu à graça de Deus e ofereceu fundos estatais para serem usados no acabamento da casa do Senhor em Jerusalém (verso 27). Quando as pessoas respondem ao chamado de Deus, Deus provê os meios necessários para fazer a Sua vontade.
"Deus de Abraão, prepare hoje homens e mulheres, que respondam à Sua graça, como o fez Esdras."
Pardon Mwansa
Vice-Presidente Geral
Conferência Geral
Trad JAQ/GASQ
Filed under: Sem categoria
2 se achou um rolo. Quanta coisa dependia do encontro daquele rolo! Mas Deus sabia onde estava, e os levou a descobri-lo, e inclinou Dario a ratificá-lo. Quando nos sentimos ansiosos e perturbados acerca das nossas relações com nossos semelhantes, não adianta nada nos entristecermos; será melhor confiarmos. Documentos perdidos, corações estremecidos, meadas embaraçadas, entreguemos tudo nas mãos do Pai (Comentário Bíblico Devocional – VT, F. B. Meyer).
4 pedras grandes … madeira. Esse projeto visava, provavelmente, a almofadar o edifício contra choques sísmicos (Bíblia de Estudo NVI Vida).
8 pagas pela tesouraria do rei. Era política sistemática dos reis persas ajudar a reparar santuários dentro de seu império (Bíblia de Estudo NVI Vida).
A dificuldade levantada pelos inimigos dos judeus na verdade redundou em benefício destes (Comentário Bíblico Devocional – VT, F. B. Meyer).
10 Orem pela vida do rei. O império persa procurava sistematicamente a boa vontade das influências religiosas, e os judeus, por suas vez, tinham o costume de orar em favor dos líderes políticos de todos os lugares, para onde se espalhavam. Ver 1Tm 2.1-2 (Bíblia Shedd).
11 empalado. De acordo com Heródoto (3.159), Dario I empalou 3 mil babilônios quando conquistou a cidade da Babilônia.
13,14 As obras do templo tinham avançado pouco, não somente por causa da oposição, mas também porque os que voltaram se preocupavam mais com suas casas (Ag 1.2-9). Como colocaram seus interesses em primeiro lugar, Deus lhes enviou a fome como castigo (Ageu 1.5, 6, 10, 11). Com o ânimo advindo da pregação de Ageu e Zacarias e sob a liderança de Zorobabel e de Jesua, iniciou-se novo esforço (Ag 1.12-15) (Bíblia de Estudo NVI Vida).
15 Acabou-se esta casa. O templo se completou em 516 a.C., no dia 10 de março; … O que faltou do templo era a arca da aliança simbolizando a presença de Deus que desapareceu sem deixar sinal por ocasião da destruição do templo de Salomão. Também não se fala mais do fogo perpétuo (Bíblia Shedd).
A longo prazo, o segundo templo, embora não fosse tão grandioso quanto o primeiro, acabou durando muito mais tempo. A planta geral do segundo templo era semelhante à do templo de Salomão, mas o Lugar Santíssimo foi deixado vazio porque a arca da aliança se havia perdido na conquista babilônica. De acordo com Josefo, no Dia da Expiação [Yom Kippur] o sumo sacerdote colocava seu incensário na placa de pedra que marcava a antiga localização da arca (Bíblia de Estudo NVI Vida).
14 Esdras cuidadosamente destacou que a reconstrução do templo foi ordenada primeiramente por Deus e, então, pelos reis, que eram Seus instrumentos. É irônico e maravilhoso que o trabalho de Deus tenha sido completado por uma descoberta em um parágrafo perdido em uma biblioteca pagã. Toda a oposição de forças poderosas foi interrompida por uma cláusula em um documento legal. A vontade de Deus é suprema sobre todos os governantes, todos os eventos históricos e todas as forças hostis. Ele pode nos livrar através de meios que não podemos nem imaginar. Se crermos em Seu poder e amor nenhuma oposição poderá nos deter (Life Application Study Bible Kingsway NIV).
16 Celebraram. Há tempo para celebrar, mas também há um tempo para trabalhar. Ambos são apropriados e necessários à adoração a Deus e ambos Lhe agradam (Life Application Study Bible Kingsway NIV).
O povo de Deus se alegra porque ele sabe que o seu Mestre controla não apenas o universo, mas também o destino e vidas de indivíduos e povos (Andrews Study Bible).
É muito provável que os Salmos 146-150 tenham sido compostos por esse tempo. Na Septuaginta são chamados de “Salmos de Ageu” (Comentário Bíblico Devocional – VT, F. B. Meyer).
“Dedicação” traduz a palavra aramaica hanukkah. Esse mesmo nome – hanukkah – é dado ao feriado em dezembro que celebra a reconquista do templo nas mãos dos selêucidas e sua nova dedicação (165 a.C.) (Bíblia de Estudo NVI Vida).
17 Cem novilhos. Pouca coisa, em comparação com a inauguração do templo de Salomão (1Rs 8.63), mas Deus aceita a oferta “conforme o que o homem tem” (2 Co 8.12) (Bíblia Shedd).
22 mudando o coração. Você já levou em consideração que Deus muda a atitude de uma pessoa ou grupo de pessoas? Deus é infinitamente poderoso, Sua visão e sabedoria transcendem as leis da natureza humana. Enquanto você pode sempre mudar sua atitude, lembre-se que Ele pode mudar a atitude de outros (Life Application Study Bible Kingsway NIV).
Rei da Assíria. Um dos títulos do imperador persa; ocorre aqui para destacar como Deus mudou aquele antigo império, que tinha sido o causador da destruição de Israel, de de Judá (sob os caldeus) e que agora veio a pertencer aos reis da Pérsia (Bíblia Shedd).
Filed under: Sem categoria
Resumo:
Dario emite um decreto. "O custo para a reconstrução do templo virá do tesouro real". O templo é concluído e os Israelitas celebram a Páscoa por sete dias.
Comentário devocional:
Obtendo mais do que podemos pedir
Se os filhos de Deus estão dispostos a confiar nEle, mesmo em meio a oposição, Deus os libertará e lhes dará mais do que eles pedem. Quando foram feitas as investigações sobre os registros históricos, Dario não só emitiu um decreto, permitindo que o povo de Deus construisse o templo, mas que os meios (recursos materiais) para isso deveriam vir do estado!
Isso demonstra o quanto o nosso Deus pode fazer por aqueles que têm fé nEle!
A ajuda veio de Dario, alguém que não era adorador de Deus. Deus não está limitado aos meios que ele pode usar para realizar a Sua vontade!
Pela fé, o Templo de Deus foi concluído (verso 15) e o povo de Deus celebrou o que Deus havia feito. Com o templo concluído, eles puderam começar a sacrificar as ofertas a Deus, tais como as ofertas pelo pecado e os sacrifícios necessários para a Páscoa.
O povo de Deus sempre deve procurar construir a casa de Deus, para que tenha um lugar onde possam adorá-Lo. Tendo em vista que somos templos de Deus, devemos fazer todo o possível para honrar a Deus através de nossos corpos. Erigir um templo físico nos permite ter um lugar onde podemos nos encontrar com Deus em adoração
"Senhor, mostra-nos a tua glória!"
Pardon Mwansa
Vice-Presidente Geral
Conferência Geral
Trad/Adap JAQ/GASQ
Filed under: Sem categoria
1 Ageu e […] Zacarias. Começando em 29 de agosto de 520 a.C. (Ag 1.1) e continuando até 18 de dezembro (Ag 2.1,10,20), o profeta Ageu entregou uma série de mensagens para despertar o povo à retomada das obras do templo. Dois meses depois do primeiro discurso de Ageu, Zacarias uniu-se a ele (Zc 1.1) (Bíblia de Estudo NVI Vida).
A profecia não estava morta após o exílio. Deus continuou falando ao Seu povo. […] A avaliação de Ageu da comunidade revela que a interrupção da construção nao aconteceu apenas devido a pressões externas, mas também como resultado de prioridades erradas (Ag 1:4). O egoísmo torna as bênçãos de Deus impossíveis (Ag 1:6,9) (Andrews Study Bible).
1 Fora o desanimo do povo perante a oposição que permitiu a paralisação do trabalho. Com a exortação dos profetas Ageu e Zacarias, cujas palavras se registram nos seus Livros, a obra reiniciou-se em 520 a.C., depois de quinze anos de interrupção (desde 536-535 a.C.) (Bíblia Shedd).
Filed under: Sem categoria
Comentário devocional:
Deus está procurando por homens e mulheres de fé
No capítulo 4, o rei da Pérsia, ordenou que o povo de Deus interrompesse a reconstrução do Templo de Deus. Agora, neste capítulo, os profetas de Deus, Ageu e Zacarias exortam o povo de Deus a ir em frente com o projeto de construção, pedindo-lhes que confiem em Deus. Zorobabel e Josué são encorajados, pessoas são mobilizadas e se levantam para continuar a construção do Templo, a despeito da carta do rei Artaxerxes (4:17-22). "Porém os olhos de Deus estavam sobre os anciãos dos judeus, de modo que não foram obrigados a parar, até que o assunto chegasse a Dario", que agora era o rei (5: 5).
Os olhos de Deus estão sempre sobre aqueles que fazem Sua vontade, mas Ele precisa de homens e mulheres informados dos fatos e capazes de apresentá-los àqueles em posição de autoridades, em defesa de seu caso.
Quando Tatenai, o governador persa local, escreveu uma carta a Zorobabel, desafiando-o a parar o trabalho (versos 3 e 6), o povo de Deus escreveu uma resposta na qual eles apresentaram informações adicionais e pediram que uma investigação fosse conduzida para o caso em questão.
A carta resposta dos restauradores do templo expressa cuidadoso tato, sabedoria e conhecimento. E isto muito influiu positivamente no destino do povo judeu.
O povo de Deus não deve se contentar em saber apenas um pouco. Deve buscar adquirir conhecimento e desenvolver suas habilidades. Deus quer que sejamos cabeça e não cauda, mesmo em conhecimento. E ele ampliará e utilizará nossas capacidades para superarmos as adversidades.
"Deus, aumente diariamente a nossa fé para que, apesar da oposição, confiemos em Ti e sempre avancemos."
Pardon Mwansa
Vice-Presidente Geral
Conferência Geral
Trad/Adap JAQ/GASQ
Filed under: Sem categoria
2 Estes inimigos afirmavam que adoravam o mesmo Deus que Zorobabel e os demais judeus. Em certo sentido, isto era verdade; ele adoravam a Deus, mas também adoravam outros deuses (ver 2Rs 17:27-29, 32-34, 41). Aos olhos de Deus, isto não é adoração – é pecado e rebelião. A verdadeira adoração envolve adoração somente a Deus (Êx 20:3-5). Para estes estrangeiros, Deus era apenas mais um “ídolo” a ser adicionado às suas coleções. Sua verdadeira intenção era perturbar o projeto do templo. Os crentes, hoje, devem se precaver com relação aos que afirmam ser cristãos, mas suas ações revelam claramente que eles estão usando o cristianismo para servir aos seus próprios interesses (Life Application Study Bible Kingsway NIV).
4,5 O desencorajamento e o medo são dois dos maiores obstáculos para completar a obra de Deus.Muitas vezes eles aparecem aonde e quando você menos espera. O desencorajamento devora a sua motivação e o medo nos paralisa de modo que não conseguimos agir. Lembre-se que o povo de Deus em todas as épocas tem enfrentado estes problemas e Deus os tem ajudado a superá-los. Ao estar junto com outros crentes você pode superar o medo e o desencorajamento e completar a vontade de Deus (Life Application Study Bible Kingsway NIV).
6-23 reinado de Assuero … acusação … Artaxerxes. Este material é uma seção separada que descreve a oposição à construção dos muros após Dario e durante os reinados de Xerxes (486-465 a.C.) e de Artaxerxes I (465-424 a.C.). A narrativa justifica chamar os povos circunvizinhos no v.1 de “adversários”. Mostra também que a oposição não foi um problema passageiro, mas uma antevisão de uma prolongada oposição ao povo de Deus na reconstrução da “casa” de Deus, o templo, e também da cidade e da nação (Bíblia de Genebra).
Resumo:
Inimigos atrapalham o trabalho em Judá. O comandante Reum e o secretário Sinsai escrevem uma carta ao rei dizendo que Jerusalém é uma cidade rebelde. O rei Artaxerxes ordena a paralização da obra, que só recomeça no segundo ano do reinado de Dario, rei da Pérsia.
Comentário devocional:
Deus triunfará no Grande Conflito
Cada vez que Deus começa uma reforma entre o Seu povo, o inimigo se opõe à obra de Deus. Isso acontece tanto na vida das pessoas, individualmente, quanto no movimento espiritual de Deus como um todo. Quando Zorobabel e o povo de Deus iniciaram o trabalho de reconstrução do Templo de Deus, Reum, o comandante persa local, e Sinsai, o escriba persa, começaram a trabalhar contra o povo de Deus, escrevendo uma carta para Artaxerxes, rei da Pérsia, deturpando o que estava acontecendo.
Como neste episódio, às vezes o trabalho de oposição parece triunfar e derrotar os que estão do lado de Deus. Mas mesmo que na aparência pareça que o povo de Deus está sendo derrotado, quem escreverá o último capítulo é Deus e neste capítulo está escrito que Seus servos e Sua vontade triunfarão! Ele fez isso com Daniel e os três rapazes hebreus em Daniel 3 e 6, na reconstrução do templo e dos muros de Jerusalém e também fará conosco: “E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 28:20).
“Pai Celestial, ajuda-nos a confiar que quando você está do nosso lado, derrotaremos o inimigo.”
Pardon Mwansa
Vice-Presidente Geral
Conferência Geral
Filed under: Sem categoria
Nota-se neste terceiro capítulo que os israelitas aprenderam que a pedra fundamental de uma nação é a verdadeira religião, e assim, cuidaram primeiro de ter um altar que simboliza o (sacrifício e a oração) antes de falarem de Carta Magna, comércio, indústria, direitos civis, eleições, etc. Nada fica de pé a não ser aquilo que esteja firme no Senhor (Sl 127.1-2) (Bíblia Shedd).
2 Jesua […] Zorobabel. O sacerdote tem precedência sobre o líder civil, tendo em vista a natureza da ocasião (Bíblia de Estudo NVI Vida).
holocaustos. Os holocaustos eram a oferta básica (Lv 1), mas também havia outras ofertas (Lv 5). Os holocaustos eram a base contínua sobre a qual um povo pecaminoso podia viver na presença de um Deus santo (êx 29.42). Isso prenunciava o futuro sacrifício de Cristo como o sacrifício final que leva os pecadores à presença de Deus (Hb 10.19-20) (Bíblia de Genebra).
como está escrito. Sob a liderança de homens como Daniel e Ezequiel, os exilados decidiram, desde o início, começar a Adorar a Deus de acordo com a Sua vontade expressa e não cais outra vez nos pecados da indiferença e da idolatria devido aos quais sofreram tanto (CBASD – Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 3, p. 365).
3 sob suas bases. Ou, “em seu lugar”, signficando que o altar foi erguido no lugar exato onde o antigo altar de holocaustos havia sido construído no templo de Salomão (CBASD, vol. 3, p. 365).
estavam sob o terror. Embora o povo houvesse retornado havia pouco tempo de Babilônia, já estavam conscientes da hostilidade dos povos vizinhos, descontentes pelo retorno dos judeus à sua terra. Os vizinhos devem ter ocupado algumas partes da Judeia durante o exílio e então lhes era ordenado que devolvessem as propriedades aos seus antigos donos. … Essa hostilidade deve ter sido expressa através de ameaças (CBASD, vol. 3, p. 365).
5 lua nova. O primeiro dia de cada mês (lunar) era uma festa religiosa (Nm 28-11-15; Cl 2.16) (Bíblia Shedd).
8 Porque o templo do Senhor foi reconstruído antes mesmo que os muros da cidade? O templo era utilizado para fins espirituais; o muro para fins militares e políticos. Deus tinha sido sempre o protetor da nação e os judeus sabiam que uma grande muralha de pedras não os protegeria se Deus não estivesse com eles. Eles sabiam que colocar sua vida espiritual em dia era mais importante que garantir a defesa nacional (Life Application Study Bible).
12 porém muitos … já idosos … choraram . Cinquenta anos após sua destruição, o templo estava sendo reconstruído (536 a.C.). Alguns dos mais idosos se lembraram do templo de Salomão e choraram porque o novo templo não era tão glorioso quanto o primeiro. Mas as belezas do edifício não eram, nem de perto, tão importantes quanto a atitude dos construtores e adoradores. Deus se importa mais com o que somos do que com o que nós fazemos. Nosso mundo está sempre mudando e grandes realizações desmoronam e desaparecem. Busque servir a Deus de todo o coração. Então você não precisará comparar o seu trabalho com o de ninguém (Life Application Study Bible).
Era um “dia dos humildes começos” (Zc 4:10), e o novo edifício, em comparação com o antigo, parecia ser “nada” (Ag 2:3). Salomão havia empregado os melhores artesãos de seu próprio país que alcançava a fronteira do egito ao Efrates, e também os construtores mais hábeis das terras vizinhas, como os de Tiro. Zorobabel dependia de seus próprios súditos, os poucos cidadãos da pequena província da Judéia (CBASD, vol. 3, p. 368).
As lágrimas dos membros mais idosos da comunidade não eram lágrimas de alegria, mas de desapontamento por causa do contraste entre este pequeno começo (cf Zc 4.10) e o esplendor do templo de Salomão. Desapontamentos similares seriam, posteriormente, repreendidos (Ag 2.1-5), mas pelo momento a alegria do Senhor era a força de muitos (Bíblia de Genebra).
“Nós vimos”, diziam os anciãos, “e os velhos tempos eram melhores do que estes.” “Nós veremos,” diziam os moços, “e faremos os dias futuros melhores que todos os que já existiram desde o princípio do mundo!” (Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento, F.B.Meyer).
Filed under: oração
Resumo:
No sétimo mês eles celebram a festa das cabanas e começam a oferecer holocaustos ao Senhor. Quando os construtores lançaram os alicerces do templo os sacerdotes e Levitas cantaram louvores ao Senhor.
Comentário devocional:
O altar de Deus em primeiro lugar
A primeira coisa que aqueles que retornaram a Jerusalém fizeram, mesmo antes de começarem a reconstruir a casa de Deus, foi construir um altar para Deus para oferecer holocaustos. Imediatamente após concluírem a construção do altar, começaram a queimar as ofertas da “manhã e à noite” (verso 3).
A primeira coisa fundamental entre os filhos de Deus, onde quer que estejam, é estabelecer uma vida regular de oração. A oração é o meio pelo qual os filhos de Deus se mantém em contato com Deus.
Quando foram lançados os alicerces do templo e as pessoas se reuniram para agradecer a Deus por isso, houve reações mistas (versos 10-13). Aqueles que tinham visto o templo de Salomão “choraram em alta voz”, enquanto que aqueles que não tinham visto gritaram de alegria quando da colocação desta fundação.
Diferentes gerações podem ver as coisas de forma diferente por conta de suas experiências e histórias. Eu tenho visto, até hoje, como diferentes gerações respondem de forma diferente aos mesmos eventos.
É bom parar, agradecer e louvar a Deus e por cada coisa que Ele nos ajuda a realizar. Após a conclusão da fundação, eles louvaram a Deus. Nós não temos que esperar até que todas as coisas sejam concluídas para louvarmos a Deus.
“Pai Celestial, nos ajude a encontrá-lo no altar de oração todas as manhãs e todas as noites e todo o tempo.”
Pardon Mwansa
Vice-Presidente Geral
Conferência Geral
Trad JAQ/GASQ