Reavivados por Sua Palavra


I Samuel 19 – quinta, 27.12.2012 by Jeferson Quimelli
26 de dezembro de 2012, 23:02
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico à I Samuel 19

Texto de hoje do blog da Bíblia:


Se o pecado não é confessado e abandonado ele irá crescer e apodrecer até resultar em nada menos do que assassinato. O ódio começou no céu com Lúcifer (Isaías 14) e culminou com a morte de Jesus. Semelhante ódio continua hoje a levar perseguição e assassinato ao povo de Deus (Apocalipse 12:12). Isto é o que vemos acontecer em 1 Samuel 19 com o rei Saul. Inicialmente ele era um homem orgulhoso, depois ficou com inveja quando alguém passou a ser estimado mais do que ele mesmo, se encheu de ódio e, finalmente, tornou-se disposto a matar o próprio ungido de Deus. Felizmente Deus não deixou Davi à mercê da vingança de Saul. Neste capítulo, vemos como Deus levantou três intercessores diferentes para se interporem em favor de Davi.
O primeiro intercessor é Jônatas, suplicando a seu pai pela vida do seu amigo, com o risco de sua própria vida. É este o tipo de intercessor que estamos sendo para o povo escolhido de Deus? “Somos um amigo mais chegado que um irmão?” Prov. 18:24.
O segundo intercessor é a esposa de Davi, Mical, a filha de Saul. Ela não apenas professa amar seu marido, mas se empenha de todo o seu coração e força física a fim de ajudá-lo a escapar. É este o tipo de intercessor que estamos dispostos a ser, transformando em ações a nossa retórica de amor, mesmo quando isso significa arriscar a nossa reputação? “Sede praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” Tiago 1:22 NVI.
O terceiro intercessor em favor de Davi é o profeta Samuel. E talvez a sua intercessão seja a mais importante das três. Neste capítulo, não o vemos argumentando com Saul ou agindo fisicamente a fim de salvar a vida de Davi, como os dois primeiros fizeram. Em vez disso, vemos o resultado que só poderia ter vindo de suas fervorosas orações. Vemos em operação aqui uma atuação tão poderosa do Espírito Santo de modo que ninguém, nem mesmo o rei Saul, conseguiu fazer mal a Davi. Este é um paralelo poderoso da história de Balaão em Números 23:8, onde ele mesmo é forçado a reconhecer: “Como posso amaldiçoar a quem Deus não amaldiçoou? Como posso pronunciar ameaças contra quem o Senhor não quis ameaçar? ” (NVI).
Eu acho que através desta história Deus quer nos ensinar a vital necessidade que Ele tem de intercessores. Não apenas em favor dos nosso vizinho perdido ou dos nossos entes queridos afastados da fé, mas em favor daqueles que dirigem a nossa igreja, os pastores do moderno Israel! Quando vemos problemas ou dificuldades no reino, é fácil apontar o dedo ou falar como poderíamos fazer um trabalho melhor. Deus ungiu Seus escolhidos e está nos pedindo para nos interpormos e sermos intercessores em prol deles (Ezequiel 22:30). Ele está nos pedindo para erguermos em oração os braços deles (Êxodo 17:12) para que possa haver hoje vitória para o Israel espiritual.
Você está disposto a ser um intercessor em prol da Igreja de Deus? A colocar a sua vida, o seu coração e suas orações a batalhar em favor dos líderes ungidos de Deus?


Melodious Echo Mason
ARME Bible Camp Ministries
Trad JDS – Rev JAQ


2 Comentários so far
Deixe um comentário

Este comentário pode se tornar um grande sermão!

Comentário por Renan Simionato

Com certeza, amigo! Eu vejo ao menos um sermão em cada capítulo. Mas este é realmente especial. Que tal se você preparasse esse sermão para a gente publicar aqui?

Comentário por Jeferson Quimelli




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: