Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: JÓ 10 – Primeiro leia a Bíblia
JÓ 10 – COMENTÁRIO BLOG MUNDIAL
JÓ 10 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS
COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS
COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ
Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)
Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/jó/10
“Eu gostaria de ter morrido antes que alguém me visse. Eu gostaria de nunca ter saído do ventre de minha mãe.”
O lamento trágico de Jó é retirado do dicionário de um sofredor, uma linguagem do coração que somente aqueles que conhecem uma dor insondável podem articular. A dor da perda superou qualquer desejo de vida. A multiplicidade de perdas tem sido avassaladora. Ocorreu uma injustiça incompreensível. Então, Jó fala com tristeza amarga, uma dor que exige expressão através das palavras.
A dor física e emocional pode ser tão intensa que só se pode gritar: “Deus, nunca permita que eu acorde.” Uma pessoa pode não ser ativamente suicida e, no entanto, esperar a morte como uma fuga de perdas devastadoras.
A percepção de que Deus está desfazendo Sua própria criação cria agonia. “Você me moldou como barro. Você agora me fará voltar ao pó?” Por que Deus desfaz tudo o que ele fez na minha vida? Por que Ele permitiria que minha vida fosse despedaçada? A pergunta “por que” assombra todos os que sofrem.
Quando a dor engolir e a morte acenar, sussurre “Ajude-me, Jesus!” repetidamente. Seu abraço amoroso pode ajudá-lo a suportar mais um segundo. Busque Seu coração, não Suas respostas. Seu coração precisa mais do amor de Deus do que de suas razões.
Lori Engel
Capelã (atualmente com deficiências)
Eugene, Oregon EUA
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/job/10
Filed under: Sem categoria
211 palavras
3 Tens prazer de oprimir-me,[…] , enquanto sorris para o plano dos ímpios? Jó imagina que Deus está zangado com ele, um inocente (v. 9.28), [e] que Se deleita com os ímpios. Essas palavras servem de lembrança de que não é apropriado discutir teologia ao lado de um leito de enfermidade; em tempos de sofrimento severo, as pessoas talvez digam coisas que necessitam de uma resposta de amor e compreensão. O próprio Jó acabará arrependendo-se, e Deus lhe perdoará (42.1-6) (Bíblia de Estudo NVI Vida).
17 A expressão “contra mim aumentas a tua ira” do verso 17 necessita de um esclarecimento. A palavra “raiva” ou “ira” (ARA, NVI) dá uma impressão errada. Esta é uma das palavras que não ocorrem com muita frequência no livro de Jó. Para entender esta palavra neste livro, deve-se ter em mente que nos dias de Moisés o seu significado era “ligar, conectar”. Sendo assim a palavra “ira” ou “raiva”, utilizada em algumas traduções, não corresponde ao significado original. Como Jó está muito “ligado” a Deus, “abraçado” por Deus, por um lado recebeu muitos benefícios, mas por outro lado recebeu também muitas provações. Ele se pergunta se não teria sido melhor se ele não tivesse nascido ou morrido logo após o nascimento, em vez de sofrer (v. 18-19). Koot Van Wyk, em https://reavivadosporsuapalavra.org/2013/07/06/jo-10/
Filed under: Sem categoria
“Bem sabes Tu que eu não sou culpado; todavia, ninguém há que me livre da Tua mão” (v.7).
Caso não tivéssemos conhecimento das estratégias de Satanás e do desfecho deste livro, como será que julgaríamos as palavras e a reação de Jó? Sob o ponto de vista humano, os discursos de seus amigos seriam justos e os de Jó, insensatos. Em seu desespero, Jó questionava a Deus: “O que foi que eu fiz”? E sua dor sem causa lhe afligia grande trauma emocional. Parecia que tudo conspirava para o seu mal e para o bem dos que o oprimiam. Jó protestou contra o que julgava ser o severo juízo de Deus.
As palavras de Jó acerca de sua origem revelam o seu conhecimento sobre a criação. Através de comparações, ele reafirmou a verdade sobre a origem da humanidade, mas não possuía total entendimento sobre a diferença entre o juízo de Deus e as obras do Maligno. Para Jó, as mãos que o criaram eram as mesmas que agora o afligiam.
Sabemos que todo o mal que sucedeu a Jó foi proveniente da cólera do adversário. Deus tinha todo o poder de livrá-lo, mas em Sua onisciência, já vislumbrava a vitória de Seu servo fiel. Uma coisa faltava a Jó, e todo o seu sofrimento seria esquecido frente ao seu encontro com o conhecimento que salva. Todos nós passamos por experiências diárias diferentes, umas boas e outras ruins. E talvez esses últimos dias tenham sido tão difíceis, que muitos cheguem a questionar ao Senhor: “faze-me saber por que contendes comigo” (v.2).
Cristo mesmo, em Seu sofrimento, questionou: “Deus Meu, Deus Meu, por que Me desamparaste?” (Mt.27:46). Não é pecado questionar a Deus e nEle buscar respostas. O Senhor anseia que o Seu povo O busque, e é no vale da sombra da morte, que a Sua presença e a Sua graça mais se revelam: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque Tu estás comigo; o Teu bordão e o Teu cajado me consolam” (Sl.23:4).
Meus irmãos, estamos vivendo no período que o apóstolo Paulo denominou de “tempos difíceis” (2Tm.3:1). Não estamos apenas cercados pelo mal, mas corremos o sério risco de permitir que o mal nos domine. Referindo-Se aos nossos dias, Jesus nos advertiu: “Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados” (Mt.24:22). Há um inimigo irado e desleal em nosso encalço. Há muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Como Jó, necessitamos da fé que suporte a severa provação, “a fé que atua pelo amor” (Gl.5:6).
Os dias, meses e anos correm com a celeridade do relógio divino que marca o fim do pecado e da miséria humana. Enquanto há tempo, busque conhecer ao Senhor e a perfeita revelação de Seu caráter através de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. Leia e medite, a cada dia, com oração e profundo respeito, sobre a crucifixão. Olhe para Jesus, para Sua obra de redenção. O seu sofrimento tem prazo de vencimento. Ele criou você e prometeu te levar de volta para Casa. “Eis que vem o teu Salvador; vem com Ele a sua recompensa, e diante dEle, o seu galardão” (Is.62:11). Vigiemos e oremos!
Bom dia, escolhidos do Senhor!
Rosana Garcia Barros
#Jó10 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Filed under: Sem categoria
JÓ 10 – O elixir da vida está em buscar a Deus e Sua vontade para permanecermos fiéis, mesmo quando tudo conspira contra a nossa fé! Não é prudente permitir que nossas necessidades e desejos pessoais nos afastem de Deus
A atitude de Jó frente ao sofrimento nos deixa uma das mais importantes lições para nossa vida: “A lealdade a Deus é mais essencial do que as nossas necessidades”. Jó 10 mostra-nos a importância de priorizarmos nossa relação com Deus acima de toda e qualquer circunstância, mesmo enfrentando as mais atrozes provações.
A perseverança de Jó nos serve de motivação para buscar uma fé inabalável, independente da situação. Os dias maus existem para qualquer pessoa, mas só aquele que possui fé inabalável se mantém firme (Efésios 6:10-13). Para tal objetivo, nossa lealdade a Deus deve ser prioridade diante de quaisquer circunstâncias.
Não é raro lidarmos com situações complexas, em que nossas necessidades e desejos pessoais estejam sendo confrontados com a sublime vontade de Deus para nós. Em ocasiões como estas, somos tentados a seguir nossa própria vontade e fazer as coisas do nosso jeito; porém, mais do que nunca, esse é o momento de apegar-nos a Deus e depender inteiramente dEle – ainda que não estejamos entendendo nada do que possa estar acontecendo!
A frase “a lealdade a Deus é mais essencial do que as nossas necessidades” se torna um princípio fundamental do crente, quando nossa prioridade é Deus. Jó, que está passando por um período de intensa aflição e indescritível angústia, questiona a Deus, porém não troca a sua lealdade a Ele por nada. Mesmo não tendo as suas necessidades básicas supridas, Jó não desiste de sua lealdade a Deus!
Ainda que as coisas não estejam fluindo como gostaríamos ou nem mesmo estejam fluindo, é necessário preservar a fidelidade a Deus em confiar em Seus planos para nossa vida pessoal e familiar.
Para manter a lealdade:
• É importante ser franco com Deus (Jó 10:1-2).
• É importante reconhecer a soberania de Deus (Jó 10:3-8, 13-17).
• É importante ser humilde perante Deus (Jó 10:9-12).
• É importante perseverar na fé em Deus, mesmo sem entendê-lO (Jó 10:13-17).
• É importante confiar mesmo contra as expectativas (Jó 10:18-22).
Em suma, nossa lealdade depende de reavivarmo-nos colando Deus como nossa prioridade! – Heber Toth Armí
Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: JÓ 9 – Primeiro leia a Bíblia
JÓ 9 – COMENTÁRIO BLOG MUNDIAL
JÓ 9 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS
COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS
COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ
Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)
Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://pesquisa.biblia.com.br/pt-BR/NVI/job/9
Neste capítulo Jó responde a Bildade e a Elifaz, cujos discursos misturavam a verdade com o erro.
Jó até concorda com o pouco de verdade existente nas pretensas palavras de conforto. “Na verdade, sei que assim é” (v.2), diz Jó. Então Jó pergunta: “Como pode o homem ser justo para com Deus? Se quiser contender com Ele, nem a uma de mil coisas lhe poderá responder” (v.3).
De acordo com Jó, um juízo investigativo se faz necessário. Ele pede um mediador humano entre Deus e o homem (v. 32-33). Ele deseja que o Senhor lhe dê um alivio (v. 34). Mas não tem medo de Deus, porque ele sabe que não possui as respostas, que suas reflexões não são a resposta final para a realidade maior que ele desconhece (v. 35).
Querido Deus,
Jó teve dificuldades para entender porque estava sofrendo tanto. Ele sentia que estava no final da vida. Permanece como nosso protetor mesmo que não entendamos a origem do nosso sofrimento.
Koot van Wyk
Kyungpook National University
Sangju, Coreia do Sul
Filed under: Sem categoria
2,3 Jó não se sente impecável, mas deseja ter a oportunidade de comprovar em juízo que é inocente do tipo de pecado que merece os sofrimentos por ele suportados. No seu desespero, faz queixas terríveis contra Deus (cf. v. 16-20, 22-24,29-35; 10.1-7,13-17). Mesmo assim, não abandona a Deus; não O amaldiçoa (v. 10.2-8-12) da maneira que Satanás disse que faria (v. 1.11; 2.5). O cap 42 dá a entender que Jó perseverou, mas os caps. 9 e 10 demonstram sua impaciência (v 4.2; 6.11; 21.4). V Tg 5.11, que fala da perseverança de Jó e não (como tradicionalmente se diz) da sua paciência (Bíblia de Estudo NVI Vida).
2 como pode o mortal ser justo diante de Deus? A resposta a uma pergunta tão profunda como esta é que um homem pode ser justificado pela graça, por meio da fé. V Ef. 2. 8,9 (Bíblia Evangelismo em Ação NVI Vida).
3 discutir. Cf. v.14. O discurso de Jó etá cheio da linguagem figurada forense: “argumentar”, “responder” (v. 3,15,23); “discutir com ele” (v. 14); “inocente […] implorar […] Juiz” (v. 15); “chamar”, “intimar” (v. 16,19); “declarar culpado” (v. 20); “juízes” (v. 24); “em juízo” (v. 32); “acusações […] contra mim” (10.2); “testemunhas” (10.17). Jó defende a própria inocência, mas raciocina que, como Deus é tão grandioso, não adiantará discutir com ele (v. 14). A inocência de Jó não lhe é de nenhum proveito (v. 15) (Bíblia de Estudo NVI Vida).
9 Ursa […] Órion […] Plêiades. Essas constelações são mencionadas de novo em 38.31,32, e as duas últimas são mencionadas em Am 5.8. Os israelitas da antiguidade, a despeito dos limitados conhecimentos, sentiam reverente temor pelo fato de Deus ter criado as constelações (Bíblia de Estudo NVI Vida).
20, 21 Mesmo que eu fosse inocente, minha boca me condenaria. Jó está dizendo: “a despeito de vida de bondade, Deus está disposto a me condenar.” À medida que seu sofrimento continua, Jó se torna mais impaciente. Apesar de Jó permanecer leal a Deus, ele fez declarações das quais mais tarde se arrependeria. Em tempos de longa doença ou dor prolongada, é natural que as pessoas duvidem, se desesperem ou se tornem impacientes. Durante estes momentos, estas pessoas precisam de alguém que as escutem, as ajudem a trabalhar seus sentimentos e frustrações. Você poderá, com a sua paciência, ajudá-los a superar a impaciência deles (Life Application Study Bible).
Filed under: Sem categoria
“Eis que Ele passa por mim, e não O vejo; segue perante mim, e não O percebo” (v.11).
Não era fácil para Jó expressar em palavras todo o seu sofrimento. Diante de discursos que colocavam em dúvida a integridade de seu caráter, seu anseio era conhecer a causa do mal que o afligia. Através das coisas criadas, Jó exaltou o Criador e Seu poder em mantê-las ou transtorná-las. Suas palavras, porém, também expressam uma ideia equivocada acerca de Deus e de Seu relacionamento com o homem, como se a soberania do Senhor fosse um empecilho para “que desse ouvidos” (v.16) às orações dos aflitos.
Ainda que não compreendesse, de fato, algumas coisas, e julgasse que em tal condição parecia que Deus não poderia ouvi-lo, a sinceridade de Jó foi reconhecida pelo Céu. Sua experiência com Deus precisava subir o degrau do verdadeiro conhecimento. E em sua confissão: “Eis que Ele passa por mim, e não O vejo” (v.11), dá a entender de que ainda lhe faltava algo; que mesmo diante da confiança pessoal: “Eu sou íntegro” (v.21), Jó precisava experimentar a comunhão que transcende os sentidos e as circunstâncias.
Em Sua oração sacerdotal, Jesus declarou: “E a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a Quem enviaste” (Jo.17:3). Este conhecimento, e não o mero conhecimento teórico, é a chave que abre os portais da eternidade. Mesmo não tendo todo o entendimento acerca do bem e do mal, Jó estava no caminho certo para o verdadeiro conhecimento de Deus. A sua busca por respostas logo seria satisfeita pelo encontro que todos nós deveríamos desejar. Ainda que a resposta divina não atenda especificamente aos nossos anseios, certamente ela sempre será a perfeita manifestação do amor e da sabedoria de Deus.
Próximo ao fim de seu sofrimento, o próprio Jó confessou: “Eu Te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos Te veem. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza” (Jó 42:5-6). Foi quando Jó experimentou o verdadeiro conhecimento de Deus que passou a enxergar a sua real condição. É quando o adorador olha para o Senhor, que encontra a salvação, como está escrito: “Olhai para Mim e sede salvos” (Is.45:22). E quanto mais olhamos para Jesus e estudamos a Sua vida de perfeito procedimento, mais enxergamos a nossa dessemelhança de Seu caráter e mais nos humilhamos em reconhecimento de nossa total dependência dEle.
O contato diário com as Escrituras e as orações segredadas a Deus são os meios de comunicação espiritual que abrem as janelas da alma para a atuação do Espírito Santo. Por mais que eu escreva ou que tente expressar em palavras o que o Espírito Santo tem me dado a entender, “nem a uma de mil coisas” (v.3) que eu diga pode substituir o que o Senhor deseja falar a você através do seu contato pessoal com a Bíblia. Não busque comentários de homens antes de examinar por si mesmo as Escrituras. Em oração, busque o conhecimento de Deus e, como Jó, você descobrirá que ver Jesus pode ser uma experiência real e diária até que Ele venha. Vigiemos e oremos!
Bom dia, conhecedores de Deus!
Rosana Garcia Barros
#Jó9 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Filed under: Sem categoria
JÓ 9 – Sem a revelação direta, clara e compreensiva de Deus, nunca iríamos parar de tatear no escuro neste mundo de trevas, injustiças, sofrimento, doenças e mortes.
Note que Jó não se pautou nem na revelação espiritual de Elifaz (Jó 4:12-5:27), nem na tradição dos antigos como fez Bildade (Jó 8:8-19); contudo, ainda que sua percepção de Deus fosse muito mais elevada que a deles (Jó 9:1-35), sem que Deus concedesse informação, sua intuição permanecia muito limitada: Ele não tinha qualquer noção dos acontecimentos dos bastidores no início de seu sofrimento, e nenhuma investigação científica obteria tal informação sem que Deus revelasse (Jó 1:1-2:13).
Desta forma, Jó 9 nos revela nitidamente, através do fiel e consagrado filósofo Jó, sobre a incapacidade humana de compreender completamente a justiça e o caráter de Deus.
• Deus é tão santo que o mais justo dos humanos se sentiria injusto diante dEle (Jó 9:2, 20).
• Deus é tão poderoso e sábio que nenhum sábio filósofo, argumentando profundamente, conseguiria questioná-lO no sentido de contestar Sua soberana vontade como se tivesse falha (Jó 9:3-4).
• Deus é capaz de realizar coisas incríveis, maravilhosas e extraordinárias, que os humanos são incapazes de compreendê-las plenamente (Jó 9:5-13).
• Deus é justo, ainda que a sociedade esteja tomada de injustiça, e Seus servos fieis sejam assolados com terríveis ataques injustos (Jó 9:14-19).
• Deus detém o conhecimento que é considerado mistério inclusive a indivíduos mais sábios e justos do mundo (Jó 9:20-35).
É claramente evidente que a limitação humana diante da teologia é uma realidade inescapável. Deus é, sem sombra de dúvidas, maior e mais sábios que qualquer humano consiga compreender; e, Sua justiça é inquestionável, ainda que não a entendamos, e mesmo que as circunstâncias pareçam gritar o contrário!
Diante das realidades contrastantes entre a finitude humana e a soberania divina, cabe a nós a humildade e a dependência total de Deus – assim como fez Jó em sua limitação e fraqueza. Nossa compreensão e perspectiva de tudo são completamente ilimitadas e incompletas; por isso, nossa maior sabedoria reside em depositar tudo o que temos e somos nas mãos do onisciente Deus Todo-poderoso.
Cientes disso,
• Cultivaremos a paciência.
• Confiaremos na justiça divina.
• Praticaremos a humildade.
• Buscaremos saber o que Deus revelou.
Em outras palavras, seremos verdadeiramente sábios! – Heber Toth Armí.