Filed under: Sem categoria
510 palavras
O Salmo 1 é um dos [salmos] didáticos, ou de sabedoria … Constitui (junto com o Salmo 2) uma introdução a todo o livro dos Salmos, e sobretudo ao livro Um do Saltério. Como tal, tem sido chamado de “Salmo da Soleira”. … Pelo conteúdo, é apropriado que receba o título: “Os Dois Caminhos”. CBASD – Comentário Bíblico Devocional, vol 3, p. 710.
1.1-3 A descrição do homem verdadeiramente feliz. Bíblia Shedd.
1.1 A descrição negativa daquilo que não faz. Nota-se o caminho do pecado, sempre piorando: anda, detém-se, assenta-se. Bíblia Shedd.
As três palavras retratam em ordem de intensidade crescente os passos sucessivos da vida do ímpio: (1) anda na direção dos que estão alheios a Deus, conformando-se com os costumes pagãos (ver T4, 597); (2) se detém para associar-se com os rebeldes sob a maldição do pecado e brinca com a tentação; (3) une-se em definitivo ao grupo de pecadores, desconsiderando a luz. CBASD, vol 3, p. 710.
A expressão “bem-aventurado”, usada nas bem-aventuranças do Sermão do Monte (Mt 5:3-11), é uma tradução da mesma palavra [gr. Makarios] usada na LXX para traduzir o “bem-aventurado” do Salmo 1. CBASD, vol 3, p. 710.
Ímpios. Sugere violação premeditada e persistente dos mandamentos de Deus. CBASD, vol 3, p. 710.
2 A descrição positiva daquilo que é. Seu deleite não está nos prazeres deste mundo, mas na Palavra de Deus. Bíblia Shedd.
O seu prazer. Seu estudo da palavra de Deus é habitual e regular; não é tedioso. CBASD, vol 3, p. 710.
Lei. Do heb. Torah, significando basicamente “instrução” ou “preceito”; portanto, “mandamento” ou “lei”, no sentido comum da palavra. Em geral, torah se refere à revelação escrita da vontade de Deus. CBASD, vol 3, p. 711.
Medita. Não há nada melhor para preencher as horas de uma noite sem sono do que meditar na Palavra de Deus (ver Sl 17:3; Sl 42:8; 119:55; etc.). CBASD, vol 3, p. 711.
3 O resultado deste tipo de vida: a vitalidade, como a de uma árvore; a estabilidade, sendo firmemente plantado; a produtividade, simbolizada pelo fruto da árvore; a prosperidade, em todos os seus atos. Bíblia Shedd.
3 plantado. Literalmente, “transplantado”. Descreve uma experiência presente, mas também um termo técnico para um translado/ressurreição à vida imortal do tempo do fim, como em outros lugares nos Salmos e em outras fontes antigas (e.g., Sl 92:13 e literatura ugarítica). Andrews Study Bible.
rios. Literalmente, “canais de água artificiais”. Deus toma a iniciativa de prover o ambiente para o ótimo crescimento. Andrews Study Bible.
4-6 A descrição do homem ímpio, que está longe de Deus. Bíblia Shedd.
4 Contrasta-se fortemente com o homem feliz. Os ímpios são todos aqueles que estão fora de Cristo. São como a moinha [palha] que não tem vida nem conteúdo nem valor, e que facilmente é levada pelo vento. Bíblia Shedd.
Em contraste com a árvore, a palha não tem raiz, não tem lugar fixo. Morta, seca e inútil, está à mercê de outros. Os ímpios estão fixados no nada; falta-lhes estabilidade e não podem permanecer. CBASD, vol 3, p. 711.
5 O resultado da vida do ímpio: a punição eterna (cf Ap 20.11-15). Bíblia Shedd.
6 Existem apenas dois caminhos, com dois destinos diferentes; é nossa atitude para com Cristo que determina nossa sorte eterna (cf 1 Jo 5.10-12; Jo 3.18). Bíblia Shedd.
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário